05.10.2016
ORE SEM CESSAR
Salmo 17
Oração davídica.
1 Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos. 2 Venha de ti a sentença em meu favor; vejam os teus olhos onde está a justiça! 3 Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará 4 como fazem os homens. Pela palavra dos teus lábios eu evitei os caminhos do violento. 5 Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; os meus pés não escorregaram. 6 Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu me respondes; inclina para mim os teus ouvidos e ouve a minha oração. 7 Mostra a maravilha do teu amor, tu, que com a tua mão direita salvas os que em ti buscam proteção contra aqueles que os ameaçam. 8 Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, 9 dos ímpios que me atacam com violência, dos inimigos mortais que me cercam. 10 Eles fecham o coração insensível, e com a boca falam com arrogância. 11 Eles me seguem os passos, e já me cercam; seus olhos estão atentos, prontos para derrubar-me. 12 São como um leão ávido pela presa, como um leão forte agachado na emboscada. 13 Levanta-te, Senhor! Confronta-os! Derruba-os! Com a tua espada livra-me dos ímpios. 14 Com a tua mão, Senhor, livra-me de homens assim, de homens deste mundo, cuja recompensa está nesta vida. Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; sejam os seus filhos saciados, e o que sobrar fique para os seus pequeninos. 15 Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.
Charles Hodge continuou sem cessar
Charles Hodge (1797-1878), que foi professor por vários anos no Seminário de Princeton e ainda hoje é reconhecido pelos livros e comentários bíblicos que escreveu, contava cerca de 35 anos quando sofreu grave fratura na coxa de sua perna direita. Além de muito severa a dor, era insuportável o esforço para se manter em pé e, principalmente, caminhar.
Como se pode imaginar, os recursos médicos disponíveis no ano de 1833 eram precários. A recuperação foi muito lenta. Assim é que, com uma tala na coxa, Hodge passou mais de dois anos entre a cama no quarto e o sofá na sala de estar.
Deitado de costas o tempo todo, era do sofá de casa que ele lecionava seus cursos aos alunos que vinham e assentavam-se em seu redor; de costas no sofá foi que ele escreveu artigos, resenhas de livros e editou os fascículos da revista teológica do seminário; deitado de costas no sofá foi que ele deu à luz o seu irretocável comentário em Romanos. Impressionantemente, nada o deteve. Dor, desconforto, desanimo, coisa alguma foi capaz de pará-lo. Charles Hodge continuou sem cessar.
Davi orou sem cessar
O momento de Davi no Salmo 17 é um pouco desta história.
Como indica o próprio título (Oração davídica), este Salmo é uma oração; mas, nem tudo consiste em petição. Observe, a seguir, a estrutura do Salmo 17.
Petição, vs. 1-2;
Defesa da integridade, vs. 3-5;
Petição, vs. 6-9;
Descrição dos inimigos, vs. 10-12;
Petição, vs. 13-14;
Demonstração de confiança, v. 15.
O que esta estrutura nos revela é muito significativo para o tema do Salmo.
Davi sempre voltava para a petição. Apesar de todas as suas preocupações, ele não deixava de orar. Aliás, eram seus problemas que o faziam orar sem cessar. Com a mesma constância de Charles Hodge, Davi não permitiu que coisa alguma o afastasse de sua obra: levar seus pedidos a Deus. Assim é que o mandamento de Paulo – “Ore sem cessar” (1Ts 5.17) -, compõe um excelente título para o Salmo 17. Mas, como orar sem cessar?
1. Ore sem cessar fazendo autoavaliação | Sl 17.1-5
Uma das coisas que mais costuma nos abater é o temor de homens. Muitos de nós ficam doentes por causa do que os outros dizem a nosso respeito, pensam sobre nós ou da forma como nos enxergam. Imagem é o grande negócio do momento. Aliás, parece que sempre foi, desde o Éden:
Gn 3.6 | Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.
João, o apóstolo, compreendeu assim o maior problema do ser humano: autoimagem.
1Jo 2.15-16 | 15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo.
Amamos o mundo pelo que ele nos dá (glória) ou pode nos tornar (gloriosos). Nossa imagem é para nós algo de infinito valor. A auto-glorificação está na essência do pecado e a oração é o antídoto contra esta enfermidade. Ore sem cessar fazendo autoavaliação.
Primeiro, a oração é um relacionamento que gera intimidade com Deus. Leva-nos à presença de Deus (presença = face). Diante dele nós ficamos expostos, pois sabe quem somos; ele nos conhece por dentro e por fora. Ouvimos e somos ouvidos.
1 Ouve, Senhor, a minha justa queixa; atenta para o meu clamor. Dá ouvidos à minha oração, que não vem de lábios falsos. 2 Venha de ti a sentença em meu favor; vejam os teus olhos onde está a justiça! 3 Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; decidi que a minha boca não pecará 4 como fazem os homens. Pela palavra dos teus lábios eu evitei os caminhos do violento. 5 Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; os meus pés não escorregaram.
Segundo, a oração nos permite auto-exames. Diante de todas as acusações que Davi sofria, em vez de retaliar ou de se retrair, ele se examinou diante de Deus. Aproveitou o sofrimento para sondar os seus caminhos diante do Senhor.
O salmo é um pedido de justiça. Davi foi vítima de injustiça humana, mas não a retribui. Pede auxílio a Deus. Para muitos de nós, isto não faz sentido. Tendemos a tomar as providências e nos vingamos. Davi deixou isto com Deus e preferiu examinar seus pensamentos, suas palavras e suas posturas. Ele tinha a Palavra de Deus como parâmetro.
2 Venha de ti a sentença em meu favor; pensamentos vejam os teus olhos onde está a justiça! 3 Provas o meu coração e de noite me examinas, tu me sondas, e nada encontras; palavras decidi que a minha boca não pecará 4 como fazem os homens. posturas Pela palavra dos teus lábios eu evitei os caminhos do violento. 5 Meus passos seguem firmes nas tuas veredas; os meus pés não escorregaram.
Ore sem cessar fazendo autoavaliação. Utilize a Palavra de Deus. Defina-se pelo que diz o Senhor, conforme-se com o que você é pela graça de Deus.
Ore sem cessar fazendo autoavaliação.
2. Ore sem cessar suplicando proteção | Sl 17.6-12
Davi se vê como o povo sob as pragas no Egito.
6 Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu me respondes; inclina para mim os teus ouvidos e ouve a minha oração. 7 Mostra a maravilha do teu amor, tu, que com a tua mão direita salvas os que em ti buscam proteção contra aqueles que os ameaçam.
O substantivo proteção (hebraico: separar, distinguir, proteger) que Davi usou no verso 7 é o mesmo que foi usado três vezes na narrativa das pragas (na quarta praga: moscas, na quinta praga: rebanhos e na décima praga: primogênitos) em Êxodo.
ARA Êx 8.22 | Naquele dia, separarei a terra de Gósen, em que habita o meu povo, para que nela não haja enxames de moscas, e saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra.
ARA Êx 9.4 | E o SENHOR fará distinção entre os rebanhos de Israel e o rebanho do Egito, para que nada morra de tudo o que pertence aos filhos de Israel.
ARA Êx 11.7 | porém contra nenhum dos filhos de Israel, desde os homens até aos animais, nem ainda um cão rosnará, para que saibais que o SENHOR fez distinção entre os egípcios e os israelitas.
Davi se vê no meio de um ataque e, sem ter para onde correr, busca refúgio e proteção no Senhor Deus. A linguagem expressa uma criança indefesa perdida no meio de uma multidão de malfeitores.
8 Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, […]
Aqui o salmista se utilizou de uma passagem do Pentateuco para descrever não só a forma como se sentia, mas também o modo como Deus cuidada daqueles que ele ama.
Dt 32.10-11 | Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos, 11 como a águia que desperta a sua ninhada, paira sobre os seus filhotes, e depois estende as asas para apanhá-los, levando-os sobre elas.
Que momento era o de Davi? quem eram os seus inimigos?
Parece que é o episódio de 1Samuel 25.18 em diante, em que, ofendido por Nabal, poupou a vida daquele tolo. Nabal foi injusto com o refugiado e ele, justo com Nabal. Tem procurado se portar com retidão, sem se desviar (v. 5). Nada de vingança. O inocente deve apenas dizer isto a Deus e esperar nele.
Que tipo de gente era aquela, contra quem Davi buscava proteção?
9 dos ímpios que me atacam com violência, dos inimigos mortais que me cercam. 10 Eles fecham o coração insensível, e com a boca falam com arrogância. 11 Eles me seguem os passos, e já me cercam; seus olhos estão atentos, prontos para derrubar-me. 12 São como um leão ávido pela presa, como um leão forte agachado na emboscada.
Ore sem cessar suplicando proteção.
3. Ore sem cessar expressando satisfação | Sl 17.13-15
A terceira súplica de Davi revela a satisfação do coração dele em contraste com o coração dos ímpios. Vemos aqui duas maneiras de Deus julgar o ímpio: aplicando-lhes justiça e entregando-os aos seus próprios prazeres. Observe…
13 Levanta-te, Senhor! Confronta-os! Derruba-os! Com a tua espada livra-me dos ímpios. 14 Com a tua mão, Senhor, livra-me de homens assim, de homens deste mundo, cuja recompensa está nesta vida. Enche-lhes o ventre de tudo o que lhes reservaste; sejam os seus filhos saciados, e o que sobrar fique para os seus pequeninos.
Ter tudo e não ter Deus é julgamento o bastante. Afinal, após esta vida, o que se verá? Davi nos aponta no verso a seguir. Ele revela onde está a satisfação do seu coração.
15 Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.
Davi verá a face de Deus e isso lhe satisfaz.
Ore sem cessar
Somos todos, como cristãos, chamados a orar sem cessar. Sobre os motivos pelos quais orar, Davi nos dá dicas boas o bastante para colocarmos em prática.
Ore sem cessar fazendo autoavaliação
Ore sem cessar suplicando proteção
Ore sem cessar expressando satisfação
Na oração nós nos aprofundamos o relacionamento com Deus: desenvolvemos a autoimagem adequada, encontramos cuidado e proteção para enfrentar os medos e nutrimos o coração no amor de Deus.
Ore sem cessar.
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
28 de janeiro, 2024
5 de junho, 2016
8 de agosto, 2021
9 de agosto, 2020
Mais Séries
Salmo 17 – Ore sem Cessar
Pr. Leandro B. Peixoto