24.12.2017
A CHEGADA DO REI
Mateus 2.1-12
1Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém 2e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. 4Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5E eles responderam: Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: 6Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo. 7Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. 8Enviou-os a Belém e disse: Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo. 9Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. 10Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. 11Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra. 12E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.
O nascimento do Rei
Mateus escreveu O Livro do Rei. Tudo em seu Evangelho visa relatar de onde, como e porque nasceria o Rei Jesus. É um livro fascinante desde o primeiro capítulo. Estudando o capítulo 2.1-12, vimos até aqui dois dos três personagens principais que compõem a narrativa da visita dos magos do Oriente a Belém, guiados pela estrela de Jesus. Agora chegou a vez de olharmos para o Rei, o Rei Jesus
O Natal existe porque Jesus nasceu. Celebramos nesta data festiva a chegada do Rei. No entanto, é impressionante como as pessoas reagem das formas mais diferentes. Observem comigo algumas posturas face à notícia da chegada do Rei, diante do verdadeiro sentido do Natal.
1. A chegada do Rei perturba o orgulhoso (Herodes)
Mt 2.1-3a | 1Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém 2e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado,
Por que Herodes ficaria perturbado ao ouvir sobre notícia tão maravilhosa, ao ouvir sobre o nascimento do Salvador? Pelo mesmo motivo que milhares e milhares em todas as época, inclusive a nossa, ficam perturbados. O seu trono é ameaçado.
Herodes estava reinando em Jerusalém por nomeação de seu amigo e imperador romano Marco Antônio. Ele havia sido coroado rei dos Judeus por volta do ano 40 a.C. Naquele posto, ele permaneceria por quase quarenta anos.
Herodes reinava com braço forte, violência e muita crueldade. Tudo aquilo para manter a salvo o seu reinado, para não perder o prestígio com César de Roma. Herodes também sabia agir com bondade. Tanto que foi o mestre construtor que restaurou o templo de Jerusalém para os judeus. Mas, não se iluda, pois todas as suas boas obras visavam apaziguar os judeus e, portanto, manter seu reinado garantido por Roma.
Assim, quando os magos do Oriente, guiados pela estrela, chegam dizendo que queriam encontrar o recém-nascido rei dos judeus para adorá-lo, Herodes perdeu o chão. Como alguém ousaria tomar-lhe o o trono? Perturbado, arma um plano diabólico.
Mt 2.4, 7-8, 12 e 16 | 4Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo… 7Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. 8Enviou-os a Belém e disse: Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo… 12E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho… 16Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.
Achamos sim exagerada esta atitude de Herodes, mas, guardadas as proporções, sempre que o domínio soberano de nossas vidas é ameaçado por outro senhor, nós nos enfurecemos e nos perturbamos. Quer ver uma coisa? Por que as pessoas não se curvam a Cristo? Porque elas não estão dispostas a servir a outro Senhor!
Mt 6.24 | Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
Cl 3.5 | Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
Sempre que o Senhor Deus se levanta e se opõe aos nossos ídolos, desejos e outros deuses; sempre que o trono do nosso querer fica de alguma forma ameaçado, nossa natureza inclinada para o pecado fica enfurecida. Paulo diz assim:
Rm 7.9 | Antes eu vivia sem a Lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.
A Lei de Deus nos revela os pecados, aponta os senhores que têm domínio sobre nós, expõe a soberania dos nosso desejos. Desta forma, a lei “revive” o pecado; ou seja, traz à tona o que nos domina. Isto enfurece o pecador que não quer descer do trono de sua vida para dar lugar a Deus, o Soberano. Note, portanto, que temos muito mais de Herodes no coração do que gostaríamos de admitir.
A chegada do Rei perturba o orgulhoso.
2. A chegada do Rei preocupa o sossegado (Jerusalém)
Mt 2.1-3 – 1Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém 2e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém.
Herodes ter ficado perturbado com a chegada do Rei é compreensível, mas “com ele toda Jerusalém” parece um exagero. Afinal, como é que eles poderiam ficar perturbados com a chegada do Messias que eles tanto aguardavam? Por quê?
A chegada de Jesus deixaria Herodes furioso, colocaria ele em guerra contra os judeus e isto perturbaria a paz de Jerusalém. Além disto, a chegada do Rei traria mudanças radicais para a estrutura política e religiosa daquela nação corrupta. Tanto que lá no final de Mateus, veremos esta perturbação em toda Jerusalém se repetir:
Mt 21.9-11 | 9A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! 10Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: Quem é este? 11A multidão respondia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.
Tanto é verdade que a chegada do Rei traria mudanças profundas e desconfortáveis que a primeira coisa que Jesus fez ao entrar de forma triunfal em Jerusalém foi visitar o templo e expulsar de lá o “covil de ladrões” (Mt 21.12-15), causando indignação nos mestres da lei. A chegada de Jesus em nossas vidas perturba sim a nossa paz.
Gera conflitos interpessoais por causa da fé
Lc 12.51-53 | 51Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Ao contrário, vim trazer divisão! 52De agora em diante haverá cinco numa família divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. 53Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra.
Gera conflitos contra o pecado
Hb 12.4 | Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.
Produz comportamento radicalmente diferente de outrora
Cl 3.2-10 | 2Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. 3Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. 5Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. 9Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas 10e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
Diante desta nova realidade, é natural que alguns sossegados espiritualmente fiquem preocupados. A salvação é pela graça, mas a santificação, que também é pela graça não é de graça. Ela é custosa.
Fl 2.12-13 | 12Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
1Co 9.26-27 | 26Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. 27Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.
Mt 11.12 | Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.
As pessoas tendem a ficar preocupadas com a chegada do Rei pois ele muda radicalmente a maneira de se ver e viver a vida.
3. A chegada do Rei provoca o religioso (sacerdotes do povo e mestres da lei)
1Enquanto alguns se perturbam (pois não querem perder o controle sobre suas vidas) e 2outros se preocupam (pois não querem mudar a rota de sua existência), 3uns se sentem provocados e buscam provar que sabem além da conta. É o caso os sacerdotes do povo e dos mestres da lei.
Mt 2.3-8 | 3Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. 4Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. 5E eles responderam: Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: 6Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo. 7Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. 8Enviou-os a Belém e disse: Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo.
A liderança religiosa, quando convocada, desfilou todo seu conhecimento diante de todos, mas não moveram um passo na direção de Belém. Para eles, mais importante do que se render ao Rei e viver para adorá-lo era provar que sabiam muito das profecias e da lei de Deus. Que pena!
Quanta gente assim! Pessoas que ao serem desafiadas com a chegada do Rei, através de mensagem que ouvem, conversão de alguém próximo a elas, um testemunho que escutam, sente-se provocadas a demonstrarem que têm religião, sabem de religião e conhecem a Bíblia. No entanto, o que Deus quer é coisa totalmente diferente.
Is 29.13 | O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.
Is 51.16-17 | 16Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. 17Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Deus quer o coração contrito e quebrantado. Deus está farto de conhecimento e cânticos sem coração. Portanto, neste Natal, não se sinta provocado a provar alguma coisa para alguém, mas desafiado a se quebrantar diante de Deus.
4. A chegada do Rei promove a salvação (magos)
A postura que mais impressiona nesta passagem é a dos magos.
Mt 2.2 | Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
A salvação promovida pela chegada do Rei pode ser notada em três afirmações que esses magos fizeram a Herodes: 1determinação de encontrar Jesus: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus?”; 2fundamentação para a fé em Jesus: “Vimos a sua estrela no oriente…”; 3disposição em adorar Jesus: “viemos adorá-lo”.
Jesus nasceu. O Rei chegou. Isto é Natal. É a mão de Deus estendida promovendo ao homem salvação.
A chegada do rei
O Rei chegou. Assim como a estrela que guiou os magos do Oriente até Belém, nós estamos aqui, como igreja, apontando você para Jesus.
Não seja como Herodes. Não deixe o coração orgulhos perturbar você.
Não seja como Jerusalém. Não deixe a alma sossegada preocupar você.
Não seja como os religiosos. Não deixe a religiosidade provocar você.
Seja como os magos:
Mt 2.2 | Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
O Rei chegou.
Feliz Natal!
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
23 de janeiro, 2022
3 de junho, 2018
29 de maio, 2022
29 de novembro, 2020
Mais Séries
A Chegada do Rei
Pr. Leandro B. Peixoto