24.06.2018
RESPOSTA AO PECADO
Salmo 51
[Ao regente do coral: salmo de Davi, sobre a ocasião em que o profeta Natã veio falar com Davi após o adultério com Bate-Seba.]1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia. 2Lava-me de toda a minha culpa, purifica-me do meu pecado. 3Pois reconheço minha rebeldia; meu pecado me persegue todo o tempo. 4Pequei contra ti, somente contra ti; fiz o que é mau aos teus olhos. Por isso, tens razão no que dizes, e é justo teu julgamento contra mim. 5Pois sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu. 6Tu, porém, desejas a verdade no íntimo e no coração me mostras a sabedoria. 7Purifica-me de minha impureza, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. 8Devolve-me a alegria e a felicidade! Tu me quebraste; agora, permite que eu exulte outra vez. 9Não continues a olhar para meus pecados; remove as manchas de minha culpa. 10Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova dentro de mim um espírito firme. 11Não me expulses de tua presença e não retires de mim teu Santo Espírito. 12Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer. 13Então ensinarei teus caminhos aos rebeldes, e eles voltarão a ti. 14Perdoa-me por ter derramado sangue, ó Deus de minha salvação; então, com alegria, anunciarei tua justiça. 15Abre meus lábios, Senhor, para que minha boca te louve. 16Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. 17O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido. 18Olha com favor para Sião e ajuda-a; reconstrói os muros de Jerusalém. 19Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre teu altar novilhos voltarão a ser sacrificados.
As respostas de Davi ao seu pecado
O Salmo 51 descreve o modo como o crente deve pensar e sentir sobre os horrores de seu próprio pecado. É um salmo sobre como sermos esmagados pela culpa do pecado para, em seguida, buscarmos a cura pela culpa em Cristo e a superação sobre o pecado pela graça de Deus. Escrevendo sobre o salmo, Martyn Lloyd-Jones (O clamor de um desviado, ed. PES) comentou o seguinte:
Normalmente é admitido que o o Salmo 51 talvez seja a exposição clássica no Antigo Testamento sobre a questão do arrependimento. De fato, há um sentido em que se pode afirmar que talvez ele seja a exposição clássica sobre este assunto na Bíblia inteira. Ele é o registro da agonia da alma de Davi, o rei de Israel, após ter sido culpado de um crime particularmente terrível.
Pois bem, faremos o seguinte (hoje cedo e à noite, Deus permitindo). Caminharemos por esta oração de arrependimento de Davi, observando as respostas que ele deu aos seus pecados. Nosso propósito é aprender sobre como devemos pensar, sentir e agir diante de nossos pecados. Queremos cura para a culpa do pecado. Cura que somente Cristo, mediante arrependimento e fé, pode dar ao pecador. Destacaremos, hoje de manhã, duas respostas que o pecador deve dar ao pecado.
1. Volte-se para Deus
Davi se voltou para sua única esperança: a misericórdia e o amor de Deus (v. 1):
1Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, […]
Essa era a promessa de Deus em Êxodo 34.6-7:
6O SENHOR passou diante de Moisés, proclamando: “Javé! O SENHOR! O Deus de compaixão e misericórdia! Sou lento para me irar e cheio de amor e fidelidade. 7Cubro de amor mil gerações e perdoo o mal, a rebeldia e o pecado. Contudo, não absolvo o culpado; trago as consequências do pecado dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração”.
Davi conhecia esta promessa, por isso orou: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, […]”.Davi reconhecia, pela promessa bíblica, que Deus está pronto para perdoar o pecador arrependido que se aproxima com fé, mesmo que não apague ou cancele as consequências de nossos pecados (como foi o caso de Davi; a consequência dos pecados dele na família é inquestionável; leia sua história de 2Samuel 11 a 1Reis 1; veja, por exemplo, Amnom, Tamar, Absalão e Adonias).
Sabemos, hoje, mais do mistério desse perdão e salvação do que Davi poderia ter imaginado. Nós conhecemos a Cristo. Sabemos que Cristo é a revelação do amor de Deus; a expiação e a propiciação pelos nossos pecados (Rm 3.23-26):
23pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
Em Cristo há misericórdia, amor, graça e perdão (1Jo 1.8-10):
8Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 10Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Confiantes nesta promessa, nós nos apegamos à misericórdia e ao amor de Deus da mesma maneira que Davi. Portanto, a primeira coisa a se fazer, em resposta ao pecado, é se voltar para Deus com arrependimento e fé; é suplicar perdão e salvação, baseando-se na misericórdia, no amor e na compaixão de Deus por nós na pessoa e obra de Jesus Cristo.
Face ao pecado, pare de pecar. Não cubra pecado com mais pecado. Volte-se para Deus com arrependimento e fé na vida e na obra de Cristo. Misericórdia, amor e compaixão garantem para nós perdão e salvação.
2. Clame a Deus por limpeza e purificação
Voltando-se para Deus, Davi clamou por limpeza e purificação (vv. 1-2 e 7):
1[…] apaga as manchas de minha rebeldia[transgressão — rebelião, revolta da vontade contra a autoridade, especialmente contra uma pessoa de autoridade]. 2Lava-me de toda a minha culpa[iniquidade — um ato torcido, alterado, perversão], purifica-me do meu pecado[errar o alvo, não viver conforme deveríamos viver]. […] 7Purifica-me[com hissopo] (de minha impureza), e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve.
Hissopo era o ramo usado pelos sacerdotes para aspergir sangue em casas que tivessem sido contaminadas por doenças (Levítico 14.51). Davi está clamando a Deus, seu Sumo Sacerdote, pedindo que ele o perdoe e o limpe do pecado; Davi quer perdão e justificação.
É apropriado que os cristãos, conforme já estudamos hoje e em mensagem anterior (cf.Salmo 51: A cura para a culpa), peçam a Deus para fazer isso (1João 1.7-9). Cristo comprou com seu próprio sangue o nosso perdão. Ele pagou o preço total pelo pecado. Isso, no entanto, não substitui a necessidade que temos de lhe pedir perdão. Perdão não é automático. É a base para o nosso pedido. É a razão pela qual estamos confiantes de que a resposta de Deus será sim.
Como o pecado nos faz sentir sujos! Somente Jesus, o sangue de Jesus, poderá nos purificar, tanto diante de Deus como na consciência (Hb 10.19-23):
19Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. 21Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. 22Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura. 23Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
Foi por isso que Davi, primeiro, voltou-se impotente e arrependido para Deus; voltou-se com fé no amor, na compaixão e na misericórdia de Deus; depois clamou por perdão, limpeza e purificação.
Faça você o mesmo. Recorra à graça de Deus para te perdoar, purificar e empoderar para prosseguir vitorioso sobre o pecado. Hoje à noite, Deus permitindo, voltaremos a este salmo e estudaremos o caminho para a superação.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
17 de março, 2024
23 de junho, 2024
19 de março, 2023
24 de janeiro, 2016
Mais Séries
Salmo 51 – Resposta ao Pecado
Pr. Leandro B. Peixoto