15.12.2019
A GLÓRIA DE CRISTO: COMO VER E DESFRUTAR
Salmo 24.7-10
7Abram-se, portões da cidade! Abram-se, antigos portais, para que entre o Rei da glória. 8Quem é o Rei da glória? O SENHOR, forte e poderoso. O SENHOR, invencível nas batalhas. 9Abram-se, portões da cidade! Abram-se, antigos portais, para que entre o Rei da glória. 10Quem é o Rei da glória? O SENHOR dos Exércitos; ele é o Rei da glória.
PROCURANDO O REI
Tema da cantata de Natal das crianças: Procurando o Rei.
Jesus é o Rei, o Rei da glória: forte e poderoso; invencível nas batalhas; o SENHOR dos Exércitos. Portanto, o que faremos nos próximos minutos é responder à pergunta: Como encontrar o Rei da glória? Como ver e desfrutar a glória do Rei Jesus?
Minha oração é que você encontre o Rei, o Rei da glória. Meu desejo é que o Espírito de Deus abra os olhos do seu coração e o faça enxergar a glória de Cristo. E que essa visão da glória de Cristo (o encontro como Rei da glória) salve, santifique e sacie você de um modo a transformá-lo ou transformá-la radicalmente para a glória de Deus.
COMO VER E DESFRUTAR A GLÓRIA DE CRISTO
A única maneira de se ver e desfrutar a glória de Cristo (o Rei da glória) aqui e agora é pela fé. John Owen, no livro A Glória de Cristo (ed. PES, págs. 16-20), anotou:
Há duas maneiras de ver a glória de Cristo: mediante a fé, neste mundo, e, por vista, no céu eternamente. É à segunda maneira que [Jesus] se refere principalmente na oração sacerdotal de Cristo — que os Seus discípulos possam estar onde Ele está, para contemplar a Sua glória. Mas a visão da Sua glória pela fé, neste mundo, também está incluída e eu [J. Owen] dou as seguintes razões: [1.] Nenhum homem jamais verá a glória de Cristo no futuro se ele não tiver alguma visão dela, pela fé, no presente. Devemos estar preparados pela graça para a glória, e pela fé para a visão.
Owen prossegue e nos explica como foi possível aos primeiros discípulos ver a glória de Cristo — cheio de graça e de verdade (Jo 1.14), tendo em vista que o Senhor Jesus era tão comum, pobre e humilde, não havia glória ou beleza incomum em sua aparência como homem, e não era possível ser vista neste mundo a glória total de sua natureza divina. Como então os apóstolos e discípulos viram a glória de Jesus? O gigante puritano respondeu que:
Foi pela compreensão espiritual da fé. Quando eles viram como Ele era cheio de graça e verdade e o que Ele fazia e como falava, eles “o receberam e creram no seu nome” (Jo 1.12). Aqueles que não tinham essa fé não viram nenhuma glória em Cristo. […] O entendimento que vem apenas através da fé é que nos dará uma ideia verdadeira da glória de Cristo e criará um desejo para um completo desfrute dela.
A fé salvadora é o único meio possível de se ver e desfrutar a glória de Cristo. E o que é fé salvadora? Fé salvadora, para usar as palavras de Owen, é a que nos dá “compreensão espiritual” de quem Cristo é (i.e., glorioso, magnífico, Deus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, nosso substituto diante de Deus — a propiciação pelos nossos pecados), ao mesmo tempo que cria em nós “um desejo para um completo desfrute dela [da glória de Cristo]”. Fé salvadora, portanto, ilumina a mente e inspira o coração; abre os olhos e alegra a alma; revela a verdade e revive a pessoa; salva, santifica e satisfaz aquele(a) que crê.
Feitas essas observações, extraídas da pena e de páginas maravilhosas de John Owen, passemos a três textos bíblicos que alicerçam essas verdades; ou seja: ver e desfrutar a glória de Cristo é equivalente a ter fé, crer e saciar-se em Jesus Cristo.
Crer é satisfazer-se
Primeiro texto, João 6.35 (notem os paralelos: vem = nunca mais terá fome; crê = nunca mais terá sede): “Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome. Quem crê em mim nunca mais terá sede.”
Essas declarações paralelas de Jesus servem para interpretar uma à outra.
“Vem a mim” é uma metáfora geográfica. A alma, afinal, não caminha, não vai a lugar algum com as próprias pernas. Mas Jesus diz que a alma “vem”, “vem” à fonte, “vem” ao pão. A alma “vem” e come e bebe. Por quê? A alma “vem” se saciar. Matar a fome. Matar a sede. A alma “vem” receber de Deus.
Jesus também usa o verbo crer. “Crê em mim”. “Quem vem a mim nunca mais terá fome. Quem crê em mim nunca mais terá sede.” Pode-se concluir, portanto, que “vir” e “crer” são a mesma coisa. E que o pão e a água são ambos imagens de Cristo. Logo, uma boa definição de fé, com base em João 6.35, seria: Crer em Jesus Cristo é ir a ele com a alma, com o coração, desejando se saciar com tudo o que ele é e promete ser para as ovelhas dele.
Essa definição de fé derruba todo o senso comum no que diz respeito à salvação. Salvação não é meramente uma tomada de decisão. Salvação é ser saciado com Cristo, com o pão e a água da vida. Salvação, portanto, é um dom. Não é uma simples decisão. Salvação é um dom de Deus. Crer é satisfazer-se naquilo que Deus nos dá: Cristo. Satisfazer-se é crer, crer em Cristo. E isto não vem de nós, é dom de Deus (Ef 2.8).
Todos quantos o recebem
Segundo texto, João 1.11-12, ARA (veja a pontuação e as frases complementares):
11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;
Observe a última virgula do verso 12 (digo, na ARA). O que a frase que vem a seguir, na conclusão do versículo 12, tem a complementar? Afinal, a primeira parte do versículo já teria dito tudo. Não é mesmo?
Ouça a primeira parte: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,” (v. 12). Mas a seguir vem o complemento: “a saber, aos que creem no seu nome”.
As duas frases se complementam. Interpretam-se mutuamente. Receber Jesus e crer em Jesus são a mesma coisa, o que diz muito sobre o significado de crer ou ter fé.
O que significa receber Jesus?
Significa que você vê quem ele é, você o deseja e você o toma para si. Significa que você o recebe por tudo o que ele é: Ele é seu tesouro, Senhor, salvador, Cordeiro que morreu no seu lugar, justiça (no sentido de justificador), amigo, pão, água, caminho, verdade, luz, vida… Você o recebe, o toma para si, o abraça e diz: “Sim! Sim! Sim! Sim! É disto que eu preciso!”. Isto é crer.
Venha para a recompensa
Pois bem, dois versículos já nos demonstraram que ver e desfrutar Jesus Cristo, estar satisfeito com tudo o que ele é e promete ser para nós, contemplar e desfrutar a glória dele, recebê-lo como tesouro, é a essência, o âmago, a definição exata de fé ou de crer em Jesus. Mas eis aqui mais um texto. Hebreus 11.6:
Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Note duas coisas aqui: crer que ele existe e que ele recompensa aos que o buscam. Agora pense sobre a segunda cláusula desse versículo: “[Deus] recompensa aqueles que o buscam”. Ou seja: A única maneira de agradar a Deus é pela fé, crendo. Então o autor de Hebreus desembrulha o que ele quer dizer com fé: Fé é mover-se na direção de Deus. Ir a Deus, dizendo: “Ele é. Ele existe.”, ao mesmo tempo que também diz o coração: “Tu és minha recompensa. Tu és o galardoador, o recompensador da minha vida. Tu és meu tesouro.”
Não se vai a Deus para dar a ele alguma coisa. É blasfêmia ir a Deus para dar a ele qualquer coisa. Ele não precisa de nós “nem é servido por mãos humanas” (Mc 10.45; At 17.25). Ele, Deus, é o doador, o galardoador, o recompensador; ele trabalha para aqueles que nele confiam (Is 64.4). Como tal, ele, Deus, recebe a glória. Portanto, não roube-lhe a glória. Vá a ele como quem dele precisa e deseja receber.
Fé salvadora, em resumo, consiste em uma resposta à glória de Cristo — uma resposta infantil, dependente, carente, faminta, sedenta, humildemente arrependida, desesperada e falida, em busca da glória de Cristo. Ver e desfrutar a glória de Cristo, estar satisfeito com tudo o que Deus é e promete ser para nós em Jesus, crer em Jesus são realidades equivalentes.
O REI DA GLÓRIA
Veja e desfrute o Rei da glória. Salmo 24.7-10:
7Abram-se, portões da cidade! Abram-se, antigos portais, para que entre o Rei da glória. 8Quem é o Rei da glória? O SENHOR, forte e poderoso. O SENHOR, invencível nas batalhas. 9Abram-se, portões da cidade! Abram-se, antigos portais, para que entre o Rei da glória. 10Quem é o Rei da glória? O SENHOR dos Exércitos; ele é o Rei da glória.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
A Glória de Cristo: Veja e Desfrute
Mais episódios da série A Glória de Cristo: Veja e Desfrute
Mais Sermões
26 de junho, 2016
17 de maio, 2020
14 de fevereiro, 2018
1 de maio, 2022
Mais Séries
A Glória de Cristo: Como Ver e Desfrutar
Pr. Leandro B. Peixoto