07.05.2017
Salomão, falando com sabedoria divina, disse que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou…” (Ec 3.1-2); em outras palavras: a vida é feita de etapas – de começos, meios e fins. Pense, por exemplo, no desenvolvimento humano. Tudo acontece através de estágios que se sucedem na mesma ordem e em todas as pessoas: da concepção intrauterina, passando pelo nascimento e o desenvolvimento do indivíduo, até a morte. Neste ciclo de vida, todos nós vivemos um constante processo de mudanças graduais, adquirindo maturidade física, intelectual, emocional e social. Exatamente como Deus planejou que fosse, para o louvor de sua glória.
O que nos move e nos faz romper cada fase da vida é o entusiasmo. Sem entusiasmo não se vai muito longe. O tédio mata. Aurélio nos informa que, “na antiguidade”, entusiasmo era um vocábulo utilizado para descrever “exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob inspiração divina”. A raiz grega do substantivo é entheos, onde en significa “em” ou “com” e theos significa “Deus”. Entusiasmo, portanto, é a habilidade de se ver Deus em toda e qualquer situação, pois é essa atitude que torna empolgante cada momento e cada fase da existência.
A vida se transforma quando nós nos convencemos de que Deus, o criador de todas as coisas, está ciente e diretamente envolvido em cada atividade ou circunstância de nossa existência. Não somente ciente e envolvido, mas também, e principalmente, comprometido em nos fazer alegres nele, já que ele é mais glorificado em nós à medida que mais nos alegramos nele. Quer ver?
Pare e pense em tudo o que você já viveu na vida até aqui. Agora, tente imaginar os horizontes e os desafios de seu futuro. Nessa viagem mental, se formos honestos, constataremos que Deus foi quem nos conduziu e também continuará nos conduzindo em triunfo, já que não há lugar ou momento em toda a extensão da existência humana onde ele não esteja ativamente presente. Existe propósito e existe sentido na presença do Senhor, mesmo naquelas situações mais difíceis, sem sentido, triviais ou entediantes. Quão empolgante pode se tornar a vida quando tomamos conta dessa realidade!
Pode ser que você nunca tenha se dado conta de que o Deus que nos salva em Jesus Cristo jamais deixará de nos assistir. Sim, ele nos assiste porque se importa conosco, e se importa conosco porque refletimos o louvor de sua glória. Portanto, busque viver uma vida cheia de entusiasmo: uma vida em Deus, com Deus e para a glória de Deus. Isso só será possível quando Cristo for formado em sua vida e tornar-se o seu maior tesouro. Com entusiasmo, você será capaz de atacar tropas e de transpor muralhas (Salmo 18.29).
Com carinho, Leandro B. Peixoto.
Mais Artigos
26 de agosto, 2018
31 de dezembro, 2017
12 de junho, 2016
13 de agosto, 2017