10.07.2016
Os brasileiros estão dormindo pouco e mal. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM). A maioria tem dificuldade de pegar no sono; ou acorda e volta a dormir durante à noite, ou não consegue manter sono profundo, ou passa a noite inteira rolando na cama, de um lado para o outro, sem pregar os olhos.
O sono é fundamental, mas quantas não são as pessoas que chegam em casa depois de um dia longo, competitivo, estressante e, em vez de repousarem, ligam qualquer aparelho eletroeletrônico que faça barulho para não se sentirem sozinhas. Não desligam o smartphone nem o tablet. Ficam diante da tela. Elas têm dificuldade para se “desligarem”. O resultado, aponta o IPOM, é alteração de humor; déficit de atenção, memória e raciocínio; baixo rendimento imunológico; obesidade e diabetes; queda da libido; hipertensão e doença do coração; dentre outros.
Quão bem nós dormimos revela o quanto nós realmente confiamos no Senhor. Falta de sono, portanto, muitas vezes, é um problema teológico, não neurológico. Myriam Durante, especialista do sono, explica que “dormir bem não é deitar na cama e apagar. Dormir bem é você levantar no dia seguinte e ter disposição para fazer suas coisas”.
Davi diria que sono bom é aquele que permite entregarmo-nos por inteiro ao Senhor, para um período de restauração, seja por seis, oito ou dez horas. No seu diário, o rei de Israel anotou: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém” (Sl 3.5). Ele sabia que o segredo de uma boa noite de sono é a fé nas promessas e no cuidado de Deus. Adiante, ele escreveu: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4.8). Sim, houve noites de amarga insônia e de angústia intensa (Sl 6.6-7), mas, na maioria da vezes, o sono do salmista era restaurador porque a sua fé era robusta.
É preciso que se diga que há aqueles que dormem bem por excesso de autoconfiança ou por irresponsável alienação. Mas, não é restaurador. O sono deles é entorpecedor. Não é esse o caso dos arrogantes e perversos do Salmo 73? Sim, eles dormem, dormem como um motorista embriagado adormece ao volante, momentos antes de se arrebentar na frente de um caminhão. O sono deles é um desastre. Não restaura. Arruína a vida.
Apesar de todos os problemas, Davi conseguia dormir. Ele dormia bem! Não era por excesso de confiança em si mesmo nem por irresponsabilidade, mas por crer no Senhor. O sono dele era restaurador. E você, dorme bem? Não? Então, fortaleça a sua fé. Além de todas as medidas práticas que os especialistas do sono recomendam, principalmente, alimente o seu coração com as promessas de Deus. Ele cuida de nós enquanto dormimos (Sl 127.1-2; ). Espere nele e durma bem (Is 64.4).
Com carinho,
Leandro B. Peixoto – seu pastor.
Mais Artigos
29 de outubro, 2017
30 de abril, 2017
15 de julho, 2018
12 de março, 2017