27.03.2022
[Salmo 95] 1Venham, vamos cantar ao SENHOR! Vamos aclamar a Rocha de nossa salvação. 2Vamos chegar diante dele com ações de graças e cantar a ele salmos de louvor. 3Pois o SENHOR é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. 4Em suas mãos estão as profundezas da terra, a ele pertencem os mais altos montes. 5O mar é dele, pois ele o criou; suas mãos formaram a terra firme. 6Venham, vamos adorar e nos prostrar, vamos nos ajoelhar diante do SENHOR, nosso Criador, 7pois ele é o nosso Deus. Somos o povo que ele pastoreia, o rebanho sob o seu cuidado. Quem dera hoje vocês ouvissem a voz do SENHOR! 8Pois ele diz: “Não endureçam o coração, como fizeram seus antepassados em Meribá, como fizeram em Massá, no deserto. 9Ali eles me tentaram e me puseram à prova, apesar de terem visto tudo que fiz. 10Por quarenta anos estive irado com eles e disse: ‘São um povo cujo coração sempre se afasta de mim; recusam-se a andar em meus caminhos’. 11Assim, jurei em minha ira: ‘Jamais entrarão em meu descanso’”.
Qual é o propósito da vida? Por que você nasceu? Para o que você existe? O que Deus quer de você ou para a sua existência? Qual é a sua razão para viver? — Não precisa ser filósofo para se fazer esse tipo de pergunta. Direta ou indiretamente, todo mundo se debate com a essência dessas questões. — Quer ver uma coisa?
Você já deve ter dito ou já deve ter ouvido de alguém o seguinte: “Deus não me quer infeliz!” Pois bem, o que essa afirmação revela sobre o propósito último da vida? Ora, gente, dizer “Deus não me quer infeliz!” é afirmar que o propósito da sua vida é a felicidade: “Deus me criou para a felicidade!” E assim, na prática, tudo o que você busca fazer tem como propósito obter este fim: a felicidade. Não é verdade?
Outra coisa: quando alguém posta nas redes sociais ou diz o seguinte: “Você é a razão da minha vida!” ou “Isso ou aquilo é a razão para eu continuar vivendo!” O que tal pessoa está, de fato, comunicando? Ora, ela está dizendo que o propósito da vida dela é alguém ou alguma coisa – por exemplo, um filho, uma carreira, um relacionamento… enfim, alguém ou alguma coisa é a razão para essa pessoa viver.
Mas será mesmo que o propósito da sua vida é a felicidade, por exemplo? Você de fato crê que tudo o que Deus planejou e faz é para garantir sua felicidade? Será que Deus realmente te daria alguém ou alguma coisa (que não fosse ele mesmo) para ser a razão suprema, principal do seu existir? Ora, gente, por mais que essa seja a atmosfera na qual a maioria das pessoas vive e o ar que se respira, não é bem isso o que a Bíblia revela sobre a razão para viver, sobre o propósito supremo, principal de você existir.
Preste atenção nos seguintes versículos e tire suas próprias conclusões a respeito do propósito da vida, da sua vida. A PRIMEIRA PASSAGEM BÍBLICA é extraída do Antigo Testamento, do profeta Isaías:
Isaías 43.6-7 6Direi ao norte e ao sul: ‘Tragam de volta meus filhos e filhas, desde os confins da terra. 7Tragam todos que me reconhecem como seu Deus, pois eu os criei para minha glória; fui eu quem os formou’”.
Você não precisa ser teólogo por formação para deduzir de Isaías 43.6-7 que Deus criou você (e todo mundo) para a glória dele – criou todas as coisas para a glória dele. Este é o propósito mais abrangente de Deus para você e tudo o mais na vida: a glória de Deus.
O SEGUNDO TEXTO BÍBLICO que eu quero trazer para a sua consideração é a oração do Pai Nosso de Jesus. Quando o SENHOR ensinou seus discípulos a orar, qual foi a primeira coisa que ele mencionou? Você se lembra? Preste atenção:
Mateus 6.9 “Portanto, orem da seguinte forma: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome.
Jesus ensinou seus discípulos a orarem colocando em primeiro lugar o propósito último, principal para o universo: que todas as coisas santifiquem, consagrem, entesourem, desfrutem e glorifiquem a glória e o valor de Deus acima de tudo o mais. Portanto, fomos ensinados por Cristo que quando nós oramos, a inclinação do nosso coração deve ser a seguinte: “Cumpra em mim teu grande propósito, meu Deus. Glorifique teu glorioso nome em mim. Santifique, consagre teu nome na minha vida. Faça tua vontade. Traga teu reino. O Senhor é o centro. Faça isso acontecer. Me dê pão para que eu viva para santificar o teu nome. Perdoa os meus pecados para que eu possa me achegar ao Senhor. Não me deixe cair no pecado, livra-me do mal para que eu não me afaste de tua presença. Teu é o reino, o poder e a glória para sempre, amém.” A oração de Jesus nos ensina que Deus, a glória de Deus é o centro, não “eu” ou o “meu”, mas “ele” e a “glória dele”, Deus, o SENHOR glorioso.
A TERCEIRA PASSAGEM BÍBLICA para a sua consideração é de Paulo:
1Coríntios 10.31-33 31Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus. 32Não ofendam nem os judeus, nem os gentios, nem a igreja de Deus, 33assim como também eu procuro agradar a todos em tudo que faço. Não faço apenas o que é melhor para mim; faço o que é melhor para os outros, a fim de que muitos sejam salvos.
Também está muito claro, não é verdade? Ou seja: mesmo as menores e mais básicas coisas da vida, como comer e beber, não tem a ver comigo ou com você em última instância, mas com a glória de Deus e que outros desfrutem dessa glória na salvação.
O QUARTO E ÚLTIMO TEXTO também é do apóstolo Paulo:
Filipenses 1.20-25 20Minha grande expectativa e esperança é que eu jamais seja envergonhado, mas que continue a trabalhar corajosamente, como sempre fiz, de modo que Cristo seja honrado por meu intermédio, quer eu viva, quer eu morra. 21Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22Mas, se continuar vivo, posso trabalhar e produzir fruto para Cristo. Na verdade, não sei o que escolher. 23Estou dividido entre os dois desejos: quero partir e estar com Cristo, o que me seria muitíssimo melhor. 24Contudo, por causa de vocês, é mais importante que eu continue a viver. 25Ciente disso, estou certo de que continuarei vivo para ajudar todos vocês a crescer na fé e experimentar a alegria que ela traz.
A glória ou a honra de Deus em você, tanto na vida como na morte, é o fim supremo da sua vida, a razão para você existir. E é somente quando se vive para a glória de Deus, ajudando outros a fazer o mesmo pela fé, que você experimenta a verdadeira felicidade.
Portanto, a felicidade não é o alvo, filhos ou quem quer ou o que quer que seja não é o alvo; a glória de Deus é o alvo da vida. A felicidade é apenas uma consequência. O propósito último da sua vida é a glória de Deus. Colocando de outra maneira: adoração é para o que nós fomos criados e existimos. O Breve Catecismo de Westminster (do século XVII) na primeira pergunta traz o seguinte: “Qual é o objetivo principal do homem?”, e responde: “O objetivo principal do homem é glorificar a Deus, e desfrutá-lo para sempre.”
Não é difícil de entender, talvez seja difícil de aceitar. O propósito da vida é este: adorar a Deus, desfrutando-o como seu maior tesouro, sua maior delícia. Para isto que fomos criados, para adorar. Essa é a coisa mais importante que fazemos na vida, não apenas quando nos reunimos no Dia do Senhor (domingo), somos chamados a fazê-la em toda a vida, todos os dias, a cada instante. Adorar a Deus é o propósito da vida.
O Salmo 95 é sobre a razão para viver, ele é um convite à adoração – versículo 1: “Venham, vamos cantar ao SENHOR!”
Não há evidência interna direta sobre a data ou o contexto original do salmo. A chamada para se entrar na presença do SENHOR com ações de graças no versículo 2 sugere seu uso no templo, e as três chamadas nos versículos 1-2 sugerem uma liturgia festiva: “Venham, vamos cantar […] Vamos aclamar […] Vamos chegar diante dele com ações de graças e cantar a ele salmos de louvor.”
O versículo 1 também indica um convite a procissão ao templo: “Venham, vamos cantar […] Vamos aclamar”, o versículo 2 aponta para a entrada no templo: Vamos chegar diante dele” e o versículo 6 descreve a postura dos adoradores dentro do templo: “Venham, vamos adorar e nos prostrar, vamos nos ajoelhar diante do SENHOR”.
A tradição oral judaica (a Mishná, também chamada de Torá Oral) conecta o Salmo 95 com a adoração no Ano Novo judaico, quando o Senhor era celebrado como Criador (vs. 4-5) e Rei (v. 3). Outro dado importante: como as palavras proféticas dos versículos 7b-11 são paralelas às orações registradas em Esdras 9 e Neemias 9, estudiosos datam este salmo no período pós-exílicos, no Segundo Templo, apesar de não haver indicação de autoria, data ou cenário litúrgico. Ora, já que o salmista não escolheu registrar data e ocasião para o Salmo 95, fica ainda mais evidente a sua relevância para o culto cristão.
A chamada que Deus faz ao seu povo para a adoração pode ser dividida em quatro partes: VENHA (vs. 1-2) – PARA (vs. 3-5) – ADORAR (vs. 6-7a) – HOJE (vs. 7b-11). Daremos a essas divisões os seguintes títulos: [1.] um convite para adorar (vs. 1-2), [2.] as razões para se adorar (vs. 3-5), [3.] o modo de adorar (vs. 6-7a) e [4.] a urgência da adoração (vs. 7b-11).
Os versículos 1 e 2 compõem um convite: é o chamado de Deus para que nos apresentemos a ele em adoração:
1Venham, vamos cantar ao SENHOR! Vamos aclamar a Rocha de nossa salvação. 2Vamos chegar diante dele com ações de graças e cantar a ele salmos de louvor.
O convite de Deus é para que você se aproxime dele, cante a ele, aclame-o [brade em alta voz ou cante em voz alta], apresente-se a ele com ações de graças e salmos de louvor. Isso envolve: [1.] disposição (venham, vamos), [2.] afeição (cante, aclame), [3.] gratidão (ações de graças), [4.] musicalização (voz e instrumentos, salmos de louvor) e [5.] revelação (palavras de salmos).
Tem algo mais: “Venham, vamos cantar… aclamar… chegar diante dele…”. Isso significa que o convite para adorar é um convite para que se traga outros com você para celebrar “a Rocha de nossa salvação” (v. 1) – é um convite a que se pratique a evangelização (traga outros). Mas também é um convite à comunhão na congregação (com o povo de Deus reunido, a assembleia dos salvos).
Portanto, o convite para adorar é um convite para que se adore diariamente e dominicalmente, dia a dia e no Dia do SENHOR – adorá-lo com [1.] disposição (venham, vamos), [2.] afeição (cante, aclame), [3.] gratidão (ações de graças), [4.] musicalização (voz e instrumentos, salmos de louvor) e [5.] revelação (palavras de salmos); adorá-lo junto com seu povo, trazendo outros com você.
Do convite para adorar, o salmista passa às razões pelas quais devemos adorar a Deus. Preste atenção no fluxo do salmo – versículos 1-2: “Venham, vamos cantar […] Vamos aclamar […] Vamos chegar diante dele com ações de graças e cantar a ele salmos de louvor….” E o versículo 3: “Pois o SENHOR é…”
Os versículos 3-5 compõem um pequeno hino ao SENHOR, desse modo, eles explicam por que Deus é digno de nosso louvor e adoração, digno de nossa disposição, afeição, gratidão e musicalização. NOTE: A conjunção “pois” [na ARA é “porque”], do hebraico “kiy”, gira a chave e abre a fechadura do salmo. John Piper escreveu assim:
Observe a lógica ardente do céu aqui neste salmo [o Salmo 95]. Não deixe de notar a conjunção “pois” aqui (hebraico kiy) no versículo 3 – sobre ela se sustenta toda a nossa missão [razão para viver]. Se cair, nós caímos. [Preste atenção, versículo 2:] “Cantemos a ele salmos de louvor” – este é o nosso compromisso [a nossa razão de viver]: sermos alegres e espalharmos alegria na supremacia de Deus para todos os povos – [E esta é a razão, versículo 3:] “Pois o SENHOR é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses” – acima de tudo e de todos! Em outras palavras, o SENHOR é supremo. Para reduzirmos ao básico: regozije-se em Deus porque Deus é supremo. A supremacia de Deus é a base da nossa alegria.
E por causa disso [da supremacia de Deus], nós também cremos que nossa alegria demonstra a supremacia do valor de Deus. Se sua grandeza é a base de nossa alegria, então nossa alegria é a evidência de sua grandeza. Se a supremacia de Deus é a Rocha [fundamento] de sua alegria, então a profundidade de sua alegria é a revelação de sua Rocha. Por isso, amamos dizer que Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele”.
Então, tendo exaltado e enfatizado o caráter e a supremacia de Deus no versículo 3: “Pois o SENHOR é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses”, os versículos 4-5 conduzem nossa atenção para os atos de criação e de soberania de Deus:
Salmo 95.4-5 4Em suas mãos estão as profundezas da terra, a ele pertencem os mais altos montes. 5O mar é dele, pois ele o criou; suas mãos formaram a terra firme.
O uso antropomórfico do substantivo “mãos” comunica a ideia do terno cuidado de Deus em formar e moldar este mundo exatamente como ele desejava que fosse. Não sei se você percebeu, mas o que temos nos versículos 4-5 é um resumo poético do ato de criação de Deus em Gênesis 1:
4Em suas mãos estão as profundezas da terra,
a ele pertencem os mais altos montes.
5O mar é dele, pois ele o criou;
suas mãos formaram a terra firme.
Os atos criadores são a base da realeza do SENHOR. Nosso é um mundo formado pelas mãos, moldado pelas mãos, sustentado pelas mãos, enfim, trazido à existência pelas mãos do SENHOR (vs. 4-5), que é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses (v. 3) e é a Rocha de nossa salvação (v. 1)! Essa é a razão pela qual nós devemos adorá-lo. Mas tem mais, o SENHOR é o nosso Criador, Redentor e Pastor. Ouça:
Salmo 95.6-7 6Venham, vamos adorar e nos prostrar, vamos nos ajoelhar diante do SENHOR, nosso Criador, 7pois ele é o nosso Deus. Somos o povo que ele pastoreia, o rebanho sob o seu cuidado.
RESUMINDO, AS RAZÕES PARA SE ADORAR O SENHOR SÃO: sua grandeza e majestade (v. 3), e sua soberania (v. 4) – sua soberania por criação (v. 5), porque ele é o Criador (v. 6) e sua soberania por redenção, porque ele é o nosso Deus e Pastor (v. 7a).
Fomos convidados a ir ao SENHOR e cantar, isto é, aclamar com alegria e dar graças ao grande Deus e Rei. Também nos foram dadas as razões para adorar: supremacia, soberania e salvação. Agora somos instruídos sobre o modo de adorar – versículo 6: Venham, vamos adorar [prestar homenagem] e nos prostrar, vamos nos ajoelhar diante do SENHOR, nosso Criador.
O que todos esses gestos revelam sobre o adorador?
O adorador é aquele que se rendeu em homenagem ao seu Rei e Deus.
Esta é a razão para viver: render-se a Deus em alegre e reverente devoção.
O Salmo 95 conclui com uma advertência (vs. 7b-11): a referência é o episódio em Massá e Meribá. Está em Êxodo 17.1-7. É usado como recordação em Hebreus 3.7—4.13. A lição é esta: mesmo tendo provado o cuidado anterior de Deus, o povo se queixou dele no deserto. Há gente que sempre se queixa, não para de murmurar. Esse tipo de gente é igual gato: come miando. Essa gente se queixa até dos cultos e nos cultos. O problema é que Deus não gosta de queixosos; ele detesta murmuração. Preste atenção:
Salmo 7b-11 7[…] Quem dera hoje vocês ouvissem a voz do SENHOR! 8Pois ele diz: “Não endureçam o coração, como fizeram seus antepassados em Meribá, como fizeram em Massá, no deserto. 9Ali eles me tentaram e me puseram à prova, apesar de terem visto tudo que fiz. 10Por quarenta anos estive irado com eles e disse: ‘São um povo cujo coração sempre se afasta de mim; recusam-se a andar em meus caminhos’. 11Assim, jurei em minha ira: ‘Jamais entrarão em meu descanso’”.
Deus puniu os murmuradores: eles não entraram no descanso (v. 11), com exceção de Calebe e Josué (Nm 32.11-12). Não entraram em Canaã, não provaram da plenitude da bênção de Deus. O queixoso ou murmurador não prova da totalidade das bênçãos de Deus. Sempre morre no meio do caminho. Portanto, não endureça seu coração.
Mas como? Como não endurecer o coração?
Viva o oposto do que viveu o povo em Massá e Meribá. Ou seja: ouça a Palavra, confie na Palavra, pratique a Palavra e adore o SENHOR.
Lembre-se de que
Salmo 95.7b-8 7[…] Quem dera hoje vocês ouvissem a voz do SENHOR! 8Pois ele diz: “Não endureçam o coração, como fizeram seus antepassados em Meribá, como fizeram em Massá, no deserto.
Salmo 95.9-10 9Ali eles me tentaram e me puseram à prova, apesar de terem visto tudo que fiz. 10Por quarenta anos estive irado com eles e disse: ‘São um povo cujo coração sempre se afasta de mim; recusam-se a andar em meus caminhos’.
Salmo 95.11 Assim, jurei em minha ira: ‘Jamais entrarão em meu descanso’”.
É urgente que se adore o SENHOR!
Portanto, ouça a Palavra, confie na Palavra, pratique a Palavra e adore o SENHOR.
Qual é a sua razão para viver? Que seja adorar o SENHOR!
UMA APLICAÇÃO PARA A IGREJA, OS MEMBROS DA SIB GOIÂNIA: Há neste salmo um convite a adoração (viver para adorar o SENHOR, diariamente), mas há também um convite ao culto, à comunhão na assembleia dos santos, dominicalmente. Vimos que o Salmo 95 era um hino processional, cantado durante a procissão do povo indo ao templo. Depois que o povo chegava ao templo, a Lei era lida para o povo, explicada e aplicada. Então o povo cantava. O salmo é um convite: vamos ao templo louvar o SENHOR – por quem ele é e pelo que ele fez, faz e fará!
UMA APLICAÇÃO AOS NOSSOS AMIGOS: Quando Adão e Eva pecaram, eles foram expulsos do jardim; ouviram do SENHOR vão embora daqui (Gn 3.22-24); foram apartados da presença do SENHOR, destituídos da glória de Deus. Mas neste salmo se ouve um convite: “Venham, vamos cantar ao SENHOR”; há neste salmo um convite a adoração (v. 1) e um convite ao descanso (v. 11). MAS COMO CHEGAR à presença de Deus? COMO ACHAR descanso? — Por meio de Cristo, da vida e da obra de Cristo. Cristo é o caminho a Deus e o descanso dos crentes.
Hebreus 4.8-11 8Se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado de outro dia de descanso por vir [Sl 95.11; 132.8,14]. 9Logo, ainda há um descanso definitivo à espera do povo de Deus. 10Porque todos que entraram no descanso de Deus descansam de seu trabalho, como Deus o fez após a criação do mundo. 11Portanto, esforcemo-nos para entrar nesse descanso. Mas, se desobedecermos, como no exemplo citado [Israel em Cades, Nm 14], cairemos.
Mateus 11.28 “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”
Receba a Cristo como Senhor e Salvador e ache descanso para sua alma.
Salmo 95.7: “Quem dera hoje vocês ouvissem a voz do SENHOR!” A verdade é que “hoje” é o dia do convite do evangelho, e é um dia que não durará para sempre. Agora é a hora de abandonar o pecado. Agora é a hora de crer e seguir Jesus Cristo. Você já se arrependeu? Você já confiou em Jesus Cristo para sua salvação? Não adie. Não endureça seu coração. Outros deixaram para depois e pereceram.
VOCÊ FOI CRIADO PARA A GLÓRIA DE DEUS. A razão para viver é adorar a Deus. E hoje é o dia que ele fez para você ouvir e atender ao convite: venha a Cristo e sua alma viverá. Salmo 95.1: “Venham, vamos cantar ao SENHOR! Vamos aclamar a Rocha de nossa salvação.”
AOS CRENTES, aqueles que professaram a fé pelo batismo e estão em comunhão com a igreja, estendo o convite para que VENHAM À MESA DO SENHOR para celebrarmos a salvação recebida em Cristo Jesus:
Salmo 95.6-7 6Venham, vamos adorar e nos prostrar, vamos nos ajoelhar diante do SENHOR, nosso Criador, 7pois ele é o nosso Deus. Somos o povo que ele pastoreia, o rebanho sob o seu cuidado.
S.D.G. L.B.Peixoto
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