04.12.2022
[Habacuque 1.1] Esta é a mensagem que o profeta Habacuque recebeu numa visão.
Sabe quando Deus age, respondendo às nossas orações, mas a gente não gosta da maneira de Deus agir? — Essa é a crise de Habacuque, nosso contemporâneo.
Nosso estudo em Habacuque está revelando que — conforme disse o SENHOR em Habacuque 2.4 (ARA) —“o justo viverá pela sua fé”. Paulo, o apóstolo, entendeu isso e escreveu assim:
2Coríntios 5.6-7 6Portanto, temos sempre confiança, apesar de sabermos que, enquanto vivemos neste corpo, não estamos em nosso lar com o Senhor. 7Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.
Contrário dos ímpios que vivem estribados em si mesmos, o justo viverá pela sua fé. Habacuque 2.4 (NVT) — “Olhe para os arrogantes, os perversos que em si mesmos confiam; o justo, porém, viverá por sua fidelidade a Deus [o justo viverá pela sua fé].” É, portanto, sobre a arte de ter fé – fé para vencer o mundo (1Jo 5.4-5) – o tema deste livro: a arte de ter fé para não se viver mais para si mesmo [como vivem os arrogantes e perversos], mas para o SENHOR:
2Coríntios 5.14-15 14De qualquer forma, o amor de Cristo nos impulsiona. Porque cremos que ele morreu por todos, também cremos que todos morreram. 15Ele morreu por todos, para que os que recebem sua nova vida não vivam mais para si mesmos, mas para Cristo, que morreu e ressuscitou por eles.
DOMINGO PASSADO, pela manhã, nós introduzimos a temática do livro de Habacuque: A ARTE DE TER FÉ, e na mensagem da noite, a segunda desta série, nós nos debruçamos sobre o primeiro aspecto introdutório desta obra – olhamos para a vida e obra de Habacuque e concluímos: a fé não descarta a razão. Antes, a fé ilumina e redireciona a razão. Sem fé, a razão perde a razão. Identificamos a cultura e a erudição de Habacuque estampadas na forma como ele escreveu seu livro – toda essa cultura e erudição adornadas de piedade e devoção – , e concluímos que [1.] a fé não descarta a razão.
HOJE PELA MANHÃ acrescentamos a seguinte lição à arte de ter fé: [2.] a fé não dispersa o sofrimento. E AGORA À NOITE, acrescentaremos esta lição à arte de ter fé: [3.] a fé não desperdiça a tribulação.
Neste mundo, ainda sofreremos pelas consequências do pecado (dos nossos e dos outros); sofreremos por causa das perdas; sofreremos pelo homem exterior que se corrompe a cada dia, envelhecendo e adoecendo; sofreremos por causa da perseguição pelo nome de Cristo; sofreremos com a humilhação do pecado; sofreremos pela instabilidade e a incerteza da vida; sofreremos decepções; sofreremos por coisas mil.
Por quê, meu Deus?! Porque a fé não dissipa o sofrimento.
Com efeito, o sofrimento, por causa da fé em Cristo, torna-se a academia da alma, universidade do caráter e escola de santificação:
Romanos 5.1-5 1Portanto, uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós. 2Foi por meio da fé que Cristo nos concedeu esta graça que agora desfrutamos com segurança e alegria, pois temos a esperança de participar da glória de Deus. 3Também nos alegramos ao enfrentar dificuldades e provações, pois sabemos que contribuem para desenvolvermos perseverança, 4e a perseverança produz caráter aprovado, e o caráter aprovado fortalece nossa esperança, 5e essa esperança não nos decepcionará, pois sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com seu amor.
A fé dissipa a condenação. A fé não dispersa o sofrimento. Antes, a fé, faz o sofrimento contribuir para o desenvolvimento da perseverança, a produção do caráter aprovado e o fortalecimento da esperança da vida eterna em Deus e com Deus.
EM TUDO – ao abraçar seu sofrimento, ao abraçar seu Deus e lutar com ele no sofrimento – Habacuque estava APRENDENDO A ARTE DE TER FÉ. De fato, no meio de tudo, Deus disse ao profeta o seguinte: Habacuque 2.4 — “Olhe para os arrogantes, os perversos que em si mesmos confiam; o justo, porém, viverá por sua fidelidade a Deus.”
Habacuque nos ensina que [1.] a fé não descarta a razão, [2.] a fé não dispersa o sofrimento e, por fim, [3.] a fé não desperdiça a tribulação.
Habacuque não passou pelo que passou em vão. Gosto do que se lê na introdução de Habacuque na Bíblia de Estudos NVI:
Esse relato de lutar com Deus não é mero fragmento de um diário particular que, de alguma maneira, chegou ao domínio público. Foi composto para Israel. Por certo, representa a voz dos piedosos de Judá, que se esforçavam para compreender os caminhos de Deus. A resposta de Deus, portanto, servia a todos os que compartilhavam das dúvidas que perturbavam Habacuque. E a confissão desse profeta passou a ser expressão pública”.
Eugene H. Peterson, na introdução que escreveu para o livro de Habacuque na Bíblia A Mensagem, expressou-se assim:
Habacuque começou exatamente onde nós começamos, com nossas queixas, nossa perplexidade e nossas acusações contra Deus, mas não parou aí. Ele chegou conosco a um mundo em que todos os detalhes da nossa vida de amor a Deus [detalhes bons e maus] são transformados em algo [realmente] bom.
Outra maneira de descrevermos o livro de Habacuque é chamá-lo de diário: o diário das lutas de Habacuque com Deus. E o que ele fez desse diário? Imprimiu-o e o disponibilizou ao povo, seguindo a ordem de Deus: Habacuque 1.1 — “Esta é a mensagem [a sentença, o peso] que o profeta Habacuque recebeu numa visão.” TRADUZINDO: Habacuque pegou o peso dessa mensagem, o profeta pegou essa sentença divina que pesava em sua alma, fez dela um diário de lutas e transmitiu ao povo. HABACUQUE NÃO DESPERDIÇOU SUA TRIBULAÇÃO, porque a fé não descarta a razão, não dispersa o sofrimento e não desperdiça a tribulação. A fé, por meio de Cristo, coloca-nos por inteiro nas mão de Deus e, em amor, pelo poder do Espírito Santo, à serviço do próximo.
Isaltino escreveu que o livro de Habacuque é o produto da inquietação e do diálogo do profeta com Yahweh, que foi tomado pelo profeta como uma mensagem divina a ser transmitida ao povo. Ou seja: Habacuque não desperdiçou sua tribulação, porque a fé não desperdiça a tribulação. De fato, na escola da fé nós aprendemos a fazer de nossa tribulação um meio para abençoar os que passam pela mesma tribulação:
2Coríntios 1.3-4 (Bíblia A Mensagem) Todo louvor ao Deus e Pai de nosso Senhor, Jesus, o Messias! Pai de toda misericórdia! Deus de toda cura e restauração! Ele está ao nosso lado quando passamos momentos difíceis e, antes que percebamos, ele nos leva para o lado de alguém que também está sofrendo, para que possamos ajudar aquela pessoa assim como ele nos ajudou.
A fé, por meio de Cristo, coloca-nos por inteiro nas mão de Deus e, em amor, pelo poder do Espírito Santo, à serviço do próximo:
Salmo 84.5-6 (NVI) 5Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração! 6Ao passarem pelo vale de Baca [vale árido, vale de lágrimas] fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
A fé, por meio de Cristo, coloca-nos por inteiro nas mão de Deus e, em amor, pelo poder do Espírito Santo, à serviço do próximo: capacitando-nos a construir poços de água fresca em nossos vales de choro para que outros, ao passarem pelos mesmos vales, também sejam refrescados. A fé não desperdiça a tribulação.
VOCÊ PRECISA DE FÉ:
João 1.10-12 10Veio ao mundo que ele criou, mas o mundo não o reconheceu. 11Veio a seu próprio povo, e eles o rejeitaram. 12Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.
Romanos 6.23 Pois o salário do pecado é a morte, mas a dádiva de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 3.23-25 23Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, 24mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados. 25Deus apresentou Jesus como sacrifício [propiciação; lugar de expiação] pelo pecado, com o sangue que ele derramou, mostrando assim sua justiça em favor dos que creem. […]
A fé são as mãos que recebem a Cristo como substituto e justiça.
Mateus 13.44 O reino dos céus é como um tesouro escondido que um homem descobriu num campo. Em seu entusiasmo, ele o escondeu novamente, vendeu tudo que tinha e, com o dinheiro da venda, comprou aquele campo.
A fé são os olhos que enxergam o valor infinito, insubstituível e inexprimível de Jesus Cristo – com a alma alegre.
João 6.35-36 35Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome. Quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Mas vocês não creram em mim, embora me tenham visto.
A fé recebe Jesus como pão e água que sustenta e satisfaz.
1João 5.3-5 3Amar a Deus significa obedecer a seus mandamentos. E seus mandamentos não são difíceis. 4Pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé. 5Quem vence a batalha contra o mundo? Somente quem crê que Jesus é o Filho de Deus.
A fé elimina o peso de se obedecer aos mandamentos de Deus; a fé nos capacita a vencer o mundo.
“O justo viverá pela sua fé” (Hc 2.4; Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38-39).
VOCÊ JÁ DEPOSITOU SUA FÉ única e exclusivamente em Cristo, como seu único e suficiente salvador – único porque não há nem poderá haver outro salvador e suficiente porque não há qualquer coisa que você possa fazer para contribuir para a sua salvação: Cristo é único e suficiente. Portanto: Você já o recebeu, com fé – arrependimento do pecado e fé em Cristo como seu único e suficiente salvador? — Peça a Deus fé; fé é um dom de Deus:
Efésios 2.8 Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus.
Filipenses 1.29 Pois vocês receberam o privilégio [literalmente, foi-lhes concedida a graça] não apenas de crer em Cristo, mas também de sofrer por ele.
Peça a Deus fé; fé é um dom de Deus. Creia em Jesus. Receba Jesus com fé.
VOCÊ QUE JÁ DEPOSITOU SUA FÉ única e exclusivamente em Cristo, como seu único e suficiente salvador, como seu substituto e sua justiça, como seu tesouro, como todo-suficiente para satisfazer os anseios de sua vida? você tem buscado aprender a arte de ter fé? tem buscado aprender a arte de andar e viver pela fé em Cristo Jesus? Habacuque aprendeu a arte de ter fé – e nos ensina:
Seguiremos em nosso estudo no livro de Habacuque, queremos dominar a arte de ter fé para vencer o mundo. Nas próximas mensagens, portanto, mergulharemos no texto do profeta. Fique sintonizado. Eu te garanto que você se surpreenderá com o quanto esse livro tem a ensinar sobre a mensagem do Natal e para o Ano-Novo.
Eis um gostinho do que estudaremos – A ARTE DE TER FÉ:
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Habacuque - A Arte de Ter Fé
Mais episódios da série Habacuque - A Arte de Ter Fé
Mais Sermões
18 de novembro, 2018
10 de março, 2024
27 de setembro, 2020
15 de janeiro, 2023
Mais Séries
A arte de ter fé – Parte 4
Pr. Leandro B. Peixoto