20.12.2023
[Lucas 19.10] Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos.
Espantoso!
“ESPANTOSO”. Esse é o tipo de adjetivo com duplo sentido. Aliás, é um adjetivo com triplo sentido. Espantoso pode ser usado para expressar medo ou susto (p.ex., “Meu Deus! Aquela casa é espantosa!”); pode ser usado também para expressar admiração e apreciação (p.ex., “Que maravilha! Eu estou espantado com essa notícia!”); e pode ser usado para expressar estranheza, repulsa ou indignação (p.ex., “Não me diga! Que absurdo! Eu estou espantada!”).
A história da conversão de Zaqueu é um típico caso de espanto – com duplo sentido. Duplo sentido mesmo, pois se, de um lado, alguns tomaram a mudança de vida de Zaqueu com grande espanto de alegria (os crentes, os apóstolos); no outro extremo nós descobrimos muitos outros tomando com espanto de indignação o fato de que Jesus Cristo foi à casa de Zaqueu para o abençoar. Como você teria reagido? Cuidado! Não se apresse em condenar. Deixe-me explicar.
ZAQUEU ERA UM COBRADOR DE IMPOSTOS e, muito provavelmente, como era típico dessa espécime romana, ele era dirigido por tirar vantagem, roubar, trapacear e extorquir. Inda mais que – conhecida como “a cidade das palmeiras” e elogiada em todo o império romano, pelos belíssimos campos de flores e pomares de tâmaras que se cultivavam no local – Jericó era uma importante cidade aduaneira, isto é, ponto de cobrança de impostos ou de pedágios para a passagem de mercadorias que transitavam entre o leste e o oeste da região. Josefo (historiador e apologista judaico-romano; viveu entre 37 e 100 a.C., aproximadamente) descreveu Jericó como “uma região divina [pela beleza e a fartura]”, “a mais gorda [rica] rica da Palestina”. Bem, você pode imaginar quanta grana passava pelas mãos de Zaqueu – o publicano, o principal ou o chefe dos cobradores de impostos. Veja bem: não se chegava ao topo desse jeito sem que se fosse muito bom em política e generosidade na repartição de propinas. Talvez Zaqueu não fosse assim tão ganancioso quanto os demais de seus pares; mas que, por vezes, também explorou pessoas na cobrança de impostos indevidos, ele próprio confessou ter feito, em Lucas 10.8.
Gente assim, a gente, geralmente, não quer ver se dando bem, bem de verdade, mudando de vida e se tornando gente do bem – pelo menos não sem que a pessoa sofra um bom bocado. A gente não costuma desejar a essas pessoas – às pessoas que cometeram injustiça contra nós – o perdão e a salvação; as gente quer mais é dar pancada e ver sangue. Mas com Jesus tudo é diferente: ele não deu pancada nem cobrou o sangue; pelo contrário, ele sofreu a pancada e derramou o próprio sangue. Lucas 19.10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos [aqueles nos quais nós queremos mais é dar panca e ver o sangue].” Essa história começa assim:
Lucas 19.1-6 1Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. 2Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. 3Tentava ver Jesus, mas era baixo demais e não conseguia olhar por cima da multidão. 4Por isso, correu adiante e subiu numa figueira-brava, no caminho por onde Jesus passaria. 5Quando Jesus chegou ali, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo hospedar-me em sua casa”. 6Sem demora, Zaqueu desceu e, com alegria, recebeu Jesus em sua casa.
A CURIOSIDADE levou Zaqueu a Jesus; e A COMPAIXÃO levou Jesus a Zaqueu. Temos aqui um caso típico da graça de Deus, do amor extravagante, do amor espantoso de Deus e do chamado irresistível de Deus para a salvação.
POR QUE ZAQUEU? Porque Zaqueu, diferentemente dos demais, teve força de vontade para ir a Jesus? Porque Zaqueu se esforçou e subiu em uma árvore para ver Jesus? Ora, você acredita mesmo que somente Zaqueu tinha feito aquele “esforço” para chegar perto de Jesus, a ponto de conseguir vê-lo? De jeito nenhum! Havia ali e em toda parte, inclusive nas copas de todas as árvores possíveis ao redor, uma multidão de gente; o lugar estava pingando de gente (v. 3)! Gente curiosa. Muita gente curiosa. Essa é que é a verdade. Mas foi apenas Zaqueu que Jesus viu e chamou. SAIBA DE UMA COISA: Zaqueu só apareceu no Evangelho de Lucas porque Jesus mesmo o trouxe para o centro da história. Não fosse a escolha de Jesus, o olhar de Jesus e o chamado de Jesus, Zaqueu teria subido na árvore, descido de lá e seguido a vida cobrando impostos, lucrando com suas cobranças injustas e desfrutando das belezas e benefícios de Jericó.
FOI A MARAVILHOSA GRAÇA DE JESUS que alcançou Zaqueu, foi o chamado eficaz de Jesus que o atraiu para a salvação. De outro modo, a glória teria que ser dada não ao Salvador, mas ao pecador com força de vontade sobre-humana, destacada da dos demais. Só que, se há algo maravilhoso, espantoso nesta passagem não é a atitude de Zaqueu, mas a graça extravagante e espantosa de Jesus. Tão extravagante e tão espantosa que deixou os fariseus INDIGNADOS; de fato, deixou-os espantados com repulsa e indignação. Lucas 19.7: “Ao ver isso [Jesus chamando Zaqueu e se oferecendo para ir à casa dele], o povo começou a se queixar: “Ele foi se hospedar na casa de um pecador!”.
REPETINDO: o objetivo de Lucas ao narrar esta história não é o de exaltar a livre e tão grande força de vontade de Zaqueu para ver Jesus. A ideia central é demonstrar que Jesus veio – o Natal foi estabelecido –, Deus veio a nós para buscar e salvar pecadores, não para cumprir exigências religiosas legalistas ou para atender as necessidades de especialistas ou líderes religiosos. VEJA COMO SE COMPLETA ESTA HISTÓRIA:
Lucas 19.8-10 8Enquanto isso, Zaqueu se levantou e disse: “Senhor, darei metade das minhas riquezas aos pobres. E, se explorei alguém na cobrança de impostos, devolverei quatro vezes mais!”. 9Jesus respondeu: “Hoje chegou a salvação a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão. 10Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos”.
ESPANTOSO, portanto, não é que Deus veio a nós para se hospedar na casa de pecadores, como se expressaram com indignação os fariseus (Lc 19.7); ESPANTOSO – maravilhoso – é que Deus veio ao mundo precisamente para isto: “buscar e salvar os perdidos” (Lc 19.10); ESPANTOSO – maravilhoso – é que Deus veio a nós exatamente para entrar e se hospedar na casa de pecadores, como o próprio Cristo fez com Zaqueu (Lc 19.5). Pois bem…
O TEXTO QUE NÓS LEMOS NO INÍCIO – Lucas 19.10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos.” – traz a justificativa do próprio Cristo para a sua conduta, alegando que, por mais pecaminoso que Zaqueu fosse, ele era “filho de Abraão” (Lc 19.9); e que a intenção mesma de sua vinda ao mundo, em corpo humano, era buscar e salvar aquilo que estava perdido, buscar e salvar pecadores (Lc 19.10). Isso é espantoso, digo: é maravilhoso, extraordinário, fantástico!!!
Agora eu desejo me concentrar neste versículo, Lucas 19.10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos.” E desejo destacar os seguintes pontos: [1.] a magnitude da vinda de Cristo e [2.] a maravilha da vinda de Cristo. No final, [3.] farei uma consideração muito importante.
O próprio Cristo nos diz porque Deus estabeleceu o Natal. Você já deve ter percebido, Lucas 19.10: “Porque o Filho do Homem veio [razão # 1] buscar e [razão # 2] salvar [quem?] os perdidos.”
De que modo o homem está “perdido”?
Romanos 5.12 Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram.
Romanos 5.16 E o resultado da dádiva de Deus é bem diferente do resultado do pecado de um único homem, pois enquanto o pecado de Adão levou à condenação, a dádiva de Deus nos possibilita ser declarados justos diante dele, apesar de nossos muitos pecados.
Hebreus 6.4-6 4Pois é impossível trazer de volta ao arrependimento aqueles que já foram iluminados, que já experimentaram as dádivas celestiais e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5que provaram a bondade da palavra de Deus e os poderes do mundo por vir, 6e que depois se desviaram. Sim, é impossível trazê-los de volta ao arrependimento, pois, ao rejeitar o Filho de Deus, eles voltaram a pregá-lo na cruz, expondo-o à vergonha pública. [NVI: impossível trazê-los ao arrependimento enquanto estão crucificando de novo]
1Coríntios 6.9-11 9Vocês não sabem que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se enganem: aqueles que se envolvem em imoralidade sexual, adoram ídolos, cometem adultério, se entregam a práticas homossexuais, 10são ladrões, avarentos, bêbados, insultam as pessoas ou exploram os outros não herdarão o reino de Deus. 11Alguns de vocês eram assim, mas foram purificados e santificados, declarados justos diante de Deus no nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.
Salmo 27.10 Mesmo que meu pai e minha mãe me abandonem,
o SENHOR me acolherá.
Efésios 2.12-13 12Naquele tempo, vocês viviam afastados de Cristo. Não tinham os privilégios do povo de Israel e não conheciam as promessas da aliança. Viviam no mundo sem Deus e sem esperança. 13Agora, porém, estão em Cristo Jesus. Antigamente, estavam distantes de Deus, mas agora foram trazidos para perto dele por meio do sangue de Cristo.
João 3.18-19 18“Não há condenação alguma para quem crê nele. Mas quem não crê nele já está condenado por não crer no Filho único de Deus. 19E a condenação se baseia nisto: a luz de Deus veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão que a luz, porque seus atos eram maus.
Como se não bastasse a magnitude da vinda de Cristo: vir para pecadores, nosso texto apresenta a maravilha da vinda de Deus a nós: buscar e salvar. Lucas 19.10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos.”
Buscar? Como assim?
Buscar quem não estava buscando (buscando de coração).
Salvar? Salvar de quê?
Salvar do estado de perdição e da condenação eterna.
Buscar quem não estava buscando (não buscava de coração)
Romanos 5.8, 10 8Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores. […] 10Pois, se quando ainda éramos inimigos de Deus nosso relacionamento com ele foi restaurado pela morte de seu Filho, agora que já estamos reconciliados certamente seremos salvos por sua vida.
Salvar da condenação eterna
Romanos 5.9, 11 9E, uma vez que fomos declarados justos por seu sangue, certamente seremos salvos da ira de Deus por meio dele. […] 11Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
JESUS CHAMA A SI MESMO, aqui em Lucas 19.10, de “Filho do Homem”. É um título messiânico, o qual combina, na mesma pessoa, traços humano e divino; ou seja: Jesus, o Cristo. Veja a profecia (note como ela combina os traços humano e divino em um só):
Daniel 7.13-14 13Depois, em minha visão naquela noite, vi alguém semelhante a um filho de homem vindo com as nuvens do céu. Ele se aproximou do Ancião e foi conduzido à sua presença. 14Recebeu autoridade, honra e soberania, para que povos de todas as raças, nações e línguas lhe obedecessem. Seu domínio é eterno; não terá fim. Seu reino jamais será destruído.
Ele, “o Filho do Homem” o Senhor Jesus Cristo, veio ao mundo (Lc 19.10) para que as ovelhas perdidas do SENHOR Deus fossem todas elas achadas (buscadas) e reunidas (salvas) – E ESTA É A NOSSA GARANTIA: o amor soberano de Deus Pai, a graça maravilhosa do Filho Jesus e a obra sobrenatural do Espírito Santo. Veja:
Ezequiel 34.11-16 11“Pois assim diz o SENHOR Soberano: Eu mesmo procurarei minhas ovelhas e as encontrarei. 12Serei como o pastor que busca o rebanho espalhado. Encontrarei minhas ovelhas e as livrarei de todos os lugares para onde foram espalhadas naquele dia de nuvens e escuridão. 13Eu as tirarei do meio dos povos e das nações e as trarei de volta para sua terra. Eu as alimentarei nos montes de Israel, junto aos rios e em todos os lugares habitados. 14Sim, eu lhes darei bons pastos nas altas colinas de Israel. Elas se deitarão em lugares agradáveis e se alimentarão nos pastos verdes das colinas. 15Eu mesmo cuidarei delas e lhes darei lugar para descansar, diz o SENHOR Soberano. 16Procurarei as perdidas que se desgarraram e as trarei de volta. Enfaixarei as ovelhas feridas e fortalecerei as fracas. Destruirei, porém, as gordas e poderosas. Sim, eu as alimentarei, mas com juízo!
DEUS FILHO VEIO A NÓS para buscar e salvar – achar e reunir – as ovelhas perdidas de Deus Pai. E esse plano não será frustrado – porque Cristo veio buscar, E PONTO FINAL. Ele veio buscar e salvar os perdidos. Nossa garantia?
A VERDADE, PORTANTO, É ESTA: Lucas 19.10: “[…] o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos.” Espante-se com essa verdade. Maravilhe-se.
O que te trouxe aqui hoje à noite? Curiosidade? Religiosidade? Não importa!
Aceite o convite de Cristo. Arrependa-se do pecado. Creia para a sua salvação.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Mensagens Avulsas
Mais episódios da série Mensagens Avulsas
Mais Sermões
7 de dezembro, 2016
2 de agosto, 2017
7 de dezembro, 2016
26 de junho, 2016
Mais Séries
Deus Vindo a Nós
Pr. Leandro B. Peixoto