03.03.2024
[Atos 20.22-24] 22“Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. Não sei o que me espera ali, 23senão que o Espírito Santo me diz, em todas as cidades, que tenho pela frente prisão e sofrimento. 24Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.
Viver para Deus! Como é viver para Deus, na prática? Há pelo menos cinco lições que podemos aprender de Paulo. Já estudamos duas, recapitule comigo:
1. Viver para Deus é estar preso à vontade de Deus pelo Espírito
Atos 20.22 Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. […]
Viver para Deus significa que o seu espírito – o seu ser interior, o seu coração, a sua alma, o seu ser inteiro – foi dominado (i.e., amarrado e está sendo conduzido, sob custódia) pelo Espírito de Deus, e assim a vontade de Deus passou a ser a sua grande paixão. Viver para Deus é, antes de tudo, ter sido dominado por uma Pessoa e um poder que não é o seu próprio.
Vimos também…
2. Viver para Deus é confiar que o futuro pertence a Deus, e descansar
Atos 20.22 Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. [AGORA, OUÇA:] Não sei o que me espera ali […]
Viver para Deus significa, na prática, contentar-se em viver pela fé, sem ter que saber em detalhes o que trará o amanhã.
3. Viver para Deus é ter coragem para prosseguir mesmo em face do sofrimento
Atos 20.22-23 22Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. [AGORA, OUÇA:] Não sei o que me espera ali [SERÁ MESMO? OUÇA:], 23senão que o Espírito Santo me diz, em todas as cidades, que tenho pela frente prisão e sofrimento.
Ora, meu povo, se há uma certeza que todos nós podemos ter quanto ao amanhã, é a certeza que está descrita na Bíblia – exemplo: “é necessário passar por muitos sofrimentos até entrar no reino de Deus” (At 14.22); ou: “Sim, e todos que desejam ter uma vida de devoção em Cristo Jesus sofrerão perseguições” (2Tm 3.12); ou, nas palavras de Jesus: “Uma vez que o dono da casa foi chamado de Belzebu, os membros da família serão chamados de nomes ainda piores!” (Mt 10.25). — Percebeu? — Se é prisão ou não, não importa, o certo é que a vida cristã é trilhada no caminho do sofrimento, porque “a porta para a vida é estreita, e o caminho é difícil [apertado], e são poucos os que o encontram.” (Mt 7.14).
Você já percebeu o quanto o sofrimento – o medo de sofrer e o temor do homem – nos paralisam? Mesmo quando nós nos propomos a viver para Deus! Aliás, honestamente!, principalmente quando nós nos propomos a viver para Deus: o sofrimento e a perseguição e o temor do homem nos imobilizam. Não precisaria ser assim – se tão somente soubéssemos como manter a fé:
Hebreus 12.2-3 2Mantenhamos o olhar firme em Jesus, o líder e aperfeiçoador de nossa fé. Por causa da alegria que o esperava, ele suportou a cruz sem se importar com a vergonha. Agora ele está sentado no lugar de honra à direita do trono de Deus. 3Pensem em toda a hostilidade que ele suportou dos pecadores; desse modo, vocês não ficarão cansados nem desanimados.
Esse tipo de fé é o que adorna, por exemplo, a mulher virtuosa:
Provérbios 31.25 Veste-se de força e dignidade e ri sem medo do futuro.
A fé que adorna a mulher virtuosa, tornando-a forte e piedosa, sem medo do futuro, também adornou Sara, mulher de Abraão (1Pe 3.3-6) e – disse Pedro às mulheres (1Pe 3.6): – “Vocês são filhas dela quando praticam o bem, sem medo algum.”
A fé, somente a fé na graça futura de Deus, fé na bondade e na sabedoria de Deus, fé na capacidade que Deus nos dá, fé nas misericórdias do Senhor que são renovadas sobre nós a cada manhã… fé em tudo o que Deus é e promete ser e fazer por nós em Cristo Jesus… somente a fé nos fará viver para Deus, em face do sofrimento, praticando o bem, livre de qualquer medo paralisante.
Pois bem… É ISTO O QUE SIGNIFICA VIVER PARA DEUS: [1.] estar preso à vontade de Deus e movido pelo poder do Espírito; [2.] confiar que o futuro pertence a Deus, e descansar; [3.] ter coragem para prosseguir mesmo em face do sofrimento; e…
4. Viver para Deus é valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo
Atos 20.24 Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.
A forma de ministério varia para cada um de nós; por exemplo: não são todos os chamados para o ministério pastoral ou missões transculturais. Entretanto, todos nós temos o mesmo objetivo essencial naquilo que Deus nos chama para fazer: magnificar a glória e a grandeza da graça de Deus em Jesus Cristo. Esta é a pista de corrida que todos os cristãos estão correndo: magnificar a glória e a grandeza da graça de Deus em Jesus Cristo; já as curvas e o terreno são diferentes: vai depender da vocação ou profissão. O objetivo é o mesmo, sempre (At 20.24): “dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.” A forma varia.
Paulo disse, noutro lugar, em Efésios 1.5-6: “[Deus] nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado.” Esse é o sentido último da vida (o sentido da corrida): viver para valorizar ao máximo a glória da graça de Deus. Essa é a vida não desperdiçada. É isto o que significa viver para Deus: viver para o louvor da graça gloriosa de Deus (Ef 1.6); dar testemunho do evangelho da graça de Deus (At 20.24).
PORTANTO, a vida desperdiçada, a vida jogada fora é a vida que sai da pista de corrida – qual seja: viver para valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo. Qualquer coisa diferente disso não será viver para Deus. Foi por isso que William Carey escreveu: “Não tenho medo do fracasso; tenho medo de ter sucesso em coisas que não importam.” E se não for para valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo, não terá importância viver.
Continua na próxima mensagem…
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Atos dos Apóstolos
Mais episódios da série Atos dos Apóstolos
Mais Sermões
27 de setembro, 2017
11 de dezembro, 2016
23 de agosto, 2017
13 de agosto, 2023
Mais Séries
MasterClass Paulo de Tarso – Viver para Deus – Parte 3
Pr. Leandro B. Peixoto