21.08.2016
Surpreende você a afirmação de que Deus dá risada? Não deveria, pois o salmista atestou que “do seu trono nos céus ele põe-se a rir e caçoa” dos líderes rebeldes das nações (Sl 2.4). O Senhor tem senso de humor, mas, nesse contexto, o sorriso é do tipo que nasce do prazer em aplicar justiça aos ímpios. É um riso de escárnio, de ironia.
Reis e governantes, apesar de pequenos e insignificantes, unem-se em posição elevada, dirigindo-se ao trono do céu com punhos cerrados e em riste, esbravejando que não aceitam sobre eles o governo do Soberano do Universo. Deus, porém, dá risadas (Sl 2.2-4).
A indagação de espanto do salmista no início do texto nos ajuda a compreender o porquê da risada do Senhor: é que as nações se enfurecem, amotinam-se e tramam em vão (Sl 2.1). Ninguém, por mais forte e poderoso que possa parecer, por mais bem acompanhado que se julgue caminhar, por mais sábio que se ache ser e por mais bem aparelhado que se pense estar, jamais conseguirá sobreviver sem submeter-se à autoridade do Senhor. Essa atitude nunca poderá dar certo, por isso a risada de Deus.
O Senhor nos criou à sua imagem e à sua semelhança, e se lutamos contra ele, lutamos contra nós mesmos e, insanos, nos autodestruímos. O Senhor é o sustentador da vida, e se nos rebelamos contra ele, estancamos todo e qualquer suprimento necessário para a nossa sobrevivência e, inanes, morreremos. Rebelar-se contra Deus, portanto, é lutar uma batalha perdida.
Ao tomarmos conta das notícias do Brasil e do mundo, cabe-nos rir e não chorar. Diante de nós está um mundo em turbulência; há nações em revolta; existem povos em tumulto; encontramos sociedades em agitação, todos unidos contra Deus e contra o seu Filho Jesus Cristo. Não se contentaram em “matar” Deus. Querem todos destruir os seus fundamentos, acabar com os seus princípios e redefinir os seus valores. Deus, porém, “do seu trono nos céus põe-se a rir e caçoa deles” (Sl 2.4).
O Senhor continua no trono do Universo, controlando céus e terra. Ele é soberano e jamais deixará de ser o Senhor absoluto da Criação. Sua resposta ao mundo em revolta é contundente, pois “em sua ira os repreende e em seu furor os aterroriza, dizendo: ‘Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte’” (Sl 2.5-6). Jesus Cristo, por mais que o rejeitem e por mais que tentem calar a sua Igreja ao redor do globo, utilizando-se das perseguições mais cruéis, será soberano para sempre. Ele vencerá; por isso a risada de Deus.
Com carinho,
Pr. Leandro B. Peixoto.
Mais Artigos
31 de julho, 2016
18 de setembro, 2016
24 de janeiro, 2016
17 de julho, 2016