27.11.2016
O Dia de Ação de Graças vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singrava os mares o Mayflower, levando a bordo muitas famílias. Eram peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, foram buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundaram treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos, mas eles não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e confiavam nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira e semearam o solo. Os índios, conhecedores da terra, ensinaram a melhorar maneira de plantar e de cultivar, e Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos e convidaram os índios para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e de gratidão a Deus. Nascia o Thanksgiving Day, celebrado até hoje em seu país de origem, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso, em 1941.
Conta-se que o embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington DC (capital dos EUA), da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou essa Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com essa celebração em outros países.
Apesar de ter sido “importada” do continente norte-americano, a data é de grande valor, especialmente para os cristãos. A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das pessoas abençoadas agradecer sempre e por todas as coisas (1Ts 5.18). O salmista exclama: “Como é bom render graças ao Senhor” (Sl 92.1) e outra vez: “Entrem por suas portas com ações de graças” (Sl 100.4). Render graças a Deus, portanto, é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e se repete ao longo da história através daqueles que foram salvos e seguem a vida conscientes da maravilhosa graça de Deus que nos sustenta em todas as coisas por meio de Jesus Cristo.
Hoje, são muitos os países que celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, cumprindo a orientação de Paulo: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.18). Este ano nós fizemos coro a esses milhares de cristãos pelo mundo. Deus permitindo, ano que vem tem mais.
Com carinho,
Pr. Leandro B. Peixoto
Mais Artigos