26.06.2016
Para onde você está indo com tanta pressa? Por que precisa correr tanto? Vivemos em um mundo apressado, que exige imediatismo, prazer, conquistas, realizações… Tudo às pressas! Ele grita por metas de vida e dita o que é ser bem-sucedido.
Olhando ao redor e sendo sinceros, podemos afirmar sem exagero: nós nos perdemos. Em algum momento, essa inquietação e essas premissas entraram em contato com a nossa existência e a vida tornou-se um jogo. Passamos os dias, os meses e os anos esperando a próxima fase que nos completará. Nós nem sabemos, por exemplo, por que precisamos daquela pós-graduação, mas todos dizem que devemos tê-la, então corremos atrás dela. Sim, muitos trabalham por necessidade, outros tantos, porém, não precisariam trabalhar tanto assim, mas alguém nos disse que ter mais, viajar sempre e ajuntar muito é o que nos fará felizes. Então, corremos!
Faça uma pesquisa em um grupo de pessoas. Proponha uma dinâmica. Peça para escreverem sobre o que esperam da vida daqui a cinco, dez e quinze anos. Solicite que anotem suas metas. Você descobrirá que a maioria, se não todos, anotará sobre os seus objetivos pessoais, profissionais e familiares. Espantoso será encontrar alguém que expresse o desejo de mudar algo no caráter, de crescer espiritualmente, de se transformar para melhor enquanto pessoa diante de Deus e dos homens.
Por que nós escolhemos esse caminho? Temos tido fome de quê? Aonde essa pressa em alcançar realizações vai no levar? Tornamo-nos uma geração muito preocupada com a linha de chegada desse mundo e, de tão cegos pelo que acreditamos ser o certo, esquecemo-nos de analisar as nossas motivações. Se elas não estão de acordo com a Palavra de Deus, não importa o que você esteja fazendo, por mais “certo” que pareça, será tudo em vão.
Você pode entrar na faculdade, trocar de emprego, crescer na carreira, casar, ter filho, trocar de apartamento… Todavia, uma coisa apenas é necessária, algo que jamais será retirado de nós: o Senhor. Buscando ser mais parecidos com Jesus, nosso Salvador, encontraremos aquilo que nos tornará melhores e muito, muito mais felizes (Lc 10.38-42).
Pode parecer óbvio, mas, ao fazermos uma análise profunda, descobrimos quão distantes dessa realidade nós estamos. Olhe para o seu coração e reflita sobre seus planos e sobre as reais motivações de suas decisões para este e para os próximos anos. Ouso dizer que muitas áreas de sua vida poderão estar sendo guiadas por suas vontades cheias de pecado.
Prossigamos para o alvo (Fl 3.12-16), sabendo que Deus cuida de todos nós (Hb 13.5-6) e que ele espera que sejamos bem-sucedidos, acima de tudo, em uma batalha: a que travamos incessantemente contra o mundo, a carne e o diabo – a luta contra o pecado (Hb 12.4).
Faça como Davi; reflita sobre os seus caminhos e decida voltar os seus passos para a Palavra de Deus (Sl 119.59). Pare e pense.
Com carinho,
Leandro B. Peixoto – seu pastor.
Mais Artigos
2 de outubro, 2016
14 de agosto, 2016
1 de julho, 2018
24 de julho, 2016