14.05.2017
O aroma de um bom perfume é capaz de evocar sentimentos profundos, atingindo inclusive a alma. Ao penetrar pelas narinas, o cheiro atinge as terminações nervosas do nervo olfatório, e de lá ele segue diretamente para o sistema nervoso central, por isso o seu efeito é imediato e poderoso na memória e nas emoções das pessoas.
Na Bíblia, os amantes sempre fizeram uso de boas fragrâncias para despertar o amor e o prazer. Além do corpo e da roupa (Ct 1.3; 3.6; 4.10), eles perfumavam a cama e o ambiente do casal (Pv 7.17). O próprio Deus fez uso de aromas para evocar nas pessoas, por exemplo, lembranças e sentimentos alegres dos momentos passados em culto no lugar de adoração (Sl 45.8-9). Na ausência de alegria, em vez do bom perfume, proliferava o mau cheiro (Is 3.24).
Christian Dior, um dos mais importantes estilistas franceses, tinha uma frase que ilustra bem a forte relação de uma mulher com sua fragrância preferida: “O perfume de uma mulher revela mais sobre ela do que a caligrafia”. Veja bem: isso porque a letra é uma das ferramentas mais poderosas para se identificar traços da personalidade de uma pessoa!
Sabedores de que o aroma influi de forma tão profunda no ser humano, profissionais já desenvolveram o marketing olfativo, que oferece serviços de aromatização profissional para ambientes comerciais, eventos e ações promocionais. Sabe-se que a memória olfativa tem o poder de atrair o cliente e mantê-lo na loja sem ele saber o porquê.
Prova do poder do aroma para mexer com os sentimentos das pessoas é que na Bíblia, principalmente na literatura poética e de sabedoria, não é raro o tema “perfume” ser utilizado como ilustração para comunicar verdades espirituais importantes. Veja: “Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade.” (Pv 27.9) Não é difícil perceber o que Salomão está dizendo nesse texto de Provérbios. Para o sábio, o perfume de qualidade pode ser comparado ao conselho sincero, isto é, da mesma forma que o cheiro bom alegra o coração, o conselho sincero alimenta e adoça a comunhão dos amigos. Que bela lição para este Dia das Mães!
Filhos precisam de perfume de mãe. Mas, que cheiro tem este perfume? Provérbios 27.9 nos indica que perfume de mãe mistura pelo menos três óleos essenciais aromáticos: alegria – “trazem alegria ao coração”, amor – “do conselho sincero” e amabilidade “nasce uma bela amizade”.
As mães, pela graça de Deus, precisam exalar alegria, amor e amabilidade (fruto do Espírito: Gl 5.22-23!), fazendo nascer, visando manter e almejando perpetuar um tipo de amizade que estimule o crescimento cristão. Assim é que perfume de mãe é essencial para o desenvolvimento dos filhos e para a manutenção de um clima de conforto e harmonia no lar e na família (Sl 128.3-4).
Feliz Dia das Mães!
Com carinho, Leandro B. Peixoto.
Mais Artigos
7 de outubro, 2018
7 de maio, 2017
15 de maio, 2016
6 de março, 2016