17.01.2021
[Colossenses 1.28] Portanto, proclamamos a Cristo, advertindo a todos e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para apresentá-los maduros [perfeitos] em Cristo.
A maravilhosa carta que Paulo escreve para a igreja em Colossos é composta de quatro capítulos curtos e contém 95 versículos no total. Você pode lê-la em voz alta em quinze a vinte minutos. Em linhas gerais, temos os seguintes:
Pois bem, agora nós leremos panoramicamente esta carta para examinar alguns aspectos importantes da renovação, da nova vida que se pode ter em Cristo Jesus. Faremos sob os seguintes tópicos: [1] o autor da transformação – Deus; [2] o meio para a transformação – Cristo; [3] o resultado da transformação – vida no Espírito; e [4] incentivos para se permanecer no processo de transformação.
Estudamos na mensagem anterior.
Contrastando o evangelho pelo qual ele deu sua vida para a transformação dos eleitos de Deus, Paulo colocará Cristo – o meio de Deus para a salvação – em contraste com alguns falsos ensinos e formas de espiritualidade pagãs que estavam assolando alguns da igreja em Colossos.
Cristo em contraste aos sofismas
Paulo teve que confrontar os sofistas (2.1-7). Sofisma é “um argumento ou um raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa”, define o dicionário Oxford.
Ouça como o apóstolo coloca sofismas em contraste com o evangelho:
Colossenses 2.1-7 1Quero que saibam quantas lutas tenho enfrentado por causa de vocês e dos que estão em Laodiceia, e por muitos que não me conhecem pessoalmente. 2Que eles sejam encorajados e unidos por fortes laços de amor e tenham plena certeza de que entendem o segredo de Deus, que é o próprio Cristo. 3Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento. 4Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos bem elaborados. 5Pois, embora eu esteja longe, meu coração está com vocês. E eu me alegro de que estejam vivendo como devem e de que sua fé em Cristo seja forte. 6E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-lo. 7Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.
Cristo em contraste ao gnosticismo
Colossenses 2.8-10 8Não permitam que outros os escravizem [roube pirateie o coração] com filosofias vazias e invenções enganosas provenientes do raciocínio humano, com base nos princípios espirituais deste mundo [textos de espiritualidade persa, magia, astrologia, racionalismo judaico], e não em Cristo. 9Pois nele habita em corpo humano toda a plenitude de Deus. 10Portanto, porque estão nele, o cabeça de todo governante e autoridade, vocês também estão completos.
Cristo em contraste ao legalismo
Colossenses 2.11-17 11Em Cristo vocês foram circuncidados, mas não por uma operação física, e sim espiritual, na qual foi removido o domínio de sua natureza humana. 12No batismo, vocês foram sepultados com Cristo e, com ele, foram ressuscitados para a nova vida por meio da fé no grande poder de Deus, que ressuscitou Cristo dos mortos. 13Vocês estavam mortos por causa de seus pecados e da incircuncisão de sua natureza humana. Então Deus lhes deu vida com Cristo, pois perdoou todos os nossos pecados. 14Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz. 15Desse modo, desarmou os governantes e as autoridades espirituais e os envergonhou publicamente ao vencê-los na cruz. 16Portanto, não deixem que ninguém os condene pelo que comem ou bebem, ou por não celebrarem certos dias santos, as cerimônias da lua nova ou os sábados. 17Pois essas coisas são apenas sombras da realidade futura, e o próprio Cristo é essa realidade.
Cristo em contraste ao paganismo
Colossenses 2.18-19 18Não aceitem a condenação daqueles que insistem numa humildade fingida e na adoração de anjos e que alegam ter visões a respeito dessas coisas. A mente pecaminosa deles os tornou orgulhosos, 19e eles não estão ligados a Cristo, que é a cabeça do corpo. Unido a ele por meio de suas juntas e seus ligamentos, o corpo cresce à medida que é nutrido por Deus.
Cristo em contraste ao ascetismo
Ascetismo é a “doutrina de pensamento ou de fé que considera a ascese, isto é, a disciplina e o autocontrole estritos do corpo e do espírito, um caminho imprescindível em direção a Deus, à verdade ou à virtude”, definiu o dicionário Oxford. — Pois bem, Paulo passa a contrastar o ascetismo com a supremacia de Cristo, mas LEMBRE-SE de que essas coisas todas estavam juntas e misturadas em Colossos – i.e., sofismas, gnosticismo, legalismo, paganismo, ascetismo e pitadas de cristianismo –, formando, de fato, uma religião totalmente diferente daquela apregoada pelos profetas e apóstolo. Portanto, qualquer semelhança hoje em dia não é mera coincidência. Veja:
Colossenses 2.20-23 20Vocês morreram com Cristo, e ele os libertou dos princípios espirituais deste mundo. Então por que continuar a seguir as regras deste mundo, que dizem: 21“Não mexa! Não prove! Não toque!”? 22Essas regras não passam de ensinamentos humanos sobre coisas que se deterioram com o uso. 23Podem até parecer sábias, pois exigem devoção, abnegação e rigorosa disciplina física, mas em nada contribuem para vencer os desejos da natureza pecaminosa.
A supremacia de Cristo – sua total e incontestável superioridade – é suficiente para a nossa transformação. É o que Paulo, a seguir, demonstrará na prática.
A pessoa que Deus mesmo transforma por meio de Jesus Cristo, sustenta-se buscando ainda mais de Jesus Cristo. Ouça, à partir da recapitulação do último versículo do capítulo 2 (v. 23): “[Essas filosofias e formas de espiritualidade] Podem até parecer sábias, pois exigem devoção, abnegação e rigorosa disciplina física, mas em nada contribuem para vencer os desejos da natureza pecaminosa.”
O que, então, transforma de verdade?
Paulo passa à aplicação prática de sua doutrina exposta nos caps. 1–2:
Afeições devotadas a Cristo
Colossenses 3.1-4 1Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. 2Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 3Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus. 4E quando Cristo, que é sua vida, for revelado ao mundo inteiro, vocês participarão de sua glória.
Ações praticadas no Espírito Santo
Colossenses 3.5-11 [mortificação e transformação pessoal] 5Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria. 6É por causa desses pecados que vem a ira de Deus. 7Vocês costumavam praticá-los quando sua vida ainda fazia parte deste mundo, 8mas agora é o momento de se livrarem da ira, da raiva, da maldade, da maledicência e da linguagem obscena. 9Não mintam uns aos outros, pois vocês se despiram de sua antiga natureza e de todas as suas práticas perversas. 10Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele. 11Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos.
Colossenses 3.12-15 [relacionamentos transformados pelo Espírito] 12Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. 14Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia. 15Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz. E sejam sempre agradecidos.
Colossenses 3.16-17 [enchendo-se do Espírito Santo] 16Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. 17E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele.
Amor repartido na sociedade
Colossenses 3.18-21 [família] 18Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como é próprio a quem está no Senhor. 19Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza. 20Filhos, obedeçam sempre a seus pais, pois isso agrada ao Senhor. 21Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.
Colossenses 3.22–4.1 [família] 22Escravos, em tudo obedeçam a seus senhores terrenos. Procurem agradá-los sempre, e não apenas quando eles estiverem observando. Sirvam-nos com sinceridade, por causa de seu temor ao Senhor. 23Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens. 24Lembrem-se de que o Senhor lhes dará uma herança como recompensa e de que o Senhor a quem servem é Cristo. 25Mas, se fizerem o mal, receberão de volta o mal, pois Deus não age com favoritismo. 4.1Senhores, sejam justos e imparciais com seus escravos. Lembrem-se de que vocês também têm um Senhor no céu.
Esta é a vida transformada por Deus, através de Jesus Cristo: vivida no e pelo Espírito, a pessoa devota suas afeições a Cristo e pratica ações de amor na sociedade.
Paulo está caminhando para concluir sua carta, mas antes ele fará alguns incentivos, apresentará algumas ilustrações do poder transformador do evangelho de Cristo e fará suas instruções finais.
Incentivos à espiritualidade centrada na cruz
Veja como Paulo incentiva os colossenses a permanecerem no processo de transformação, nutrindo uma espiritualidade pé no chão:
Colossenses 4.2-6 2Dediquem-se à oração com a mente alerta [vigiem e orem] e o coração agradecido [com ações de graças]. 3Orem também por nós, para que Deus nos dê muitas oportunidades de falar do segredo a respeito de Cristo. É por esse motivo que sou prisioneiro. 4Orem para que eu proclame essa mensagem com a devida clareza. 5Vivam com sabedoria entre os que são de fora e aproveitem bem todas as oportunidades. 6Que suas conversas sejam amistosas e agradáveis [temperadas com sal], a fim de que tenham a resposta certa para cada pessoa.
Ilustrações de uma espiritualidade centrada na cruz
Colossenses 4.7-15 7Tíquico, irmão amado e colaborador fiel que trabalha comigo na obra do Senhor, lhes dará um relatório completo de como tenho passado. 8Eu o envio a vocês exatamente com o propósito de informá-los do que se passa conosco e de animá-los. 9Envio também Onésimo, irmão fiel e amado, que é um de vocês. Ele e Tíquico lhes contarão tudo que tem acontecido aqui. 10Aristarco, que é prisioneiro comigo, lhes envia saudações, e assim também Marcos, primo de Barnabé. Conforme vocês foram instruídos, se Marcos passar por aí, recebam-no bem. 11Jesus, chamado Justo, também manda lembranças. Esses são os únicos irmãos judeus entre meus colaboradores. Eles trabalham comigo para o reino de Deus e têm sido um grande conforto para mim. 12Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, lhes envia saudações. Ele sempre ora por vocês com fervor, pedindo que sejam maduros e plenamente confiantes de que praticam toda a vontade de Deus. 13Posso lhes assegurar que ele tem se esforçado grandemente por vocês e pelos que estão em Laodiceia e em Hierápolis. 14Lucas, o médico amado, lhes envia saudações, assim como Demas. 15Mandem minhas saudações a nossos irmãos em Laodiceia, e também a Ninfa e à igreja que se reúne em sua casa.
Identificar os personagens que aparecem na carta elucidará a nossa leitura, demonstrando-nos como uma espiritualidade centrada na cruz é capaz de, com efeito, transformar pecadores e relacionamentos para a glória de Deus e o bem comum:
Instruções finais do apóstolo da cruz de Cristo
Colossenses 4.16-17 [note como era a forma do sermão na igreja primitiva:] 16Depois que tiverem lido esta carta, enviem-na à igreja em Laodiceia, a fim de que eles também possam lê-la. E vocês, leiam a carta que eu escrevi para eles. 17E digam a Arquipo: “Cuide em realizar o ministério que o Senhor lhe deu”.
A Bíblia era para ser lida publicamente e, à partir dela, com base nela, fundamentado nela, deveriam ser feitas as explicações, exortações e devidas aplicações. Foi isto que Paulo instruiu Timóteo a fazer em Éfeso, por exemplo. Veja, 1Timóteo 4.13: “Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, ao encorajamento e ao ensino.”
Colossenses 4.18-19 [autenticidade da carta e incentivo a que se tenham modelos para seguir] 18Esta é minha saudação de próprio punho: Paulo [Timóteo anotou o que Paulo ditou, cf. Cl 1.1 e aqui o apóstolo pegou a pena e assinou ele mesmo o pergaminho]. Lembrem-se de que estou na prisão [sejam meus imitadores]. Que a graça de Deus esteja com vocês.
Se você deseja uma nova vida, e até já tentou de tudo, mas não tem visto resultados, talvez lhe falte o entendimento correto do evangelho de Cristo.
Nova vida, transformação, de acordo com a Bíblia, só é possível se partir de Deus, for por Deus e para Deus. Envolve uma renovação radical em quem somos e no que fazemos ou como vivemos – novo nascimento. Em Cristo e no poder do Espírito é que nós somos – por Deus, em Deus e para Deus – transformados para a vida eterna.
Essa transformação é um processo contínuo. Não dispensa a comunhão da igreja e a vida de outros cristãos na nossa vida. É um tipo de renovação que nos torna em novas criaturas – em palavras e posturas temperadas com sal.
Você já provou dessa transformação?
E não pense que estamos falando do que os outros dizem a seu respeito. Mais cedo ou mais tarde você prestará contas de sua vida a Deus. E o que você dirá a ele? Ele sabe a verdade. Conhece você. Portanto, volto a te perguntar: você ja provou o tipo de mudança que agrada a Deus? Você já recebeu a nova vida que vem para quem se arrepende do pecado e recebe com fé o Filho de Deus?
Você quer essa nova vida?
Quer ser transformado e ser capaz de batalhar pela transformação de outras pessoas? É possível! Afaste-se de seus pecados e confie em Cristo para a salvação. Valorize-o de todo o coração. Faça dele o seu prazer acima de qualquer outro.
Se você já experimentou algo desta nova vida (ou mesmo se recebê-la pela fé agora mesmo), ouça os aplausos de Paulo, seus apelos, suas advertências e suas promessas nesta carta. Continue nesta nova vida em Cristo – a que vem de Deus, é por Deus e para a glória de Deus. Transformação é sim possível. Prove e veja:
Colossenses 2.6-7 6E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-lo. 7Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Cartas do Novo Mundo
Mais episódios da série Cartas do Novo Mundo
Mais Sermões
17 de dezembro, 2017
18 de novembro, 2016
1 de julho, 2018
23 de dezembro, 2017
Mais Séries
Carta de Paulo aos Colossenses Parte 2: Transformação
Pr. Leandro B. Peixoto