26.02.2021
1 – Saiba que a sexualidade é um doce presente de Deus
Gênesis 2.24-25 24Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. 25O homem e a mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.
Provérbios 5.18-20 18Seja abençoada a sua fonte! Alegre-se com a mulher de sua juventude! 19Ela é gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa o satisfaçam sempre e você seja cativado por seu amor todo o tempo! 20Por que, meu filho, se deixar cativar pela mulher imoral, ou acariciar os seios da promíscua?
1Coríntios 7.3-5 3O marido deve satisfazer as necessidades conjugais de sua esposa, e a esposa deve fazer o mesmo por seu marido. 4A esposa não tem autoridade sobre seu corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, não é o marido que tem autoridade sobre seu corpo, mas sim a esposa. 5Não privem um ao outro de terem relações, a menos que ambos concordem em abster-se da intimidade sexual por certo tempo, a fim de se dedicarem de modo mais pleno à oração. Depois disso, unam-se novamente, para que Satanás não os tente por causa de sua falta de domínio próprio.
2 – Entenda que as proibições bíblicas têm como objetivo
proteger algo precioso e não negar algo prazeroso
Êxodo 20.14 “Não cometa adultério.”
Deuteronômio 10.12-13 12“Agora, Israel, o que o SENHOR, seu Deus, requer de você? Somente que você tema o SENHOR, seu Deus, que viva de maneira agradável a ele e que ame e sirva o SENHOR, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. 13Obedeça sempre aos mandamentos e decretos do SENHOR que hoje lhe dou para o seu próprio bem.
1Coríntios 6.18 Fujam da imoralidade sexual! Nenhum outro pecado afeta o corpo como esse, pois a imoralidade sexual é um pecado contra o próprio corpo.
John Piper: Bem, não sei tudo o que isso significa, mas significa, pelo menos, que há uma natureza única e profunda nesse pecado de imoralidade sexual, e acho que qualquer pessoa que pensa que essa experiência de união sexual pode ser experimentada indiscriminadamente está se enganando sobre a profundidade do dano que ela está causando à sua própria alma. É por isso que o sexo está protegido no casamento. Mantenha sua virgindade e não coloque seu pescoço no laço dessa sedução.
1Coríntios 7.2 Mas, uma vez que há tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher, seu próprio marido.
1Tessalonicenses 4.3-6 3A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; por isso, mantenham-se afastados de todo pecado sexual. 4Cada um deve aprender a controlar o próprio corpo e assim viver em santidade e honra, 5não em paixões sensuais, como os gentios que não conhecem a Deus. 6Nesse assunto, não prejudiquem nem enganem um irmão, pois o Senhor punirá todas essas práticas, como já os advertimos solenemente.
John Piper:
GUARDAMOS O SEXO PARA O CASAMENTO precisamente porque é natural, normal e belo, para que possamos mantê-lo assim. Para que não se torne comum e sórdido [sujo] e manipulador e doentio e barato, mas precioso e pessoal e limpo e sagrado. Você não coloca cercas em volta das ervas daninhas. Você coloca cercas ao redor dos jardins. Não colocamos nossas meias sujas trancadas no cofre do quarto do hotel. Colocamos nossos anéis e nossa carteira no cofre. Reter sexo até o casamento não o torna anormal. Isso o torna de valor incalculável.
Outra razão pela qual guardamos o sexo para o casamento é que o casamento é uma imagem da aliança entre Cristo e sua Igreja [a noiva]. E o sexo nessa foto é o indicador mais requintado no relacionamento de aliança para os prazeres indescritíveis que aguardam nossa plena comunhão com Cristo, na era por vir, em aliança com Jesus. Sexo fora do casamento é uma mentira sobre Jesus e sobre seu relacionamento com a Igreja. É uma mentira sobre onde encontrar a alegria final.
Apocalipse 19.7-8 7Alegremo-nos, exultemos e a ele demos glória, pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e sua noiva já se preparou. 8 Ela recebeu um vestido do linho mais fino, puro e branco”.
3 – Creia que Deus é por você
Salmos 84.11-12 11Pois o SENHOR Deus é nosso sol e nosso escudo; ele nos dá graça e honra. O SENHOR não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo. 12Ó SENHOR dos Exércitos, como são felizes os que confiam em ti!
Romanos 8.31-32 31Que podemos dizer diante de coisas tão maravilhosas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas [necessárias para o nosso caminho até a glorificação, vs. 29-30]?
4 – Pondere sobre o perigo eterno do pecado sexual
Mateus 5.27-30 27“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não cometa adultério’. 28Eu, porém, lhes digo que quem olhar para uma mulher com cobiça já cometeu adultério com ela em seu coração. 29Se o olho direito o leva a pecar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor perder uma parte do corpo que ser todo ele lançado no inferno. 30E, se a mão direita o leva a pecar, corte-a e jogue-a fora. É melhor perder uma parte do corpo que ser todo ele lançado no inferno.”
5 – Relembre-se de que Deus já lhe deu muitas coisas boas
Gênesis 39.6-9 6Assim, Potifar entregou tudo que possuía aos cuidados de José e, tendo-o como administrador, não se preocupava com nada, exceto com o que iria comer. José era um rapaz muito bonito, de bela aparência, 7e logo a esposa de Potifar começou a olhar para ele com desejo. “Venha e deite-se comigo”, ordenou ela. 8José recusou e disse: “Meu senhor me confiou todos os bens de sua casa e não precisa se preocupar com nada. 9Ninguém aqui tem mais autoridade que eu. Ele não me negou coisa alguma, exceto a senhora, pois é mulher dele. Como poderia eu cometer tamanha maldade? Estaria pecando contra Deus!”.
6 – Pregue para si mesmo: há mais alegria na presença de Deus do que no pecado; transponha o desejo
Salmos 4.7 Tu me deste alegria maior que a daqueles que têm fartas colheitas de cereais e vinho novo.
Salmos 16.11 Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre.
Salmos 73.25-26 25Quem mais eu tenho no céu senão a ti? Eu te desejo mais que a qualquer coisa na terra. 26Minha saúde pode acabar e meu espírito fraquejar, mas Deus continua sendo a força de meu coração; ele é minha possessão para sempre.
1Pedro 2.2-3 2Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espiritual, para que, por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação, 3agora que provaram da bondade do Senhor.
7 – Compreenda que pecados sexuais desabilitam e enfraquecem nossa capacidade de maiores alegrias espirituais com Deus
1Pedro 2.11 Amados, eu os advirto, como peregrinos e estrangeiros que são, a manter distância dos desejos carnais que lutam [fazem guerra] contra a alma.
Marcos 4.18-19 18As [sementes do evangelho] que caíram entre os espinhos representam outros que ouvem a mensagem, 19mas logo ela é sufocada pelas preocupações desta vida, pela sedução da riqueza e pelo desejo por outras coisas, não produzindo fruto.
8 – Não pergunte, o que há de errado com isso? Pergunte: Isso maximiza minha experiência do poder de Cristo, meu desfrute de sua comunhão, minha percepção de sua beleza, meu reflexo de sua glória?
Filipenses 3.12 Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou.
9 – Cultive uma devoção apaixonada à honra do nome de Deus
2Samuel 12.10-14 10De agora em diante, a espada não se afastará de sua família, pois você me desprezou ao tomar para si a mulher de Urias’. 11“Assim diz o SENHOR: ‘De sua própria família farei surgir seu castigo. Tomarei suas mulheres diante de seus olhos e as darei a outro homem; ele se deitará com elas à vista de todos. 12O que você fez em segredo, eu farei acontecer abertamente, diante de todo o Israel’”. 13Então Davi confessou a Natã: “Pequei contra o SENHOR”. Natã respondeu: “Sim, mas o SENHOR o perdoou, e você não morrerá por causa do seu pecado. 14Contudo, uma vez que você demonstrou o mais absoluto desprezo pela palavra do SENHOR ao agir desse modo, seu filho morrerá”.
10 – Desenvolva uma cosmovisão que enxergue absolutamente tudo em relação à glória de Deus
1Coríntios 10.31-33 31Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus. 32Não ofendam nem os judeus, nem os gentios, nem a igreja de Deus, 33assim como também eu procuro agradar a todos em tudo que faço. Não faço apenas o que é melhor para mim; faço o que é melhor para os outros, a fim de que muitos sejam salvos.
Colossenses 3.16-17 16Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. 17E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele.
11 – (Para os solteiros) Entenda que as relações sexuais não são essenciais para a plena personalidade e felicidade. Jesus era solteiro, casto e totalmente humano, e feliz
Isaías 56.1-5 1Assim diz o SENHOR: “Sejam justos e façam o que é certo, pois logo virei para livrá-los e para mostrar minha justiça entre vocês. 2Feliz é aquele que tiver o cuidado de agir desse modo. Feliz é aquele que honrar meus sábados e evitar fazer o mal. 3“Não permitam que o estrangeiro comprometido com o SENHOR diga: ‘O SENHOR jamais me deixará fazer parte de seu povo’. E não permitam que o eunuco diga: ‘Sou uma árvore seca, sem filhos e sem futuro’. 4Pois assim diz o SENHOR: Eu abençoarei os eunucos que guardarem meus sábados e fizerem o que me agrada e se apegarem à minha aliança. 5Eu lhes darei, dentro dos muros de minha casa, um memorial e um nome muito maior que filhos e filhas. Pois o nome que lhes darei é permanente; nunca desaparecerá!
12 – (Para os casados) Entenda que Deus planejou o casamento para ser uma parábola viva de seu compromisso com a Igreja
Efésios 5.22-33 22Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. 23Pois o marido é o cabeça da esposa, como Cristo é o cabeça da igreja. Ele é o Salvador de seu corpo, a igreja. 24Assim como a igreja se sujeita a Cristo, também vocês, esposas, devem se sujeitar em tudo a seu marido. 25Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja. Ele entregou a vida por ela, 26a fim de torná-la santa, purificando-a ao lavá-la com água por meio da palavra. 27Assim o fez para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e sem culpa. 28Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua esposa, como amam o próprio corpo, pois o homem que ama sua esposa na verdade ama a si mesmo. 29Ninguém odeia o próprio corpo, mas o alimenta e cuida dele, como Cristo cuida da igreja. 30E nós somos membros de seu corpo. 31“Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.” 32Esse é um grande mistério, mas ilustra a união entre Cristo e a igreja. 33Portanto, volto a dizer: cada homem deve amar a esposa como ama a si mesmo, e a esposa deve respeitar o marido.
13 – Vigie sobre seus olhos e evite estimulação desnecessária
Jó 31.1 Fiz uma aliança com meus olhos de não olhar com cobiça para nenhuma jovem.
Romanos 13.14 Em vez disso, revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não fiquem imaginando formas de satisfazer seus desejos pecaminosos.
2Timóteo 2.22 Fuja de tudo que estimule as paixões da juventude. Em vez disso, busque justiça, fidelidade, amor e paz, na companhia daqueles que invocam o Senhor com coração puro.
14 – Veja o sexo oposto como pessoas eternas; perceba que o pecado sexual inevitavelmente despersonaliza, desumaniza e desepiritualiza as pessoas
João 5.28-29 28Não fiquem tão surpresos! Na verdade, vem o tempo em que todos os mortos ouvirão, em seus túmulos, a voz do Filho de Deus 29e ressuscitarão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para terem vida eterna, e aqueles que continuaram a fazer o mal ressuscitarão para serem julgados.
Mateus 25.46 “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna”.
2Coríntios 5.16 Portanto, não avaliamos mais ninguém do ponto de vista humano. Em outros tempos, pensávamos em Cristo apenas do ponto de vista humano, mas agora o conhecemos de modo bem diferente.
15 – Lembre-se frequentemente de que Cristo sofreu agonizantemente pela sua pureza. Combata imagem com imagem: Cristo chorando em agonia
Tito 2.14 Ele entregou sua vida para nos libertar de todo pecado, para nos purificar e fazer de nós seu povo, inteiramente dedicado às boas obras.
1Pedro 1.18-19 18Pois vocês sabem que o resgate para salvá-los do estilo de vida vazio que herdaram de seus antepassados não foi pago com simples ouro ou prata, que perdem seu valor, 19mas com o sangue precioso de Cristo, o Cordeiro de Deus, sem pecado nem mancha.
1Pedro 2.24 Ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo na cruz, a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça; por suas feridas somos curados.
2Coríntios 5.15 Ele morreu por todos, para que os que recebem sua nova vida não vivam mais para si mesmos, mas para Cristo, que morreu e ressuscitou por eles.
Hebreus 10.29 Imaginem quão maior será o castigo para quem insultou o Filho de Deus, tratou como comum e profano o sangue da aliança que o santificou e menosprezou o Espírito Santo que concede graça.
16 – Cuidado ao presumir que sucessos passados garantem pureza futura
1Coríntios 10.12-13 12Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam. 13As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.
Atos 11.24 Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão se converteu ao Senhor. // Gálatas 2.13 Como resultado, outros judeus imitaram a hipocrisia de Pedro, e até mesmo Barnabé se deixou levar por ela.
17 – Cuidado para não se achar isento de prestar contas
3João 9 Escrevi à igreja sobre isso, mas Diótrefes, que gosta de ser o mais importante, se recusa a receber-nos.
18 – Não fique excessivamente sozinho. Junte-se a um grupo onde exortem uns aos outros todos os dias contra o engano do pecado
Hebreus 3.12-14 12Portanto, irmãos, cuidem para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo que os desvie do Deus vivo. 13Advirtam uns aos outros todos os dias, enquanto ainda é “hoje”, para que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado e fique endurecido. 14Porque nos tornaremos participantes de Cristo, se de fato mantivermos firme até o fim a confiança que nele depositamos no início.
19 – Memorize as Escrituras
1João 2.14 Escrevi a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevi a vocês, pais, porque conhecem aquele que existia desde o princípio. Escrevi a vocês, jovens, porque são fortes. A palavra de Deus permanece em seu coração, e vocês venceram o maligno.
Salmos 1.2 Pelo contrário, tem prazer na lei do SENHOR e nela medita dia e noite.
Salmos 119.11 Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.
20 – Estoque seus pensamentos com coisas boas
Filipenses 4.8-9 8Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.9Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês.
21 – Leia as grandes obras de devoção, biografias, etc.
Hebreus 13.7 Lembrem-se de seus líderes que lhes ensinaram a palavra de Deus. Pensem em todo o bem que resultou da vida deles e sigam seu exemplo de fé.
John Piper:
Quando leio as histórias de quanto outros sofreram, lutaram, esforçaram-se e alcançaram medidas de alegria, santidade e fecundidade na comunhão com Deus, isso me faz querer dar tudo de mim nesta busca e me contentar com nada menos do que tudo que um pecador salvo pode ser para a glória de Cristo.
22 – Nunca presuma que você está acima do sofrimento ou que merece alívio por meio do pecado; cuidado com a armadilha da poderosa autopiedade
Atos 14.21-22 21Depois de terem anunciado as boas-novas em Derbe e feito muitos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia, 22onde fortaleceram os discípulos. Eles os encorajaram a permanecer na fé, lembrando-os de que é necessário passar por muitos sofrimentos até entrar no reino de Deus.
Lucas 9.58 Jesus respondeu: “As raposas têm tocas onde morar e as aves têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem sequer um lugar para recostar a cabeça”.
2Timóteo 2.3 Suporte comigo o sofrimento, como bom soldado de Cristo Jesus.
2Timóteo 4.16-18 16Na primeira vez que fui levado perante o juiz, ninguém me acompanhou. Todos me abandonaram. Que isso não seja cobrado deles. 17Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças para que eu pudesse anunciar as boas-novas plenamente, a fim de que todos os gentios as ouvissem. E ele me livrou da boca do leão. 18Sim, o Senhor me livrará de todo ataque maligno e me levará em segurança para seu reino celestial. A Deus seja a glória para todo o sempre! Amém.
23 – Ocupe-se da Grande Comissão de Jesus Cristo
1Coríntios 7.8-9, 32-35 8Portanto, digo aos solteiros e às viúvas: é melhor que permaneçam como eu. 9Mas, se não conseguirem se controlar, devem se casar. É melhor se casar que arder em desejo. […] 32Quero que estejam livres das preocupações desta vida. O homem que não é casado tem mais tempo para se dedicar à obra do Senhor e pensar em como agradá-lo. 33Mas o homem casado precisa pensar em suas responsabilidades neste mundo e em como agradar sua esposa. 34Seus interesses estão divididos. Da mesma forma, a mulher que não é casada ou que nunca se casou pode se dedicar ao Senhor e ser santa de corpo e espírito. Mas a mulher casada precisa pensar em suas responsabilidades aqui na terra e em como agradar seu marido. 35Digo isso para seu bem, e não para lhes impor restrições. Quero que façam aquilo que os ajudará a servir melhor ao Senhor, com o mínimo possível de distrações.
24 – Ore em todos os momentos no Espírito pela libertação de Deus
Salmos 119.18 e 36 Abre meus olhos, para que eu veja as maravilhas de tua lei. […] Dá-me entusiasmo por [inclina meu coração para] teus preceitos, e não pela [para] ganância!
Mateus 6.13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.
Lucas 22.40 Ao chegar, disse: “Orem para que vocês não cedam à tentação”.
Judas 24-25 24Toda a glória seja àquele que é poderoso para guardá-los de cair e para levá-los, com grande alegria e sem defeito, à sua presença gloriosa. 25Toda a glória seja àquele que é o único Deus, nosso Salvador por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Glória, majestade, poder e autoridade lhe pertencem desde antes de todos os tempos, agora e para sempre! Amém.
25 – Encoraje-se, Deus é paciente
Êxodo 34.6-7 6O SENHOR passou diante de Moisés, proclamando: “Javé! O SENHOR! O Deus de compaixão e misericórdia! Sou lento para me irar e cheio de amor e fidelidade. 7Cubro de amor mil gerações e perdoo o mal, a rebeldia e o pecado. Contudo, não absolvo o culpado; trago as consequências do pecado dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração”.
Neemias 9.17-18 17Não quiseram obedecer e não se lembraram dos milagres que havias realizado em favor deles. Em vez disso, rebelaram-se e nomearam um líder para levá-los de volta à escravidão no Egito. Mas tu és Deus de perdão, misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor. Não os abandonaste, 18mesmo quando fizeram um ídolo em forma de bezerro e disseram: ‘Este é seu deus que os tirou do Egito!’. Sim, cometeram blasfêmias terríveis!
Extraído e adaptado por Pr. Leandro B. Peixoto
de artigo escrito por John Piper.
Mais episódios da série
Mensagens Avulsas
Mais episódios da série Mensagens Avulsas
Mais Sermões
4 de maio, 2016
4 de fevereiro, 2024
30 de agosto, 2020
5 de março, 2017
Mais Séries
Estratégias para Combater o Pecado Sexual
Pr. Leandro B. Peixoto