20.08.2023
[Hebreus 12.14b] procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Santidade não é um tema que naturalmente nos apetece, apesar de ser fundamental.
Você realmente prestou atenção no que nós acabamos de ler?
Deixe seu coração marinar nestas palavras: Hebreus 12.14b: “procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Outra maneira de se dizer a mesma coisa é a seguinte: “a salvação é pela santificação”. Sim, pois a Escritura está dizendo que “sem santificação ninguém verá o Senhor”. Jesus, por sua vez, colocou nestes termos: Mateus 5.8 (ARA): “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Portanto, não parece ser um erro dizer que a salvação é pela santificação. Em absoluto! De fato, parece ser este mesmo o caso: a salvação é pela santificação.
Eu sei que estamos acostumados a dizer que a salvação é pela graça, por meio da fé. Realmente, Paulo escreveu em Efésios 2.8 que “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus.” Mas será que dizer que “a salvação é pela graça” anula a afirmação de que “a salvação é pela santificação”? Absolutamente, não! Quer ver uma coisa?
Ao concluir o espetacular quinto capítulo de Romanos, Paulo escreveu isto aqui:
Romanos 5.20-21 20A lei foi concedida para que todos percebessem a gravidade do pecado. Mas, à medida que o pecado aumentou, a graça se tornou ainda maior. 21Portanto, assim como o pecado reinou sobre todos e os levou à morte, agora reina a graça, que nos declara justos diante de Deus e resulta na vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Então, assim que terminou de escrever essas palavras, o apóstolo deve ter pensado: “Ora, alguém poderá concluir disso que se a graça se torna ainda maior onde o pecado aumenta, então nossa salvação certamente não depende de lutar contra o pecado. Aliás, é pecando, e pecando tanto mais que fará a graça se tornar ainda maior!” Só que não!
O que fez o apóstolo?
Aqui está a resposta de Paulo a essas pessoas:
Romanos 6.1-4 1Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça? 2Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? 3Ou acaso se esqueceram de que, quando fomos unidos a Cristo Jesus no batismo, nos unimos a ele em sua morte? 4Pois, pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E, assim como ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida.
PENSE UM POUCO: O que Paulo deu como razão para dizer que o salvo pela graça não deve continuar pecando? Paulo não argumentou, dizendo que não podemos continuar pecando porque é contra a vontade de Deus e é mau (e é!). Paulo também não colocou na categoria de que continuar ou não pecando não está em jogo na salvação (e está!). O que Paulo fez? Como ele argumentou?
O que o apóstolo disse foi simples assim: mortos (em Cristo) não pecam. Romanos 6.1-2: “Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça? Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” DAÍ ELE NOS FEZ LEMBRAR do que professamos publicamente quando fomos batizados: Romanos 6.3: “Ou acaso se esqueceram de que, quando fomos unidos a Cristo Jesus no batismo, nos unimos a ele em sua morte?” ENTÃO, PAULO ATESTOU do poder que a nossa união com Cristo nos confere para vencer o pecado – buscando a santificação, vivendo em novidade de vida – Romanos 6.4: “Pois, pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E, assim como ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida.”
RESUMINDO: você não pode continuar pecando, pois você morreu para o pecado. Você não pode continuar praticando o pecado se você é um cristão e morreu com Cristo para o pecado. Mortos (em Cristo) não pecam.
Quando morreu na cruz, Cristo pagou o preço total por todos os seus pecados – todos eles, mesmo. Portanto, jamais!, para sempre!, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1). MAS A QUESTÃO É: aqueles que estão em Cristo Jesus continuam vivendo no pecado? Essa é a questão.
Repetidas vezes, A RESPOSTA DO NOVO TESTAMENTO é esta: se você continuar vivendo em pecado – isto é, se o pecado for o seu padrão de vida, e você não guerrear contra o seu pecado, mas, em vez disso, fizer as pazes com o seu pecado – você não tem garantia para testificar que você está em Cristo.
ISSO NÃO SIGNIFICA que você poderá perder sua salvação; antes, significa que sua vida poderá demonstrar que você nunca foi salvo, mesmo que por um tempo pareceu que fosse salvo. Foi por isso que João escreveu isto, em 1João 2.19: “Eles saíram de nosso meio, mas, na verdade, nunca foram dos nossos; do contrário, teriam permanecido conosco. Quando saíram, mostraram que não eram dos nossos.”
EM OUTRAS PALAVRAS, aqueles que estão verdadeiramente em Cristo perseveram na fé, lutam contra seus pecados e crescem em santidade na comunhão do corpo de Cristo; e aqueles que abandonam a comunhão por causa do pecado, de fato, nunca estiveram em Cristo pela graça, por meio da fé.
TAMBÉM NÃO SIGNIFICA que mantermo-nos salvos depende, em última instância, de nós mesmos, de nossa força de vontade. Com efeito, Paulo disse, em Filipenses 1.6 “Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar.” Também escreveu o apóstolo:
Filipenses 3.12-14 12Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou. 13Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, 4prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus.
Aos coríntios, o apóstolo ainda atestou: 1Coríntios 1.8-9 “Ele os manterá firmes até o fim, para que estejam livres de toda a culpa no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Deus é fiel, e ele os convidou a ter comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.”
EM OUTRAS PALAVRAS: não somos nós mesmos que decisivamente nos mantemos salvos; Deus é quem nos mantém salvos – pela maneira como ele opera em nós pelo Espírito, de acordo com seu chamado. Mas o testemunho registrado no Novo Testamento é que DEUS NOS MANTÉM SALVOS POR MEIO DA SANTIFICAÇÃO – isto é, ele nos mantém salvos fazendo-nos lutar contra o pecado e crescer em santidade. É assim que ele nos mantém salvos. É isso o que queremos dizer com “a salvação é pela santificação”. Aqui está o versículo-chave:
2Tessalonicenses 2.13 Quanto a nós, não podemos deixar de dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor. Somos sempre gratos porque Deus os escolheu para estarem entre os primeiros a receber a salvação por meio do Espírito que os torna santos e pela fé na verdade.
ISTO É: a santificação – fazer guerra progressiva contra o pecado; o crescimento progressivo na santidade; odiar o pecado e buscar a justiça – não é um complemento para a salvação. Antes, é a maneira como Deus nos salva, preserva-nos, leva-nos à glória. De fato, escrevendo aos cristãos professos em Roma, Paulo acrescentou:
Romanos 8.12-14 12Portanto, irmãos, vocês não têm de fazer o que sua natureza humana lhes pede, 13porque, se viverem de acordo com as exigências dela, morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão, 14porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
É assim que sabemos que somos filhos de Deus: somos guiados pelo Espírito. E para onde o Espírito Santo nos leva? Esse texto diz que ele nos leva a um combate mortal com nossa inclinação para o pecado. Esse é o significado de “ser guiados”, em Romanos 8. Se você matar as obras do corpo pelo Espírito – conduzido pelo Espírito à guerra, e fortalecido pelo Espírito na guerra – você viverá. Se não, você não viverá. O que significa que há muitos que estão absolutamente, perdidamente errados ao dizerem que podemos viver em pecado e ainda ter a certeza de nossa salvação. — Por quê? Por que estão perdidamente errados?— PORQUE A SANTIDADE É A MARCA daqueles que estão em Cristo. A santidade é a marca do cristão.
Aqui está a maneira como Hebreus 12.14 – o texto que lemos no início – coloca: “procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor”; ou “Esforcem-se pela santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor”. VEJA: Hebreus não está falando da justificação imputada a nós pela fé, a qual nós temos pela união com Cristo por meio da fé. Hebreus está falando da retidão que se deve buscar, lutando pela santificação: “Esforcem-se pela santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
Essa retidão almejada não contribui para a base de nossa salvação – a justiça de Cristo é que é a base de nossa salvação. MAS… essa retidão que buscamos na luta pela santidade confirma a base de nossa salvação em Jesus Cristo e nossa participação nele pela fé; ou seja, a nossa justificação é comprovada pela busca de retidão, pela busca de santidade:
2Pedro 1.10-11 10Por isso, irmãos, trabalhem ainda mais arduamente para mostrar que, de fato, estão entre os que foram chamados e escolhidos. Façam essas coisas e jamais tropeçarão. 11Assim, sua entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo será acompanhada de grande honra.
Isto significa que você nunca tropeçará [nunca ficará no caminho], mas entrará no reino eterno, porque estará comprovando – pela santificação – que você de fato está em Cristo – que é a sua justiça. EM OUTRAS PALAVRAS: a santificação não nos salva substituindo nossa justificação ou contribuindo para a nossa justificação; a santificação nos salva confirmando nossa justificação.
Infelizmente, a doutrina da perseverança dos santos para a salvação – isto é, a garantia de que os salvos não perdem a salvação –, no credo e na cabeça de muitos cristãos, erroneamente, não contempla que a nossa justificação pela fé precisa ser confirmada com uma vida de santidade também pela fé. Muita gente parece não acreditar nisso, e é o estilo de vida delas que comprova essa falha fatal. E foi contra esse tipo de fé sem santificação que, por exemplo, tanto Tiago quanto João escreveram em suas cartas.
Tiago disse:
Tiago 2.14, 17 14De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém? […] 17Como veem, a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta.
Em outras palavras, o único tipo de fé que salva é aquele tipo de fé que – pelo Espírito Santo e no Espírito Santo – nos leva a lutar contra o pecado e a praticar a obediência da fé, comprovadas em obras de amor.
Aqui está a maneira como João disse a mesma coisa em sua carta. Na verdade, parece que 1João foi escrita para o tipo de gente que não acreditava que a justificação se comprova pela santificação. Veja, havia muitas pessoas assim, e João as combateu quando disse, bem na conclusão de sua carta:
1João 5.18-21 18Sabemos que os nascidos de Deus não vivem no pecado, pois o Filho de Deus os protege e o maligno não os toca. 19Sabemos que somos filhos de Deus e que o mundo inteiro está sob o controle do maligno. 20E sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para que conheçamos ao Deus verdadeiro. Agora, vivemos em comunhão com o Deus verdadeiro, porque vivemos em comunhão com seu Filho, Jesus Cristo. Ele é o Deus verdadeiro e é a vida eterna. 21Filhinhos, afastem-se dos ídolos.
Anteriormente, nesta mesma carta, João já havia escrito os seguintes:
1João 2.3-4 3E sabemos que o conhecemos se obedecemos a seus mandamentos. 4Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece a seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele.
1João 2.14c-15 14[…] Escrevi a vocês, jovens, porque são fortes. A palavra de Deus permanece em seu coração, e vocês venceram o maligno. Não se deve amar este mundo 15Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês.
1João 3.4-6 4Quem vive no pecado transgride a lei, pois todo pecado é contrário à lei. 5E vocês sabem que ele veio para tirar nossos pecados, e nele não há pecado. 6Quem permanece nele não continua a pecar. Mas quem continua a pecar não o conhece e não entende quem ele é.
1João 3.14 Se amamos nossos irmãos, significa que passamos da morte para a vida. Mas quem não ama continua morto.
Busque a Santidade
Hebreus 12.14 Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
31 de dezembro, 2017
21 de setembro, 2016
28 de abril, 2024
6 de maio, 2018
Mais Séries
Indo a fundo na santificação
Pr. Leandro B. Peixoto