28.01.2024
[Atos 20.16-21] 16Paulo havia decidido não aportar em Éfeso, pois não queria passar mais tempo na província da Ásia. Tinha pressa de chegar a Jerusalém, se possível, para a Festa de Pentecostes. 17Por isso, em Mileto, mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso. 18Quando chegaram, ele lhes disse: “Vocês sabem que, desde o dia em que pisei na província da Ásia até agora, 19fiz o trabalho do Senhor humildemente e com muitas lágrimas. Suportei as provações decorrentes das intrigas dos judeus 20e jamais deixei de dizer a vocês o que precisavam ouvir, seja publicamente, seja em seus lares. 21Anunciei uma única mensagem tanto para judeus como para gregos: é necessário que se arrependam, se voltem para Deus e tenham fé em nosso Senhor Jesus.
[Recapitulando:] ATOS 20 É UM BAÚ DE TESOUROS. Aqui está uma das joias mais valiosas da igreja cristã: a Masterclass de Paulo sobre liderança. Temos neste texto a mensagem comovente do apóstolo para os presbíteros da igreja de Éfeso. Esta fala também se encaixa como a despedida geral de Paulo a todas as igrejas que ele havia plantado nas suas três viagens missionárias. De fato, depois de Atos 20, nós acharemos Paulo de passagem por Tiro da Síria, Ptolemaida, Cesareia e outros lugarejos (At 21.1-16), antes de chegar a Jerusalém com o dinheiro das ofertas para os crentes judeus (At 21.17ss.). PORTANTO, o último contato direto de Paulo com as igrejas, antes da prisão em Roma, será aqui – de Atos 20.17 a 21.16. De Atos 21.17 em diante, Paulo trilhará sua primeira via crucis (o caminho para a primeira prisão em Roma). Lembrando de que Paulo não será morto na prisão de Atos 28, mas na segunda prisão, a de 2Timóteo.
PAULO SABIA QUE SEU FIM SE APROXIMAVA e, portanto, muito provavelmente, nunca mais veria o rosto daqueles presbíteros que ele tanto amava, e de quem a igreja em Éfeso (e, de lá, toda a Ásia Menor) tanto precisava. Paulo, então, chamou os presbíteros a Mileto para não correr o risco de demorar em Éfeso (20.14-16), e começou a se despedir; mas essa despedida foi, na realidade, uma verdadeira aula sobre liderança. Eis os tópicos da Masterclass de Paulo:
TRATA-SE, POIS, DE UMA AULA SOBRE: [1.] servir a Deus (20.17-21), [2.] viver para Deus (20.22-24), [3.] ser fiel a Deus (20.25-27), [4.] estar em guarda para Deus (20.28-31), [5.] ser sustentado por Deus (20.32-35) e [6.] se relacionar com o povo de Deus (20.36-38). NA MENSAGEM ANTERIOR [em 26/11/23], nós demos início à primeira parte desta Masterclass: SERVIR A DEUS (20.17-21).
Quando Paulo olhou para o passado, para o tempo que serviu como missionário-pastor-mestre entre os efésios, ele extraiu lições preciosíssimas SOBRE SERVIR A DEUS:
Atos 20.18-21 18Quando chegaram [a Mileto os presbíteros de Éfeso], ele [Paulo] lhes disse: “Vocês sabem que, desde o dia em que pisei na província da Ásia até agora, 19fiz o trabalho do Senhor humildemente e com muitas lágrimas. Suportei as provações decorrentes das intrigas dos judeus 20e jamais deixei de dizer a vocês o que precisavam ouvir, seja publicamente, seja em seus lares. 21Anunciei uma única mensagem tanto para judeus como para gregos: é necessário que se arrependam, se voltem para Deus e tenham fé em nosso Senhor Jesus.
Preste atenção na primeira parte do versículo 19: “fiz o trabalho do Senhor”. Na Nova Almeida Atualizada (ARA) está assim: “servindo ao Senhor”. VEJA: a primeira coisa que Paulo quis destacar sobre o seu trabalho foi que ele estava “servindo ao Senhor” ou “trabalhando para Deus”
O que significa “servir ao Senhor”? O que é “trabalhar para Deus”?
VIMOS NA MENSAGEM ANTERIOR que “servir ao Senhor” significa agir [1.] com humildade e [2.] com lágrimas. Veja, versículo 19: “fiz o trabalho do Senhor humildemente e com muitas lágrimas.” MAS TEM MAIS UM DETALHE NESTE TRABALHO que é feito para o Senhor, neste serviço que é para o Senhor: além de requerer humildade e fazer derramar lágrimas, esse trabalho é realizado sob muitas provações.
3. Provações
Servir ao Senhor significa humildade, significa lágrimas e… Servir ao Senhor significa também provações. Atos 20.19: “fiz o trabalho do Senhor [1.] humildemente e [2.] com muitas lágrimas. [3.] Suportei as provações decorrentes das intrigas dos judeus”.
PENSE UM POUCO: por que Paulo fez os presbíteros se recordarem das provações pelas quais ele passou? A resposta é que os presbíteros também teriam que passar pelos mesmos tipos de provações. CONSIDERE ISTO: em 1Coríntios 15.32 Paulo disse: “se não haverá ressurreição dos mortos, de que me adiantou ter lutado contra feras, isto é, aquela gente de Éfeso?”. O que Paulo quis dizer? Bem, compare com Atos 20.29-31:
29Sei que depois de minha partida surgirão em seu meio falsos mestres, lobos ferozes que não pouparão o rebanho. 30Até mesmo entre vocês se levantarão homens que distorcerão a verdade a fim de conquistar seguidores. 31Portanto, vigiem! Lembrem-se dos três anos que estive com vocês, de como dia e noite nunca deixei de aconselhar com lágrimas cada um de vocês.
Paulo disse que teve de lutar contra feras em Éfeso, e ele disse também que os presbíteros de Éfeso teriam de lutar contra lobos ferozes [os quais surgiriam do meio deles!]. A verdade é a mesma em ambos os casos [tanto no caso de Paulo como no caso dos presbíteros de Éfeso]; é também a mesma verdade que Jesus estava ensinando aos apóstolos, quando lhes advertiu em Mateus 10.16: “Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas.”
O que isto significa para nós, hoje?
ORA, POVO DE DEUS, há pessoas que, quando ouvem as afirmações absolutas e exclusivistas do evangelho de Jesus Cristo, elas ficam tão iradas que parecem animais irracionais e até violentos – e nós teremos de saber responder a essas provações com esperteza (astúcia, sabedoria) e simplicidade (inocência, doçura).
SABE O QUE É MAIS TRÁGICO? Em Atos 20.29 Paulo disse que, e nós já lemos, esses lobos ferozes surgiriam, inclusive, dentre eles! Em outras palavras, alguns presbíteros ou líderes da igreja de Éfeso poderiam se tornar, eles próprios, inimigos da verdade e da justiça, perseguindo os irmãos piedosos. Eles partiriam para o ataque: espalhariam coisas perversas sobre a mensagem e a vida dos outros presbíteros – também a respeito da igreja, dos membros da igreja. Não contentes, poderiam até conspirar contra a vida deles, do mesmo modo que os judaizantes conspiraram contra a vida de Paulo (20.3; 19.9). Paulo descreve isso tudo como sendo grandes “provações”. A provação fica ainda maior quando você, com graça e verdade, contra-ataca para defender o evangelho; eles se voltam com tudo contra você, cancelando e combatendo até com baixaria.
É triste saber que os falsos mestres, os lobos devoradores, as feras famintas, os hereges perseguidores dos crentes e profanadores da igreja, um dia, foram dos nossos, saíram de nós, foram membros de igrejas históricas (batistas e presbiteriana, por exemplo). Agora, ou ele ficam detonando, de dento mesmo (como parasitas, sugando a vida e distorcendo a verdade com ensinos de demônios; At 20.29-31 e 1Tm 4.1-2) ou eles saem para detonar, do lado de fora:
1João 2.18-19 18Filhinhos, chegou a hora final. Vocês ouviram que o anticristo está por vir, e muitos anticristos já apareceram. Por isso sabemos que chegou a hora final. 19Eles saíram de nosso meio, mas, na verdade, nunca foram dos nossos; do contrário, teriam permanecido conosco. Quando saíram, mostraram que não eram dos nossos.
Agora, tente combatê-los (mesmo que com graça e verdade – como deve ser). Você será mordido por esses lobos, será ferido por essas feras, será, no mínimo, cancelado. Veja como Judas os descreveu:
Judas 12-13 12Quando esses indivíduos, sem o menor constrangimento, participam de suas refeições de celebração ao amor do Senhor, são [DESTRUTIVOS] como perigosos recifes que podem fazê-los naufragar. Sim, são [EGOÍSTAS] como pastores que só se preocupam consigo mesmos, [VAZIOS] como nuvens que passam sobre a terra sem dar chuva, [IMPRODUTIVOS] como árvores no outono, duplamente mortas porque não dão frutos e foram arrancadas pelas raízes. 13São [IMORAIS] como ondas violentas no mar, espalhando a espuma de seus atos vergonhosos, [ERRANTES] como estrelas sem rumo, condenadas para sempre à mais profunda escuridão.
Agora, tente corrigir essa gente! Por isso que servir ao Senhor significa provações. Não obstante, nas palavras do próprio Senhor Jesus, no Evangelho de João:
João 12.25-26 25Quem ama sua vida neste mundo a perderá. Quem odeia sua vida neste mundo a conservará por toda a eternidade. 26Se alguém quer ser meu discípulo, siga-me, pois meus servos devem estar onde eu estou. E o Pai honrará quem me servir.
Já vimos que SERVIR AO SENHOR, fazer o trabalho do Senhor significa três coisas. Significa, de acordo com Paulo em Atos 20.19, humildade, lágrimas e provações. Há outras características que veremos a seguir. No entanto, até aqui, eu quis chamá-los para servir ao Senhor desta maneira específica: com humildade, com lágrimas e suportando as provações decorrentes das intrigas. Lembrando-se de que…
Servir ao Senhor com HUMILDADE significa: estar totalmente rendido ao Senhor; ser submisso aos direitos absolutos que ele, como Senhor, tem de controlar a sua vida; estar disposto como o barro nas mãos do Oleiro; sentir-se devedor de todas as pessoas; não ficar pensando no que as pessoas lhe devem, mas pensar em como a graça de Deus faz de você um devedor de todo mundo. Humildade significa não se ver importante aos olhos de quem quer que seja, mas considerar os outros superiores a si mesmo.
Servir ao Senhor com LÁGRIMAS significa: se você as está derramando, console-se, pois você está em boa companhia, ao lado de Paulo; e se você não estiver chorando pela fé, pela esperança, pelo amor, pela verdade e pela santidade das pessoas as quais você deve servir em Cristo Jesus, talvez você deva procurar alguém que precise de você, e se envolver; ou talvez você deva orar para que Deus o ajude a ver o que está em jogo na batalha pela fé, pela esperança, pelo amor, pela verdade e pela santidade. Você precisa se envolver – com o coração, com lágrimas! – na vida das pessoas.
Servir ao Senhor em PROVAÇÕES significa: se você está sendo provado exatamente por estar se colocando para servir, se você está sendo provado principalmente pelas intrigas dos outros, enquanto você serve ou por causa de estar servindo com graça e verdade (com graça pela verdade), então ouça a palavra de Tiago:
Tiago 1.2-5 2Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, 3pois sabem que, quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. 4E é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte. 5Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem.
Servir ao Senhor significa humildade, lágrimas e provações. E foi desse modo que Jesus serviu para nos salvar: ele foi manso e humilde de coração, chorou pelo desprezo dos pecadores e sofreu na vida e na cruz as piores provações, tomando o nosso lugar.
Mas tem mais… semana que vem tem mais.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Atos dos Apóstolos
Mais episódios da série Atos dos Apóstolos
Mais Sermões
26 de março, 2017
19 de dezembro, 2021
27 de janeiro, 2016
11 de setembro, 2022
Mais Séries
MasterClass Paulo de Tarso – Servir a Deus – Parte 2
Pr. Leandro B. Peixoto