05.05.2024
Atos 20.32-38 (NVT)
32“E, agora, eu os entrego a Deus e à mensagem de sua graça que pode edificá-los e dar-lhes uma herança junto com todos que ele separou para si.
33“Jamais cobicei a prata, o ouro ou as roupas de alguém. 34Vocês sabem que estas minhas mãos trabalharam para prover as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. 35Fui exemplo constante de como podemos, com trabalho árduo, ajudar os necessitados, lembrando as palavras do Senhor Jesus: ‘Há bênção maior em dar que em receber’”.
36Quando Paulo terminou de falar, ajoelhou-se e orou com eles. 37Todos choraram muito enquanto se despediam dele com abraços e beijos. 38O que mais os entristeceu foi ele ter dito que nunca mais o veriam. Então eles o acompanharam até o navio.
Chegamos ao fim da MasterClass de Paulo. O tópico a ser tratado será o seguinte: Se os presbíteros cuidam do rebanho, quem cuida dos presbíteros? Se os presbíteros sustentam as ovelhas, quem sustenta os presbíteros? Essa será a pergunta que Paulo responderá na conclusão da MasterClass.
Nas duas últimas mensagens desta MasterClass – Cuidar e Vigiar para Deus (partes 1 e 2) –, nós vimos, em Atos 20.28, que os presbíteros são encarregados de cuidar de TODO o rebanho: “Portanto, cuidem de si mesmos e do rebanho [de todo o rebanho] sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, a fim de pastorearem sua igreja, comprada com seu próprio sangue.” Os presbíteros devem alimentar, pastorear as ovelhas e (de acordo com os versículos seguintes) devem também protegê-las e vigiá-las dos ensinamentos distorcidos dos lobos em pele de cordeiro:
Atos 20.29-31 (NVT)
29Sei que depois de minha partida surgirão em seu meio falsos mestres, lobos ferozes que não pouparão o rebanho. 30Até mesmo entre vocês se levantarão homens que distorcerão a verdade a fim de conquistar seguidores. 31Portanto, vigiem! Lembrem-se dos três anos que estive com vocês, de como dia e noite nunca deixei de aconselhar com lágrimas cada um de vocês.
Assim, enquanto Paulo se preparava para deixar todo o rebanho em Éfeso, até rever essas ovelhas no céu, o apóstolo as entregou aos cuidados dos presbíteros (= bispos ou supervisores, pastores) e lembrou aos presbíteros, muito solenemente, que o Espírito Santo os designou para serem pastores de TODO o rebanho.
Mas quem cuida dos presbíteros do rebanho? Se eles cuidam do rebanho, quem cuida deles? Se Paulo entregou a igreja em Éfeso aos cuidados dos presbíteros, então aos cuidados de quem ele entregará os próprios presbíteros? A resposta é dada no versículo 32: “E, agora, eu os entrego [ou confio-vos; i. e., os presbíteros] a Deus e à mensagem [ou à palavra] de sua graça que pode edificá-los e dar-lhes uma herança junto com todos que ele separou para si [ou entre todos os que são santificados]”.
Portanto, a resposta à pergunta – quem cuida dos presbíteros do rebanho? quem os sustenta? – é que Deus mesmo cuida de seus pastores e os sustenta pela “palavra de sua graça”. Atos 20.32: “E, agora, eu os entrego [ou confio-vos] a Deus e à mensagem [ou palavra] de sua graça”. Não diz que os entregava a um bispo. Não diz que os entregava a uma denominação. Não diz que os entregava a uma ordem de pastores ou presbitério. Não diz que os entregava a um conselho, uma comissão ou à congregação. Diz que os entregava a Deus e à palavra de sua graça. Diz que o próprio Deus é o pastor dos presbíteros. E que a palavra de Deus é seu pasto verdejante e suas águas tranquilas.
É claro que TODO o rebanho também tem Deus como pastor e TODO o rebanho também se alimenta da palavra de sua graça – não apenas os presbíteros. Mas há uma diferença entre o rebanho e os presbíteros. A diferença é, no mínimo, esta: ao rebanho todo, Deus dá o recurso adicional de pastores que o ensinam “todo o desígnio de Deus” (At 20.27, ARA) e, aos pastores, Deus dá a responsabilidade adicional de estudar e ensinar todo o desígnio de Deus a todo o rebanho. RESUMINDO: o rebanho tem um recurso adicional, isto é, pastores que o ensinam a Bíblia toda; e os pastores têm uma responsabilidade adicional, isto é, estudar e ensinar a Bíblia toda.
Portanto, quando Paulo entrega ou confia os presbíteros à palavra da graça de Deus, o apóstolo não os entrega ou os confia a um acesso exclusivo, privado e privilegiado; ele os entrega ou os confia a uma responsabilidade especial. As ovelhas devem ter, elas mesmas, livre acesso à palavra da graça de Deus para que, desse modo, possam viver pela palavra de Deus. É por isto, portanto, que Deus dá pastores ao rebanho: para alimentar o todo rebanho de Deus com a palavra de Deus. E os pastores também devem ter eles mesmos a palavra da graça de Deus, para também viverem por ela. Mas Deus atribui-lhes a responsabilidade especial de se alimentarem de uma maneira mais direta, tanto para a sua própria alma como para o bem das ovelhas. Portanto, O REBANHO tem o recurso adicional (e o benefício) de ir até os pastores para se alimentar da palavra de Deus. Enquanto OS PASTORES têm a responsabilidade adicional (e o privilégio) de preparar, eles mesmos, em primeira mão, o alimento a partir da palavra da graça de Deus.
Pois bem, o que temos aqui na conclusão da MasterClass de Paulo, o que temos em Atos 20.32-38, é uma ilustração de como viver e ministrar pela palavra da graça de Deus. Devemos, portanto, aprofundarmo-nos nesta questão, isto é: como a palavra da graça de Deus sustenta e capacita os presbíteros (ou: pastores) para a sua vida pessoal e ministério público, entre TODO o rebanho de Deus sob os seus cuidados?
Há nestes versículos finais (em Atos 20.32-38) da MasterClass de Paulo (a qual teve início lá no versículo 18) pelo menos quatro efeitos poderosos da palavra da graça de Deus nos presbíteros e, consequentemente, em TODO o rebanho de Deus. A palavra da graça de Deus: [1.] nos edifica e nos conduz em santidade à herança eterna (v. 32), [2.] nos liberta do amor ao dinheiro e às coisas materiais (v. 33), [3.] produz em nós uma paixão por atender às necessidades dos outros (vs. 34-35) e [4.] cria relacionamentos nutridos por amor, afeto e amizade (vs. 36-38).
1. A Palavra da Graça de Deus nos edifica e nos conduz em santidade à herança eterna
Atos 20.32 (NVT)
32“E, agora, eu os entrego a Deus e à mensagem de sua graça que pode edificá-los e dar-lhes uma herança junto com todos que ele separou para si.
O que é a herança?
Duas vezes em 1Coríntios 6.9-10 e uma vez em Gálatas 5.21 Paulo mesmo afirmou que todos quantos persistem em viver em pecado e incredulidade não herdarão “o reino de Deus”. Noutros lugares essa mesma herança (= o reino de Deus) recebeu o nome de “vida eterna” (Lc 18.18, 25, 26; Tt 3.7). É o que Jesus quis dizer quando disse (em Mateus 5.5): “Felizes os humildes [= mansos], pois herdarão a terra.”
A herança, portanto, é a salvação, o reino de Deus, os novos céus e a nova terra, a vida eterna – “as riquezas da glória de Deus” (Ef 1.18; Rm 8.17). É isto o que Paulo diz que a palavra da graça é capaz de dar aos presbíteros: a salvação, o reino de Deus, os novos céus e a nova terra, a vida eterna – “as riquezas da glória de Deus”. Atos 20.32: “E, agora, eu os entrego a Deus e à mensagem de sua graça que pode edificá-los e dar-lhes uma herança junto com todos que ele separou para si.”
Como a palavra da graça de Deus nos conduz à herança eterna?
A resposta não está muito clara na tradução da Nova Versão Transformadora. Leiamos o mesmo versículo na Almeida Revista e Atualizada. Preste atenção. Estamos em busca de saber como a palavra da graça de Deus nos conduz à herança eterna. Ouça. Atos 20.32 (ARA): “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.”
Como a palavra da graça de Deus nos conduz à herança eterna? Através da santificação. Foi isto o que Paulo disse aos presbíteros de Éfeso: “dar herança entre todos os que são santificados.” Portanto, para receber a herança da vida eterna, do reino de Deus e da alegria eterna, você precisa ser santificado. Veremos a partir do contexto, daqui a pouco, em termos muito práticos, o que significa ser santificado. Em resumo, significa que o seu coração foi transformado para que você ame o Deus santo e a vontade dele revelada na Bíblia para a sua vida; e significa também que você odeia o pecado, especialmente em sua própria vida.
Por ora, concentre-se nisto: Paulo diz que este é o tipo de pessoa que terá a herança da vida eterna – não são pessoas perfeitas (não há pessoas perfeitas nesta terra) – são pessoas que foram e estão sendo santificadas. Pessoas que buscam a santidade com um coração verdadeiramente desejoso; ou seja: tendo você sido santificado (= separado para Cristo), você passa busca a santificação (= ser parecido com Cristo):
Hebreus 10.14 (NVT) Porque, mediante essa única oferta, ele tornou perfeitos [= τελειοω, completo, aperfeiçoado] para sempre os que estão sendo santificados [= αγιαζω, purificados, limpos].
Hebreus 12.14 (NVT) Esforcem-se para viver em paz com todos e procurem ter uma vida santa, sem a qual ninguém verá o Senhor.
2Tessalonicenses 2.13-17 (NVT)
13Quanto a nós, não podemos deixar de dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor. Somos sempre gratos porque Deus os escolheu para estarem entre os primeiros a receber a salvação por meio do Espírito que os torna santos e pela fé na verdade. 14Ele os chamou para a salvação quando lhes anunciamos as boas-novas; agora vocês podem participar da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15Portanto, irmãos, tendo em mente todas essas coisas, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes transmitimos, seja pessoalmente, seja por carta.
16Que o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor, e Deus, nosso Pai, que nos amou e pela graça nos deu eterno conforto e maravilhosa esperança, 17os animem e os fortaleçam em tudo de bom que vocês fizerem e disserem.
Em Atos 20.32, portanto, Paulo está dizendo duas coisas: 1uma é que a palavra da graça de Deus pode lhe dar uma herança de alegria eterna em Deus, no reino de Deus; e 2a outra coisa é que as únicas pessoas que obtêm esta herança são as pessoas que foram e estão sendo santificadas. — Então, como a palavra da graça de Deus nos conduz à herança eterna? Através da santificação pela fé na palavra de Deus. — Jesus deixou isso ainda mais claro, em João 17.17 (ARA), quando orou ao Pai nestes termos: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” Viu? A palavra de Deus santifica; e a palavra de Deus, portanto, é que dá a herança de vida eterna a todos quantos buscam a santificação – pela fé na palavra de Deus.
Há, entretanto, uma expressão muito importante em Atos 20.32 que nós ainda não tocamos. Você percebeu? Leia mais uma vez o texto: “E, agora, eu os entrego a Deus e à mensagem de sua graça que pode edificá-los e dar-lhes uma herança junto com todos que ele separou para si.” Ora, o que Paulo está dizendo? Ele está dizendo que uma maneira de a palavra de Deus nos santificar é nos edificando (= nos fortalecendo, construindo em nós musculatura espiritual).
Mas como? De que modo a palavra de Deus nos edifica ou nos fortalece ou constrói em nós musculatura espiritual?
Dando-nos promessas para serem agarradas e praticadas pela fé.
NOTE como Paulo constrói seu argumento aqui em Atos 20.32-35.
O apóstolo FALA DA PALAVRA DA GRAÇA DE DEUS no versículo 32: dizendo que ela é poderosa para nos edificar, santificar-nos e nos dar uma herança junto com todos os santos. E nos versículos 33-35 ele DÁ EXEMPLOS BEM PRÁTICOS de como ele viveu uma vida santificada entre eles (veremos essas posturas em instantes). MAS NOTE. No final de tudo (no versículo 35), ele diz que fez essas coisas lembrando a si mesmo as palavras de Jesus (= palavras da graça de Deus): “Há bênção maior em dar que em receber”. OU SEJA: porque Paulo se agarrou com fé a essa palavra da graça de Deus — “Há bênção maior em dar que em receber” (v. 35) —, ele foi capaz de viver em santidade prática, à caminho de sua herança junto com os santos. PRESTE ATENÇÃO no seu argumento, e veja como a palavra de Deus nos santifica (= dando-nos elementos para nos agarrarmos a eles com fé):
Atos 20.32-35 (NVT)
32“E, agora, eu os entrego a Deus e à mensagem de sua graça que pode edificá-los e dar-lhes uma herança junto com todos que ele separou para si.
33“Jamais cobicei a prata, o ouro ou as roupas de alguém. 34Vocês sabem que estas minhas mãos trabalharam para prover as minhas necessidades e as dos que estavam comigo. 35Fui exemplo constante de como podemos, com trabalho árduo, ajudar os necessitados, lembrando as palavras do Senhor Jesus: ‘Há bênção maior em dar que em receber’”.
Percebeu? A palavra da graça de Deus nos edifica (= nos fortalece, nos dá musculatura espiritual) ou, dito de outro modo, a palavra de Deus nos santifica pela fé que depositamos em suas promessas. É a santificação pela fé na palavra de Deus.
Atos 15.9 (NVT) [Deus] Não fez distinção alguma entre nós [judeus] e eles [gentios], pois purificou [santificou] o coração deles por meio da fé [no evangelho pregado].
Atos 26.17-18 (NVT) 17[…] Sim, eu [Cristo] o envio [Paulo] aos gentios 18para abrir os olhos deles a fim de que se voltem das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus. Então receberão o perdão dos pecados e a herança entre o povo de Deus, separado pela fé em mim’.
Hebreus 4.1-3 (NVT)
1Assim, uma vez que permanece a promessa de que entraremos no descanso de Deus, devemos ter cuidado para que nenhum de vocês pense que falhou. 2Porque essas boas-novas também nos foram anunciadas, como a eles, mas a mensagem de nada lhes valeu, pois não a receberam com fé e não se uniram àqueles que ouviram. 3Pois nós, os que cremos, entramos em seu descanso. […]
Portanto, este é o primeiro efeito da palavra da graça de Deus: a Palavra da Graça de Deus nos edifica e nos conduz à herança eterna junto com todos que ele separou (= santificou e estão sendo santificados) para si (= o Senhor).
Continua na parte 2…
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Atos dos Apóstolos
Mais episódios da série Atos dos Apóstolos
Mais Sermões
23 de maio, 2021
6 de março, 2016
4 de julho, 2018
17 de abril, 2016
Mais Séries
MasterClass Paulo de Tarso – Sustentado por Deus
Pr. Leandro B. Peixoto