03.03.2024
[Atos 20.22-24] 22“Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. Não sei o que me espera ali, 23senão que o Espírito Santo me diz, em todas as cidades, que tenho pela frente prisão e sofrimento. 24Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.
Viver para Deus! Como é viver para Deus, na prática? Há pelo menos cinco lições que podemos aprender de Paulo. Já estudamos duas, recapitule comigo:
1. Viver para Deus é estar preso à vontade de Deus pelo Espírito
Atos 20.22 Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. […]
Viver para Deus significa que o seu espírito – o seu ser interior, o seu coração, a sua alma, o seu ser inteiro – foi dominado (i.e., amarrado e está sendo conduzido, sob custódia) pelo Espírito de Deus, e assim a vontade de Deus passou a ser a sua grande paixão. Viver para Deus é, antes de tudo, ter sido dominado por uma Pessoa e um poder que não é o seu próprio.
Vimos também…
2. Viver para Deus é confiar que o futuro pertence a Deus, e descansar
Atos 20.22 Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. [AGORA, OUÇA:] Não sei o que me espera ali […]
Viver para Deus significa, na prática, contentar-se em viver pela fé, sem ter que saber em detalhes o que trará o amanhã.
3. Viver para Deus é ter coragem para prosseguir mesmo em face do sofrimento
Atos 20.22-23 22Agora, impelido pelo Espírito, vou a Jerusalém. [AGORA, OUÇA:] Não sei o que me espera ali [SERÁ MESMO? OUÇA:], 23senão que o Espírito Santo me diz, em todas as cidades, que tenho pela frente prisão e sofrimento.
Ora, meu povo, se há uma certeza que todos nós podemos ter quanto ao amanhã, é a certeza que está descrita na Bíblia – exemplo: “é necessário passar por muitos sofrimentos até entrar no reino de Deus” (At 14.22); ou: “Sim, e todos que desejam ter uma vida de devoção em Cristo Jesus sofrerão perseguições” (2Tm 3.12); ou, nas palavras de Jesus: “Uma vez que o dono da casa foi chamado de Belzebu, os membros da família serão chamados de nomes ainda piores!” (Mt 10.25). — Percebeu? — Se é prisão ou não, não importa, o certo é que a vida cristã é trilhada no caminho do sofrimento, porque “a porta para a vida é estreita, e o caminho é difícil [apertado], e são poucos os que o encontram.” (Mt 7.14).
Você já percebeu o quanto o sofrimento – o medo de sofrer e o temor do homem – nos paralisam? Mesmo quando nós nos propomos a viver para Deus! Aliás, honestamente!, principalmente quando nós nos propomos a viver para Deus: o sofrimento e a perseguição e o temor do homem nos imobilizam. Não precisaria ser assim – se tão somente soubéssemos como manter a fé:
Hebreus 12.2-3 2Mantenhamos o olhar firme em Jesus, o líder e aperfeiçoador de nossa fé. Por causa da alegria que o esperava, ele suportou a cruz sem se importar com a vergonha. Agora ele está sentado no lugar de honra à direita do trono de Deus. 3Pensem em toda a hostilidade que ele suportou dos pecadores; desse modo, vocês não ficarão cansados nem desanimados.
Esse tipo de fé é o que adorna, por exemplo, a mulher virtuosa:
Provérbios 31.25 Veste-se de força e dignidade e ri sem medo do futuro.
A fé que adorna a mulher virtuosa, tornando-a forte e piedosa, sem medo do futuro, também adornou Sara, mulher de Abraão (1Pe 3.3-6) e – disse Pedro às mulheres (1Pe 3.6): – “Vocês são filhas dela quando praticam o bem, sem medo algum.”
A fé, somente a fé na graça futura de Deus, fé na bondade e na sabedoria de Deus, fé na capacidade que Deus nos dá, fé nas misericórdias do Senhor que são renovadas sobre nós a cada manhã… fé em tudo o que Deus é e promete ser e fazer por nós em Cristo Jesus… somente a fé nos fará viver para Deus, em face do sofrimento, praticando o bem, livre de qualquer medo paralisante.
Pois bem… É ISTO O QUE SIGNIFICA VIVER PARA DEUS: [1.] estar preso à vontade de Deus e movido pelo poder do Espírito; [2.] confiar que o futuro pertence a Deus, e descansar; [3.] ter coragem para prosseguir mesmo em face do sofrimento; e…
4. Viver para Deus é valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo
Atos 20.24 Mas minha vida não vale coisa alguma para mim, a menos que eu a use para completar minha carreira e a missão que me foi confiada pelo Senhor Jesus: dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.
A forma de ministério varia para cada um de nós; por exemplo: não são todos os chamados para o ministério pastoral ou missões transculturais. Entretanto, todos nós temos o mesmo objetivo essencial naquilo que Deus nos chama para fazer: magnificar a glória e a grandeza da graça de Deus em Jesus Cristo. Esta é a pista de corrida que todos os cristãos estão correndo: magnificar a glória e a grandeza da graça de Deus em Jesus Cristo; já as curvas e o terreno são diferentes: vai depender da vocação ou profissão. O objetivo é o mesmo, sempre (At 20.24): “dar testemunho das boas-novas da graça de Deus.” A forma varia.
Paulo disse, noutro lugar, em Efésios 1.5-6: “[Deus] nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado.” Esse é o sentido último da vida (o sentido da corrida): viver para valorizar ao máximo a glória da graça de Deus. Essa é a vida não desperdiçada. É isto o que significa viver para Deus: viver para o louvor da graça gloriosa de Deus (Ef 1.6); dar testemunho do evangelho da graça de Deus (At 20.24).
PORTANTO, a vida desperdiçada, a vida jogada fora é a vida que sai da pista de corrida – qual seja: viver para valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo. Qualquer coisa diferente disso não será viver para Deus. Foi por isso que William Carey escreveu: “Não tenho medo do fracasso; tenho medo de ter sucesso em coisas que não importam.” E se não for para valorizar e anunciar a grandeza e a glória da graça de Deus em Jesus Cristo como o tesouro supremo, não terá importância viver.
Continua na próxima mensagem…
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Atos dos Apóstolos
Mais episódios da série Atos dos Apóstolos
Mais Sermões
3 de junho, 2018
29 de julho, 2019
20 de setembro, 2020
11 de dezembro, 2016
Mais Séries
MasterClass Paulo de Tarso – Viver para Deus – Parte 3
Pr. Leandro B. Peixoto