13.08.2017
O CÂNTICO DOS PAIS
Isaías 26.3 | Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
Terremoto existencial
Não têm sido fáceis os nossos dias, especialmente quando você é o cabeça da família, o provedor do lar, o homem de Deus para a sua casa. A pressão do trabalho (ou a falta dele!), o desgaste do trânsito, as responsabilidades domésticas, as lutas da criação de filhos… tudo junto e misturado faz qualquer pessoa normal perder a paz.
Some-se a isso um pouco mais, ou seja: a descomunal crise financeira que todos estamos atravessando, a enorme desesperança no coração do cidadão comum com relação aos líderes e às instituições na condução desta nação à deriva do futuro, a escandalosa perda de valores éticos e morais do mundo ocidental, especialmente em nosso país…
Humanamente falando, é impossível para alguém encontrar paz e seguir com perseverança, quando tudo ao redor parece estar desmoronando e o chão da existência continua tremendo. É como se estivéssemos no meio de um terremoto existencial.
O cântico da cidade
O texto que nós lemos a pouco e que temos para hoje chega como uma deliciosa promessa para os momentos difíceis que os lares brasileiros, os pais em especial, estão vivendo. Veja de novo:
Isaías 26.3 | Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
Essa afirmação teológica é uma estrofe de um cântico — o cântico da cidade. É uma poesia. O tema é a celebração do Dia do Senhor, ou seja, o momento em que o Senhor Deus virá para julgar, para salvar e para restaurar.
Está é a terceira vez que Isaías celebra o Dia do Senhor. Primeiro, ele cantou sobre a tão gloriosa vitória de Deus sobre os seus inimigos no dia do juízo final (Is 24.21). Depois, o profeta focou a grande comunhão dos salvos de toda a Terra, a reunião daqueles que aguardaram com grande expectativa a manifestação final do supremo Senhor (Is 25.9). Agora, nós o ouvimos cantar a certeza mais profunda dos corações daqueles que fazem parte do povo de Deus — a certeza da salvação, a certeza do céu:
Is 26.1-4 | 1Naquele dia, todos na terra de Judá entoarão este cântico: Nossa cidade é forte; estamos cercados pelos muros da salvação de Deus! 2Abram os portões para os justos, deixem entrar os fiéis. 3Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti. 4Confiem sempre no SENHOR, pois o SENHOR Deus é a Rocha eterna.
O Dia do Senhor e o lar
É impressionante como o tema desse cântico é pertinente para os pais, os cabeças de seus lares. Lá em Apocalipse, o Dia do Senhor é descrito na forma de um casamento. Veja:
Ap 19.6-7 | 6Em seguida, ouvi outra vez algo semelhante ao som do clamor de uma grande multidão, como o som de fortes ondas do mar, como o som de violentos trovões: “Aleluia! Porque o Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso, reina. 7Alegremo-nos, exultemos e a ele demos glória, pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e sua noiva já se preparou.
O casamento — e, fruto dele, o lar — foi idealizado por Deus com um propósito supremo, que é revelar o amor de Cristo pela igreja através de um relacionamento fundamentado em uma aliança (ou pacto) e coroado de prazeres (Ef 5.31-33). Portanto, poucos textos há na Bíblia tão oportunos como o que lemos para esta ocasião especial — o Dia dos Pais (homens chamados para modelar o amor de Cristo no lar); ainda mais quando se leva em conta os dias turbulentos em que estamos vivendo, esses que acabamos de descrever.
Isaías 26.3 | Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
O cântico dos pais
O cântico, como já dissemos, é sobre a cidade, é sobre Jerusalém. Canta-se aqui sobre o céu. A Cidade Santa é uma imagem do céu. Mas, o que sobre o céu se canta aqui e que pode ser transposto para o coração dos pais, cabeças de suas famílias, e dos pais para os seus lares, a fim de torná-los um pedacinho do céu na terra, o ninho perfeito para o crescimento dos filhos? Três verdades…
1. O lar é um lugar de paz
A inspiração para essa estrofe do cântico é a paz.
Isaías 26.3 | Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
Interessante que no hebraico não há o adjetivo “perfeito”. O que literalmente se lê na língua original é: “paz, paz”, e não “perfeita paz”.
O que estaria Isaías desejando expressar ao escrever “Tu, Senhor, guardarás em paz, paz, (…)”? Ele não queria apenas falar de paz, mas descrever uma paz sem-par, uma paz abrangente, uma paz completa… uma paz perfeita (única, sem igual). Que tipo de paz?
Ou seja: paz por dentro, paz por fora, paz que vem do alto para dentro de nós e que de nós se derrama nos outros e por onde nós passamos.
Como os pais precisam de paz, de ter e de repartir paz! Filhos, enquanto crescem, enfrentam enormes tensões, passam por muito dilemas e conflitos; e nesse processo de transformação, tantas vezes eles explodem em ira, esparramam mal-humor, exalam pessimismo. É muito conflito. Tudo muito sensível, a ponto de explodir. Nessas horas, o pai que tem paz com Deus e provou da paz de Deus precisa promover paz em Deus.
O lar, assim como é no céu, deve ser um lugar de paz. Um lugar onde se proclama, com vidas e vozes, a reconciliação com Deus; onde se demonstra o regozijo de viver com Deus; onde se busca viver como pacificadores. Afinal, os pacificadores é que serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9).
A família é um lugar de paz. Homens, no entanto, são propensos a agirem intempestivamente, explodindo e gritando. Tanto que Paulo exorta, dizendo:
1Tm 2.8 | Quero, portanto, que em todo lugar de culto os homens orem com mãos santas levantadas, livres de ira e de controvérsias.
Pais, cheios da paz de Deus e da paz com Deus, devem promover paz em Deus.
2. O lar é lugar da ação de Deus
A família é um lugar de paz porque ela é fruto de uma ação direta e constante de Deus em nossas vidas. Veja:
Isaías 26.3 | Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
Graças a Deus que nós não estamos entregues a nós mesmos. Temos um Deus que é por nós e que age em nós. Assim sendo, a paz que precisamos ter, que devemos buscar e somos impelidos a proclamar é fruto da ação de Deus em nossos corações.
A paz de que estamos falando não é algo que produzimos por nós mesmos. Aliás, nós não conseguiríamos produzi-la se estivéssemos entregues a nós mesmos. Mas, de que maneira Deus poderá nos guardar em perfeita paz? Ouça o que Paulo, escrevendo a uma igreja em guerras isoladas, disse a esse respeito. Abra em Filipenses 4.2-9:
2Agora, suplico a Evódia e a Síntique: tendo em vista que estão no Senhor, resolvam seu desentendimento. 3E peço a você, meu fiel colaborador (Sízigo?), que ajude essas duas mulheres, pois elas trabalharam arduamente comigo na propagação das boas-novas, e também com Clemente e com meus outros colaboradores, cujos nomes estão escritos no livro da vida. 4Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se! 5Que todos vejam que vocês são amáveis em tudo que fazem. Lembrem-se de que o Senhor virá em breve. 6Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. 7Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus. 8Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor. 9Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês.
O lar é lugar de paz e também lugar da ação de Deus, e nós pais somos chamados para liderar esse mover divino; devemos modelar para os nossos filhos. Ensinaremos muito, além da conta, simplesmente por modelarmos para os filhos a ação de Deus em nós, transformando-nos, pacificando-nos, santificando-nos.
3. O lar é lugar de fé
Toda ação de Deus e todo fruto dessa ação de Deus em casa e na vida de nossos filhos é resultado do exercício de nossa fé e confiança nos pactos e decretos de Deus, ou seja: fé na sua Palavra:
Isaías 26.3 | Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
A fé de que estamos falando não é algo subjetivo — fé na fé. A fé bíblica é uma mistura de cabeça e coerência (“propósitos firmes”) com coração e sentimento (“confiança”).
Famílias que subsistem são as que conseguem confiar nas promessas de Deus e praticar o que a Palavra dele prescreve. Portanto, pais, conheçam, confiem e compartilhem a Palavra de Deus. Exercitem sua fé. Expressem sua fé. O testemunho de Davi é importante:
Sl 119.92-93 | 92Se tua lei não fosse meu prazer, eu teria morrido em meu sofrimento. 93Jamais me esquecerei de tuas ordens, pois é por meio delas que me dás vida.
O lar é um lugar de fé; onde se lê e se fala da Palavra de Deus, pois é ouvindo a palavra que nasce a fé, e pela mesma palavra é que se nutre a fé.
O CÂNTICO DOS PAIS
Queridos pais, convido-os a cantarem o que estamos chamando de o cântico dos pais, a entoarem-no com suas vidas, durante toda a sua existência, diante dos filhos e dos netos, à frente de suas famílias:
Isaías 26.3 | Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
O lar é lugar de paz, lugar da ação de Deus, lugar de fé; e nós, pais, apesar de todo turbilhão de problemas — aliás, por causa desse turbilhão, somos chamados para receber e repartir paz, provar e promover a ação de Deus, nutrir e modelar a fé.
Portanto, entreguem-se ao Senhor; conheçam os seus propósitos revelados na Escritura, confiem nele, e ele guardará vocês em perfeita paz! Afinal, Jesus Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou para nos deixar sua paz:
Jo 14.27 | Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se aflijam nem tenham medo.
Pais, calquem seus corações nesta promessa:
Isaías 26.3 | Tu [Senhor] guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.
Deus os abençoe com graça e paz.
Mais Sermões
14 de fevereiro, 2021
20 de setembro, 2020
11 de junho, 2023
12 de maio, 2024
Mais Séries
O Cântico dos Pais
Pr. Leandro B. Peixoto