28.02.2020
Tiago 5.1-20
Tg 5.19-20 | 19 Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, 20 lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.
Sem rodeios!
A forma como Tiago termina a sua carta não é convencional. O seu estilo é abrupto. Diferente da maioria das cartas do Novo Testamento, não há qualquer saudação final nesta epístola. Em vez de palavras doces de despedida, o que temos são palavras diretas de dever.
Tiago 5.19-20 | 19 Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, 20 lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.
Tiago é sem rodeios! O objetivo dele é ajudar os seus discípulos a triunfarem na vida cristã. Ele, como o seu Senhor, deseja que nenhum se perca. E aqueles que estão se perdendo, precisam ser trazidos de volta.
Tiago adverte sobre o perigo súbito que todos corremos.
Tiago 5.19 | 19 Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade…
Tiago também apresenta o papel sublime que todos carregamos.
Tiago 5.19-20 | 19 (…) e alguém o trouxer de volta, 20 lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.
Nós precisamos da comunhão e da ajuda do Corpo de Cristo para triunfar, para perseverar até o final.
É só problema!
Tiago começa e termina a sua carta falando de problema. Você já percebeu? Lá no início da carta, ele diz assim:
Tg 1.2 | Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações…
Agora, concluindo a sua epístola, ele aborda um punhado específico de provações. Lendo cuidadosamente o capítulo 5, podemos notar os seguintes problemas:
O trabalhador estava sendo explorado e privado do seu salário (Tg 5.1-6).
Deus parecia não se importar com as orações do seu povo (Tg 5.7-11).
Era tanta mentira que ninguém parecia confiar no que os outros diziam (Tg 5.12).
Problemas diversos (perseguição, acidente, praga, crise econômica e dificuldades – Tg 5.13).
Doenças (Tg 5.14).
Se um de nós se aproximasse a qualquer daqueles cristãos e perguntasse: “E ai, como vai?”, é certo que ouviríamos como resposta: “É só problema!”.
Tiago estava tão preocupado com a situação deles que ele faz de sua advertência as palavras finais de sua carta. Aquele povo, afinal, precisava de socorro para triunfar na verdade, para não se desviar e cair. Afinal, os apóstolos sabiam como é fácil abandonar a verdade quando se está passando por algum problema.
1Tm 4.1-2 | 1 O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. 2 Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada…
2Tm 4.2-4 | 2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. 4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
Tiago, portanto, precisava agir rápido, exortando e encorajando os seus discípulos a triunfarem.
O cristão triunfante
Com a intenção de ajudar seus leitores a perseverarem até o final, Tiago faz quatro advertências aos cristãos. Faremos muito bem se a elas dermos ouvidos.
1) Proteja-se das riquezas (Tg 5.1-6).
2) Persevere com paciência (Tg 5.7-11).
3) Pratique a oração (Tg 5.12-18).
4) Procure a comunhão (Tg 5.19-20).
A comediante Sophie Tucker (1887-1966), famosa nos EUA pelas suas tiradas cômicas, disse algo que rege a vida da maioria das pessoas:
Eu já fui rica e já fui pobre; pode crer, rica é melhor.
O amor ao dinheiro tem feito muita gente se desviar da verdade. Sabedor disso, Tiago denuncia os ímpios e infiéis de seu tempo, com o objetivo de advertir o leitor sobre o perigo das riquezas.
Para triunfar, o cristão precisará se proteger das riquezas. Não, nem Tiago nem lugar algum na Bíblia vai condenar o dinheiro e a prosperidade material. O que se condena é o amor ao dinheiro e às riquezas.
1Tm 6.9-10 | 9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, 10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
Para se proteger das riquezas, ou do amor ao dinheiro, o cristão precisará saber o que o dinheiro pode fazer com os ímpios e evitar aquele caminho.
1.1 – O amor ao dinheiro insensibiliza face à realidade do julgamento divino
Tg 5.1 | Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá.
1.2 – O amor ao dinheiro ignora a transitoriedade das riquezas
Geralmente, media-se a riqueza de alguém através de três medidas: quantidade de grãos estocados nos depósitos, quantidade de troca de roupas e, obviamente, quantidade de tesouros – comida, roupa e bens.
Tg 5.2-3 | 2 A riqueza [grãos] de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. 3 O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.
1.3 – O amor ao dinheiro induz à desonestidade
Tg 5.4 | Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
1.4 – O amor ao dinheiro inflama a vaidade
Tg 5.5 | Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate.
1.5 – O amor ao dinheiro invoca a crueldade
Tg 5.6 | Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência.
Para triunfarmos, precisaremos nos proteger das riquezas. Mas, como? Buscar o contentamento em Deus.
Hb 13.5-6 | 5 Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. 6 Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?”
O cristão triunfante se protege das riquezas.
Tiago, após advertir sobre o perigo das riquezas, fala da necessidade de paciência na vida daqueles que estão sofrendo, justa ou injustamente. Na hora dos problemas, descrer será o atalho para a destruição.
Tiago é brilhante e profundo quando fala de paciência.
Tg 5.7a | Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor.
– Paciência é a capacidade de se esperar no Senhor e a atitude determinada de enfrentar.
– Paciência não é uma opção, mas um mandamento que precisa ser obedecido.
– O mandamento da paciência não é para alguns, mas para todos os cristãos.
– O prazo de validade da paciência vai até a segunda vinda de Jesus Cristo.
Como, então, os cristãos devem exercitar a paciência?
2.1 – Esperando o tempo de Deus
Tg 5.7b | Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita [amadurecer] e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.
2.2 – Fortalecendo o coração uns dos outros
Tg 5.8 | Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
2.3 – Abstendo-se de queixar-se ou murmurar uns dos outros
Tg 5.9 | Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!
2.4 – Encorajando-se com biografias cristãs
Tg 5.10 | Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.
2.5 – Convencendo-se da bondade de Deus no sofrimento
Tg 5.11 | Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.
O cristão triunfante persevera com paciência, certo de que “depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1.12). Paulo sabia bem disso:
2Co 5.16-18 | 16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
O cristão triunfante persevera com paciência.
Tiago já advertiu do perigo da riqueza e da necessidade de paciência. Ele, agora, falará sobre a oração. O cristão triunfante pratica a oração. Sem oração não se consegue ir muito longe.
O que Tiago ensina sobre a oração que é particularmente encorajador para nós cristãos do século XXI?
3.1 – As razões para se orar
Tg 5.13-16 | 13 Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. 14 Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. 15 A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. 16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.
3.2 – As motivações para se orar
Numa época tão evoluída, que motivação nós termos para orar? A oração é eficaz, poderosa e não depende de nós para ser respondida.
Tg 5.16-18 | 16 A oração de um justo é poderosa e eficaz. 17 Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. 18 Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.
Tanta coisa poderia ser dito sobre esses versículos, mas o que deve ser destacado é que o cristão triunfante é aquele que ora.
Ora pelos aflitos.
Ora pelos doentes.
Ora pela nação.
Ora pelos seus pecados.
Ora cantando louvores.
O cristão triunfante pratica a oração.
O cristão sabe que os problemas tendem a nos afastar de Deus, fazendo-nos desviar da verdade. Por isso ele procura e cultiva a comunhão.
Ele manda chamar os irmãos (Tg 5.14).
Ele busca forças na comunhão (Tg 5.8).
Ele aceita a exortação do irmão (Tg 5.19-20).
Tg 5.19-20 | 19 Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, 20 lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.
O cristão triunfante procura a comunhão.
– Comunhão que o convence do seu erro.
– Comunhão que o traz de volta para o aprisco das ovelhas.
– Comunhão que salva a vida da gente em Cristo.
O cristão triunfante
É indiscutível que temos vivido dias de muitos problemas. A vontade de desanimar e desistir é imensa. Não é mesmo?
Ouça a voz de Tiago. Triunfe. Persevere.
1) Proteja-se das riquezas (Tg 5.1-6).
2) Persevere com paciência (Tg 5.7-11).
3) Pratique a oração (Tg 5.12-18).
4) Procure a comunhão (Tg 5.19-20).
Busque a comunhão de Jesus. Arrependa-se e creia.
Procure a comunhão da igreja local. Seja batizado. Integre-se.
Desfrute dos ministérios da igreja local.
Que o Senhor te abençoe, fazendo você triunfar para a vida eterna.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
19 de maio, 2019
19 de março, 2017
4 de dezembro, 2016
16 de novembro, 2016
Mais Séries
O Cristão Triunfante
Pr. Leandro B. Peixoto