18.12.2022
[Habacuque 1.2-11] [A queixa de Habacuque] 2Até quando, SENHOR, terei de pedir socorro? Tu, porém, não ouves. Clamo: “Há violência por toda parte!”, mas tu não vens salvar. 3Terei de ver estas maldades para sempre? Por que preciso assistir a tanta opressão? Para qualquer lugar que olho, vejo destruição e violência. Estou cercado de pessoas que discutem e brigam o tempo todo. 4A lei está amortecida, e não se faz justiça nos tribunais. Os perversos são mais numerosos que os justos e, com isso, a justiça é corrompida. [A resposta do SENHOR] 5“Observem as nações ao redor; olhem e admirem-se! Pois faço algo em seus dias, algo em que vocês não acreditariam mesmo que alguém lhes contasse. 6Estou levantando os babilônios, um povo cruel e violento. Eles marcharão por todo o mundo e conquistarão outras terras. 7São conhecidos por sua crueldade e decidem por si mesmos o que é certo. 8Seus cavalos são mais velozes que leopardos e mais ferozes que lobos ao anoitecer. Seus cavaleiros atacam, vindos de longe; como águias, lançam-se sobre a presa para devorá-la. 9“Todos eles vêm prontos para agir com violência; seus exércitos avançam como o vento do deserto, ajuntando prisioneiros como se fossem areia. 10Zombam de reis e príncipes e desprezam todas as suas fortalezas. Constroem rampas de terra contra seus muros e as conquistam. 11Passam com rapidez, como o vento, e desaparecem. Sua culpa, porém, é grande, pois têm como deus sua própria força.”
Habacuque estava com a alma atribulada, e ele colocou suas queixas no papel, compondo um diário (para o nosso benefício!). A alma do profeta estava atribulada, em um primeiro momento, pelo que ele julgava inação de Deus (1.2-4); depois, pela iniciativa e o instrumento de Deus na resposta à sua oração (1.5-11). Ainda neste trecho do livro de Habacuque (1.2-11), falta-nos examinar duas outras realidades que envolviam a vida dele: a alma chocada do profeta e a alma de Habacuque sendo ensinada por Deus.
A alma de Habacuque, além de atribulada, ficou chocada:
Habacuque 1.5 Observem as nações ao redor; olhem e admirem-se! Pois faço algo em seus dias, algo em que vocês não acreditariam mesmo que alguém lhes contasse.
Tem gente que é assim mesmo: não acredita no que Deus revela através de seus profetas ou pela sua Palavra; gente que quando é contrariada, mesmo que por Deus, não aceita e não acredita. Vivem anos e anos na incredulidade, mesmo que fartos de evidência. De fato, o problema do homem não é falta de evidência, mas incredulidade; o problema do homem não é, portanto, cognitivo, mas coração; não é intelectual, mas incredulidade. Por isso Habacuque teve que ouvir de Deus:
Habacuque 1.5 Observem as nações ao redor; olhem e admirem-se! Pois faço algo em seus dias, algo em que vocês não acreditariam mesmo que alguém lhes contasse.
Observe agora o que o contemporâneo de Habacuque ouviu de Deus e repassou:
Jeremias 25.1-7 1Jeremias recebeu do SENHOR esta mensagem para todo o povo de Judá no quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá. Nesse mesmo ano, Nabucodonosor, rei da Babilônia, começou a reinar. 2O profeta Jeremias disse a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém: 3“Durante 23 anos, desde o décimo terceiro ano do reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até hoje, o SENHOR me tem dado suas mensagens. Eu as anunciei fielmente, mas vocês não ouviram. 4“Repetidamente, o SENHOR tem enviado seus servos, os profetas, mas vocês não ouviram nem prestaram atenção. 5Todas as vezes a mensagem foi a mesma: ‘Abandonem seus maus caminhos e suas más ações. Só então habitarão nesta terra que o SENHOR deu a vocês e a seus antepassados para sempre. 6Não provoquem minha ira ao adorar deuses que vocês fizeram com suas próprias mãos. Então, não lhes farei mal algum’. 7“Mas vocês não me deram ouvidos”, diz o SENHOR. “Provocaram minha ira ao adorar ídolos que vocês fizeram com as próprias mãos e trouxeram calamidades sobre si mesmos.
Preste atenção a que ponto aquela gente chegou – “povo de Deus, hein!”; ouçam:
Jeremias 26.7-9 7Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias falar na frente do templo do SENHOR. 8Quando Jeremias terminou sua mensagem e disse tudo que o SENHOR lhe havia ordenado, os sacerdotes, os profetas e todo o povo o atacaram e gritaram: “Vamos matá-lo! 9Que direito você tem de profetizar, em nome do SENHOR, que este templo será destruído como Siló? Que história é essa de que Jerusalém será destruída e ficará desabitada?”. E todo o povo o ameaçava em frente ao templo do SENHOR.
Por que eles estavam chocados?
Por que não ouviram os profetas?
Por que tamanha e tão cruel agressão ao profeta de Deus?
O povo queria ouvir o que lhes dava prazer, e ponto final:
Jeremias 23.16-22 16Assim diz o SENHOR dos Exércitos a seu povo: “Não deem ouvidos a esses profetas quando profetizam para vocês e os enchem de falsas esperanças. Eles inventam tudo que dizem; não falam da parte do SENHOR. 17Vivem repetindo aos que desprezam minha palavra: ‘O SENHOR diz que terão paz!’. E aos que seguem os desejos teimosos de seu coração, dizem: ‘Nada de mal lhes acontecerá!’. 18“Acaso algum desses profetas esteve na presença do SENHOR para ouvir suas palavras? Algum deles prestou atenção e obedeceu? 19Vejam, a ira do SENHOR irrompe como uma tempestade, um vendaval sobre a cabeça dos perversos! 20A ira do SENHOR não passará até que ele cumpra tudo que planejou. Em dias futuros, vocês entenderão tudo isso claramente. 21“Não enviei esses profetas, mas eles correm de um lado para o outro. Não lhes dei mensagem alguma, e ainda assim continuam a profetizar. 22Se houvessem estado diante de mim e me ouvido, teriam anunciado minhas palavras e levado meu povo a se arrepender de seus maus caminhos e suas más ações.
Também não deram ouvidos a Jesus (e não darão aos fieis) — por quê? —, porque Jesus não era deste mundo e não veio para dizer o que todos querem ouvir (também não os crentes):
João 5.41-44 41“Sua aprovação não vale nada para mim, 42pois eu sei que o amor a Deus não está em vocês. 43Eu vim em nome de meu Pai, e vocês me rejeitaram. Se outro vier em seu próprio nome, vocês o receberão. 44Não é de admirar que não possam crer, pois vocês honram uns aos outros, mas não se importam com a honra que vem do único Deus!
João 15.18-19 18“Se o mundo os odeia, lembrem-se de que primeiro odiou a mim. 19O mundo os amaria se pertencessem a ele, mas vocês já não fazem parte do mundo. Eu os escolhi para que não mais pertençam ao mundo, e por isso o mundo os odeia.
O mundo orgulhoso ignora a ação de Deus e não ouve os homens de Deus: de um lado, os babilônios não viam a mão de Deus na história, criam ser tudo fruto de sua própria força, sabedoria e tecnologia (Hc 1.11); do outro lado, os de Judá não criam na mensagem dos proveras. Estavam, pois, todos enganados. Deus estava usando os babilônios para o bem de seu povo. Mas Judá não aceitava e a Babilônia se ufanava.
TODOS ESTAVAM CHOCADOS: os crentes, pois não era o que desejavam ouvir; e os ímpios porque não acreditavam que tudo aquilo era de Deus: a força, a sabedoria e o plano de Deus, não deles mesmos. Mas quem tinha olhos para ver e ouvidos para ouvir sabia que era tudo a mão de Deus: Habacuque 1.5 — “Observem as nações ao redor; olhem e admirem-se! Pois faço algo em seus dias, algo em que vocês não acreditariam mesmo que alguém lhes contasse.”
Em face de tudo que estudamos, quatro conclusões revigorantes precisam ser feitas – quatro lições para a nossa alma que teima em se abalar e se chocar com Deus e o agir de Deus. Essas lições são extraídas do livro de Martyn Lloyd-Jone, publicado no Brasil pela editora PES, sob o título Do Temos à Fé. Logo após a Segunda Guerra Mundial, Lloyd-Jones pregou uma série de sermões em Habacuque em resposta à angústia decorrente daquele conflito. Mais tarde, eles foram publicados no livro que acabei de citar. As conclusões de Martyn Lloyd-Jone são dignas de nota:
1. A história está sob o controle soberano de Deus [não está entregue a si mesma, desgovernada, sujeita aos poderes do mal ou de qualquer outra coisa]:
Habacuque 1.5-6 5Observem as nações ao redor; olhem e admirem-se! Pois faço algo em seus dias, algo em que vocês não acreditariam mesmo que alguém lhes contasse. 6Estou levantando os babilônios, um povo cruel e violento.
2. A história segue o plano da providência de Deus [não está sujeita a acidentes, mas à providencia de Deus; John Piper define providência como sendo soberania com propósito – isto é, a glória de Deus na redenção e salvação final de seu povo]:
Habacuque 1.12 Ó SENHOR, meu Deus, meu Santo, tu que és eterno certamente não planejas nos exterminar! Ó SENHOR, nossa Rocha, enviaste os babilônios para nos disciplinar, como castigo por nossos pecados.
3. A história se desdobra dentro do calendário de Deus [nada acontece fora de hora, antes do tempo ou no passado da hora]:
Habacuque 1.5 Observem as nações ao redor; olhem e admirem-se! Pois faço algo em seus dias
Habacuque 2.3 Esta é uma visão do futuro; descreve o fim, e tudo se cumprirá. Se parecer que demora a vir, espere com paciência, pois certamente acontecerá; não se atrasará.
4. A história está ligada ao reino de Deus [a história da humanidade, a história do mundo somente tem relevância na medida em que se relaciona com a história do avanço da igreja, espalhando o reino de Deus]:
Mateus 24.4-8 4Jesus respondeu: “Não deixem que ninguém os engane, 5pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’, e enganarão muitos. 6Vocês ouvirão falar de guerras e ameaças de guerras, mas não entrem em pânico. Sim, é necessário que essas coisas ocorram, mas ainda não será o fim. 7Uma nação guerreará contra a outra, e um reino contra o outro. Haverá fome e terremotos em várias partes do mundo. 8Tudo isso, porém, será apenas o começo das dores de parto.
[Quando será o fim desta fase da história?]
Mateus 24.12-14 12O pecado aumentará e o amor de muitos esfriará, 13mas quem se mantiver firme até o fim será salvo. 14As boas-novas a respeito do reino serão anunciadas em todo o mundo, para que todas as nações as ouçam; então, virá o fim.
PORTANTO: [1.] a história está sob o controle soberano de Deus, [2.] a história segue o plano da providência de Deus, [3.] a história se desdobra dentro do calendário de Deus e está [4.] ligada ao avanço do reino de Deus: só terá fim quando todas as nações [etnias, grupos não alcançados] tiverem ouvido o evangelho de Cristo.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Habacuque - A Arte de Ter Fé
Mais episódios da série Habacuque - A Arte de Ter Fé
Mais Sermões
6 de novembro, 2016
14 de outubro, 2018
24 de fevereiro, 2020
7 de maio, 2017
Mais Séries
Quando a Alma está Atribulada – Parte 4
Pr. Leandro B. Peixoto