24.10.2021
[Mateus 16.18] Agora eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as forças da morte [as portas do inferno] não a conquistarão [não prevalecerão contra ela].
Estamos, nesta série de mensagens, capturando o PRINT DA IGREJA. Semana passada, em busca da essência de uma igreja bíblica, respondemos: O QUE É UMA IGREJA?
UMA IGREJA, BIBLICAMENTE FALANDO, É a assembleia do povo de Deus, é a reunião do povo de Deus em um só lugar, refletindo a união invisível da igreja universal com Cristo, refletindo a reunião de todos os salvos em Cristo, de todas as eras e de todos os lugares do mundo. Um povo reunido para adorar e refletir a glória de Deus em Cristo no mundo. [Uma imagem do céu:]
Apocalipse 7.9-10 9Depois disso, vi uma imensa multidão, grande demais para ser contada, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Usavam vestes brancas e seguravam ramos de palmeiras. 10E gritavam com grande estrondo: “A salvação vem de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!”.
Reflexões sobre a essência da igreja – algumas aplicações:
1. A igreja local é a essência do grande plano de Deus para exibir sua glória
É pela igreja que Deus torna conhecida ao mundo sua multiforme sabedoria (Ef 3.10). É a obra sobrenatural de Deus em nós – não apenas como indivíduos, mas coletivamente, como um corpo eclesiástico, como uma igreja – , um povo reunido que se torna a vitrine ou a plataforma da gloriosa sabedoria de Deus, a exibição do poder do evangelho para salvar, santificar e unir pessoas tão diferentes em Cristo. Longe de ser opcional, meu povo, a igreja é central no plano de Deus.
2. A igreja local deve ser distinta do mundo para refletir a glória de Deus
O propósito de Deus para a igreja no mundo se cumprem quando os crentes são, de fato, diferentes do mundo (1Pe 1.15-16). Igrejas são para pecadores, para enfermos de alma. Ainda assim, igrejas são para pecadores arrependidos em busca de restauração pela graça e por meio da fé. Se a igreja não parece diferente do mundo, para que servirá? Desse modo, diferente do mundo, santa!, a igreja refletirá, exibirá o poder do evangelho para salvar e transformar vidas.
3. A igreja local deve refletir a imagem de Deus
Nosso trabalho como cristãos é exibir aqui na terra o caráter, a semelhança, a imagem e a glória do Filho e do Pai que estão no céu! Na prática, o que isso significa? 2Coríntios 13.14: “Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” Igreja: reflita a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo. Tal Pai, tal Filho e tais filhos.
4. A igreja local é uma assembleia que se reúne ao mesmo tempo em um só local
Parece óbvio, mas nos últimos tempos não tem sido assim tão claro para muita gente. O que se vê são igrejas, a mesma igreja, oferecendo o mesmo culto a públicos diferentes (multi-cultos); igrejas, a mesma igreja, reunida com públicos diferentes em múltiplas localidades (multi-site); igrejas, a mesma igreja, chamando transmissão de culto de “culto virtual” (igreja “reunida” virtualmente ou “igreja” virtual).
Ora, meu povo, não é isto que se vê no Novo Testamento. Com efeito, a palavra de Deus atesta que a igreja é, em essência, uma assembleia, uma reunião de pessoas: a reunião de seu membros, ao mesmo tempo e em um mesmo lugar. Igreja, portanto, tem horário, quorum e local para se reunir, posto que é uma assembleia dos membros. — Sim, o templo, o prédio ou o edifício não é a igreja, mas a igreja – a assembleia, a reunião solene do povo – precisa sim de um local para que todos se reúnam ao mesmo tempo. Veja alguns textos bíblicos a este respeito:
Atos 2.46 adoravam juntos no templo diariamente, reuniam-se nos lares para comer e partiam o pão com grande alegria e generosidade,
Atos 5.11-13 11Um grande temor se apoderou de toda a igreja e de todos que souberam desse acontecimento.12Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos se reuniam regularmente no templo, na parte conhecida como Pórtico de Salomão. 13Quando se reuniam ali, ninguém mais tinha coragem de juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alta consideração.
Atos 6.2-3 2Por isso, os Doze convocaram uma reunião com todos os discípulos e disseram: “Nós, apóstolos, devemos nos dedicar ao ensino da palavra de Deus, e não à distribuição de alimentos. 3Sendo assim, irmãos, escolham sete homens respeitados, cheios do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos desse serviço.
1Coríntios 11.33 Portanto, meus irmãos, quando se reunirem [como igreja, v. 18] para comer, esperem uns pelos outros.
1Coríntios 14.23 Ainda assim, se descrentes ou pessoas que não entendem essas coisas entrarem na reunião de sua igreja [ARA: toda a igreja reunida no mesmo lugar] e ouvirem todos falarem em línguas, pensarão que vocês são loucos.
1Coríntios 14.26 Pois bem, irmãos, o que fazer, então? Quando vocês se reunirem, um cantará, o outro ensinará, o outro revelará, um falará em línguas e outro interpretará o que for dito. Tudo que for feito, porém, deverá fortalecer a todos.
A essência de uma igreja bíblica é a reunião de seus membros – toda a igreja reunida – no mesmo lugar: espelhando a realidade do Apocalipse 7.9-10: todos em pé diante do trono do Cordeiro e louvando o Cordeiro.
“Presente em E/espírito”
Com a pandemia e as benditas transmissões dos cultos, algumas pessoas, bem intencionadas e de igual modo biblicamente equivocadas, acharam por bem usar alguns textos bíblicos para dizer que “reunidos online” é a mesma coisa. Usaram, por exemplo, os seguintes textos:
Colossenses 2.5 Pois, embora eu esteja longe [ARA: ausente quanto ao corpo], meu coração está com vocês [ARA: em espírito, estou com vocês]. E eu me alegro de que estejam vivendo como devem e de que sua fé em Cristo seja forte.
1Coríntios 5.3-5 3Embora eu não esteja com vocês em pessoa, estou presente em espírito. E, como se estivesse aí, já condenei esse homem 4em nome do Senhor Jesus. Convoquem uma reunião [assembleia regular, grego: συναγω – sunago]. Estarei com vocês em meu espírito, e o poder de nosso Senhor Jesus também estará presente.
E ai? O propósito de Paulo é realmente dizer que estar presente em espírito é a mesma coisa que estar fisicamente presente? Claro que não!
Vamos ao significado do texto bíblico.
Paulo sempre foi vítima de perseguição por parte de algumas pessoas, alguns líderes judaizantes, falsos convertidos, acompanhados de seus seguidores também não-convertidos, que congregavam na igreja coríntia e que o atacavam. Essa gente toda junta vivia julgando as atitudes do apóstolo em benefício de suas agendas egoístas. Pessoas que não se cansavam de criticar o apóstolo, dizendo que ele faltava com a palavra (não cumpria o que prometia) e não era eloquente (não pregava com poder). Por exemplo,
2Coríntios 10.9-10 9Não é minha intenção assustar vocês com minhas cartas. 10Pois alguns dizem: “As cartas de Paulo são exigentes e enérgicas, mas em pessoa ele é fraco [ARA: a presença pessoal dele é fraca] e seus discursos de nada valem [ARA:e a palavra, desprezível].
Foi por causa dessas maldades que o apóstolo os desafiou na sua primeira carta:
1Coríntios 4.18-20 18Alguns de vocês se tornaram arrogantes, pensando que não irei mais visitá-los. 19Mas eu irei, e logo, se o Senhor permitir, e então verei se esses arrogantes apenas fazem discursos pretensiosos ou se têm, de fato, o poder de Deus. 20Pois o reino de Deus não consiste apenas em palavras, mas em poder.
E é neste contexto que Paulo precisou lidar com um problemão na igreja:
1Coríntios 4.21 O que vocês escolhem? Devo ir com vara para castigá-los ou com amor e espírito de mansidão?
1Coríntios 5.1-2 1Comenta-se por toda parte que há imoralidade sexual em seu meio, imoralidade que nem mesmo os pagãos praticam. Soube de um homem entre vocês que mantém relações sexuais com a própria madrasta. 2Como podem se orgulhar disso? Deveriam lamentar-se e excluir de sua comunhão o homem que cometeu tamanha ofensa.
Agora, como resolver o pecado daquele homem e a omissão da igreja estando ele, o apóstolo, à distância – e mais: sendo acusado de os ter abandonado, falar muito energicamente apenas por cartas e não ser lá grande coisa uma vez em pessoa? O apóstolo recobra para si a autoridade apostólica conferida a ele pelo próprio Espírito:
1Coríntios 5.3-5 3Embora eu não esteja com vocês em pessoa, estou presente em espírito. E, como se estivesse aí, já condenei esse homem 4em nome do Senhor Jesus. Convoquem uma reunião. Estarei com vocês em meu espírito, e o poder de nosso Senhor Jesus também estará presente. 5Entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja punido e o espírito seja salvo no dia do Senhor.
PRIMEIRO, Paulo não poderia estar buscando resolver esse problema apelando apenas para alguma ideia sentimentalista, do tipo: “meu coração está com vocês”, “meus pensamentos e orações estão com vocês”, “não estou presente, mas em meu espírito eu estou aí com vocês”… Ora, esse tipo de argumento apenas reforçaria os argumentos dos opositores de Paulo: “Estão vendo? Esse Paulo fala, fala, fala e não faz nada! E vem com essa de que está conosco em pensamento, coração e oração. Por favor, não venha querer meter a colher no nosso doce!”
SEGUNDO, Paulo não está de modo algum dizendo que é possível cultuar com algum grupo estando à distância, “presente em espírito”. Ora gente, esse nem é o conteúdo aqui tratado. O contexto é: “Como pode esse Paulo, distante, indiferente e leviano querer nos dar bronca e resolver nossos problemas estando distante, por carta! Esse sujeito não tem autoridade para nos orientar, tampouco para nos exortar nesse caso. Ele nem está aqui! Ele não vive com a gente!”
TERCEIRO, um princípio hermenêutico, um princípio saudável de interpretação bíblica: jamais usar um texto fora de seu contexto como pretexto para qualquer assunto, ainda que nobre. Por exemplo, sobre a necessidade de se reunir como igreja, Paulo jamais diria que daria para se reunir apenas “em espírito”. Até porque, veja que ele orienta a igreja a se reunir em assembleia para resolver este caso, 1Coríntios 5.4: “(NVT) Convoquem uma reunião” – reunam-se em assembleia regular – “(NVT) Estarei com vocês em meu espírito, e o poder de nosso Senhor Jesus também estará presente.” AGORA:
O que Paulo quer dizer com “Estarei com vocês em meu espírito”?
Note a frase seguinte: “e o poder de nosso Senhor também estará presente”.
Paulo está arrogando a si autoridade e poder para instruir do modo como estava instruindo a igreja – que deveria se reunir em assembleia para deliberar e disciplinar aquele pecador impenitente. MAS como Paulo estaria afirmando sua autoridade apostólica ao dizer: “Estarei com vocês em meu espírito”?
O Espírito de Cristo falava pelo espírito de Paulo, e desse modo “o poder de nosso Senhor também [estava] presente”. Mas como? De que modo o espírito de Paulo estava presente com eles? Como o Espírito de Cristo estaria presente em poder através do espírito de Paulo? — Através de sua carta, na medida em que eles se reuniam na presença de Cristo, pelo poder de Cristo para ouvir a leitura da carta de Paulo que os instruía em diversos assuntos. Portanto, Paulo estaria com eles em espírito pelas palavras daquela carta inspirada pelo Espírito. Paulo não estava presente em corpo com eles, mas suas palavras lidas para a igreja, no poder de nosso Senhor, inspiradas pelo Espírito, o tornavam presente – com a autoridade apostólica investida a ele pelo próprio Espírito de Deus.
1Coríntios 1.1-2 1Eu, Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo esta carta, com nosso irmão Sóstenes, 2à igreja de Deus em Corinto,
Paulo estava presente em espírito através das palavras inspiradas pelo Espírito contidas naquela carta. A instrução de Paulo através de sua carta para a disciplina daquele pecador na igreja chegava a eles com força de proposta para a excomunhão – Paulo estava presente em espírito, pelo Espírito de Cristo nas palavras da carta.
Portanto, longe de estar instigando (ou mesmo consentindo com) reunião à distância, online ou virtual, Paulo estava chamando a atenção para a necessidade de a igreja se reunir para ler/ouvir suas palavras APOSTÓLICAS. Até porque, nesta mesma carta, lá adiante, Paulo demonstrará aos coríntios como a reunião do povo de Deus em assembleia regular, a reunião como igreja, é absolutamente imprescindível para a edificação dos crentes e ao mesmo tempo poderosa para dar testemunho de Cristo aos incrédulos que se fizerem presentes:
1Coríntios 14.24-25 24Mas, se todos vocês estiverem profetizando e descrentes ou pessoas que não entendem essas coisas entrarem na reunião, serão convencidos do pecado e julgados por aquilo que vocês disserem. 25o ouvirem, os pensamentos secretos deles serão revelados, e eles cairão de joelhos e adorarão a Deus, declarando: “De fato, Deus está aqui no meio de vocês”.
Igreja, meu povo, é mais do que sua reunião ou assembleia, mas não é menos do que a reunião ou a assembleia. Assembleia ou reunião é a essência do que significa ser igreja. Daí a exortação: “não deixemos de nos reunir, como fazem alguns” (Hb 10.25). Essa reunião é a expressão visível, a realidade local do que se vê e verá na glória do céu:
Apocalipse 7.9-10 9Depois disso, vi uma imensa multidão, grande demais para ser contada, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro. Usavam vestes brancas e seguravam ramos de palmeiras. 10E gritavam com grande estrondo: “A salvação vem de nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro!”.
Reunir-se com os irmãos, na assembleia da igreja, REUNIR-SE COMO IGREJA PARA CANTAR LOUVORES DIANTE DO CORDEIRO DE DEUS É A ESSÊNCIA DO QUE SIGNIFICA SER IGREJA, pelo menos uma igreja bíblica. Portanto, abaixo a ideia de que você não precisa se reunir, posto que seria o mesmo que dizer: abaixo a igreja. A igreja é, essencialmente, a reunião/assembleia regular do povo de Deus para adorar o Cordeiro.
Junte-se a Cristo. Juste-se à igreja de Cristo. Arrependa-se do pecado e creia em Cristo. Una-se aos irmãos na assembleia de Cristo, a igreja que Jesus está edificando para a eternidade. PENSE NISTO: o que te faz crer que você estará na grande ekklesia, diante do trono do Cordeiro (Ap 7.9-10), se aqui e agora você não está congregado, arrolado ou não faz parte de uma assembleia de crentes, uma igreja local – que é a expressão visível dessa igreja universal e eterna? Creia em Cristo e junte-se à igreja.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Print da Igreja - A Imagem de Uma Igreja Bíblica em Alta Resolução
Mais episódios da série Print da Igreja - A Imagem de Uma Igreja Bíblica em Alta Resolução
Mais Sermões
4 de novembro, 2018
17 de dezembro, 2017
15 de abril, 2020
27 de dezembro, 2020
Mais Séries
Reflexões Sobre a Essência da Igreja Bíblica
Pr. Leandro B. Peixoto