03.07.2022
[Salmo 103] Salmo de Davi. 1Todo o meu ser louve o SENHOR; louvarei seu santo nome de todo o coração. 2Todo o meu ser louve o SENHOR; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos. […] 20Louvem o SENHOR todos os anjos, os poderosos que executam seus planos, os que cumprem cada uma de suas ordens. 21Sim, louvem o SENHOR os exércitos de anjos, os que o servem e fazem sua vontade. 22Louve o SENHOR tudo o que ele criou, todas as coisas em todo o seu reino. Todo o meu ser louve o SENHOR.
Tantas vezes – no seu caso, talvez na maioria das vezes – é difícil quebrar o gelo do coração que não tem mais fervor para Jesus e a caminhada cristã.
NOSSO PROBLEMA É QUE não sabemos ou não fazemos questão de saber como conectar as verdades do evangelho ao cotidiano de nossa vida – nossa vida não é centrada no evangelho, e não temos a menor ideia de como conectá-la nem fazemos questão de aprender. Ora, não é por pouca coisa, portanto, que acordamos com o coração frio, passamos o dia em uma geada espiritual e deitamos na cama para dormir com o coração congelado; e mesmo quando chegamos ao culto na igreja, como aqui e agora, sentimos que não temos coração para Deus, mas uma pedra de gelo no peito.
A vida que não é centrada no evangelho congela, petrifica o coração. — Mas como conectar a vida ao evangelho? Como inflamar o coração com o evangelho? De que maneira você poderá centralizar sua vida no evangelho?
Neste salmo, o Salmo 103, Davi se debruçou sobre o evangelho tal como ele o conhecia. Este, aliás, é o salmo mais cheio de evangelho em todo o Saltério! Portanto, como você preferir: Davi orou o evangelho; Davi meditou no evangelho; Davi pregou para sua própria alma o evangelho… é o que nós devemos fazer (e faremos).
Estamos em busca de quebrar o gelo, derreter o gelo do coração. Então…
Salmo103.1-2 1Todo o meu ser louve o SENHOR; louvarei seu santo nome de todo o coração. 2Todo o meu ser louve o SENHOR; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos.
Quais são as bênçãos ou os benefícios do evangelho?
Salmo 103.3-5 3Ele perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças. 4Ele me resgata da morte e me coroa de amor e misericórdia. 5Ele enche minha vida de coisas boas; minha juventude é renovada como a águia!
Quando olhamos para Davi orando o evangelho nós descobrimos o quanto é necessário se reafirmar o evangelho da cruz de Cristo para nosso próprio coração. De outro modo, permaneceremos com o coração frio, um frio de morte. — “Ó minha alma: sou perdoado para desfrutar de comunhão com Deus; tenho (ou quero) saúde para desfrutar do doce prazer da comunhão com Deus; fui resgatado para viver eternamente com Deus; recebo amor e misericórdia para desfrutar de Deus e reparti-los com outros; tenho coisas boas de que preciso para glorificar a Deus; e sou renovado para viver para Deus…”
RECORRA AO DEUS DO EVANGELHO
Reafirmado o evangelho em seu próprio coração (vs. 1-5) e sabedor de que o fim de todas as coisas, inclusive do evangelho, é o próprio Deus, Davi recorreu ao Deus do evangelho (vs. 6-19). — ATENÇÃO! — O que se prega e se vive por aí é um desastre: O EVANGELHO NÃO É PARA – à parte de Deus – nos fazer sentir bem conosco mesmo e desfrutar melhor a vida ou o melhor desta terra; O EVANGELHO NÃO É PARA obtermos prazer sem Deus (isso, na linguagem de Tiago, é adultério); O EVANGELHO É O CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS. Como escreveu John Piper, “Deus é o evangelho”: 1Pedro 3.18 — “Pois Cristo também sofreu por nossos pecados, de uma vez por todas. Embora nunca tenha pecado, morreu pelos pecadores a fim de conduzi-los a Deus.”
PORTANTO, PARA AQUECER SEU CORAÇÃO FRIO, primeiro, reafirme o evangelho para seu próprio coração (Sl 103.1-5) e, segundo, recorra ao Deus do evangelho (Sl 103.6-19). — Que Deus é esse? — Um Deus grandioso em amor, graça e misericórdia.
O que torna tão grandiosos o amor, a graça e a misericórdia de Deus não é o fato de que os merecemos; antes, é o fato de que somos tão pecadores e tão terríveis, mas ainda assim somos amados por Deus em Jesus Cristo. — Romanos 5.8 “Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores.” 1João 4.19 “ele [Deus] nos amou primeiro”. — Amor sem igual é esse o de Deus. Amor que nos transforma e nos torna amorosos também: 1João 3.16 “Sabemos o que é o amor porque Jesus deu sua vida por nós. Portanto, também devemos dar nossa vida por nossos irmãos.”
Quando Moisés – após o povo hebreu ter desmoronado no pecado da idolatria do bezerro de ouro; isso enquanto Moisés recebia de Deus as tábuas da lei lá no alto do monte… quando Moisés — pediu a Deus que se deixasse conhecer, quando o patriarca quis conhecer melhor a Deus e os caminhos de Deus, eis o que ele ouviu do SENHOR:
Êxodo 33.19 O SENHOR respondeu: “Farei passar diante de você toda a minha bondade e anunciarei diante de você o meu nome, Javé. Pois terei misericórdia de quem eu quiser, e mostrarei compaixão a quem eu quiser.
Na sequência, Moisés também ouviu:
Êxodo 34.5-7 5Então o SENHOR desceu em uma nuvem, ficou ali com Moisés e anunciou seu nome, Javé. 6O SENHOR passou diante de Moisés, proclamando: “Javé! O SENHOR! O Deus de compaixão e misericórdia! Sou lento para me irar e cheio de amor e fidelidade. 7Cubro de amor mil gerações e perdoo o mal, a rebeldia e o pecado. Contudo, não absolvo o culpado; trago as consequências do pecado dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração”.
São essas palavras que Davi usará para recorrer ao conhecimento do Deus do evangelho: o Deus de compaixão e de misericórdia; o Deus cheio de graça e de verdade.
Quais são as evidências da graça de Deus no Salmo 103?
1. A graça de Deus no cuidado dele com os mais fracos
Salmo 103.6 O SENHOR faz justiça e defende a causa dos oprimidos.
O Senhor se importa profundamente com os oprimidos, como demonstrou ao libertar Israel da escravidão no Egito. Em vez de se manter distante de seu povo necessitado, o Senhor usou seu poder para fazer o que é certo, e agiu para vindicá-los da injustiça e sustentá-los em seu sofrimento.
2. A graça de Deus na revelação que ele faz de si mesmo
Salmo 103.7 Revelou seus planos a Moisés e seus feitos, aos israelitas.
Este versículo alude ao incidente registrado em Êxodo 33, quando Moisés, conforme já vimos, no meio do desastre do bezerro de ouro pediu para saber dos caminhos ou dos planos futuros do SENHOR (Êx 33.13). Em resposta, o SENHOR revelou a Moisés e ao povo de Israel seu amor, graça e misericórdia. No entanto, como indicam, por exemplo, Salmos 78.11 e 106.21–23, o povo logo se esqueceu dos atos milagrosos do SENHOR em seu favor. Mas a graça de Deus sempre permanece… no cuidado que ele tem com os mais fracos… na revelação que ele faz de si mesmo… e
3. A graça de Deus na sua relutância em se irar
Salmo 103.8-9 8O SENHOR é compassivo e misericordioso, lento para se irar e cheio de amor. 9Não nos acusará o tempo todo, nem permanecerá irado para sempre.
Sabe quando as pessoas, quando você fica buscando motivos para ficar com raiva ou caçando razões para se irar? Deus não é assim, ele é gracioso.
4. A graça de Deus na maneira de nos retribuir
Salmo 103.10 Não nos castiga por nossos pecados, nem nos trata como merecemos.
Deixe-me fazer uma pergunta. O que aconteceria se seus pecados – todos eles, o pior deles, o mais embaraçoso deles, aqueles que você trabalhou duro para garantir que o menor número possível soubesse – o que aconteceria se seus pecados fossem revelados hoje, neste momento? Se seus pecados fossem revelados para sua esposa, seu marido, seus amigos, seus filhos, seus pais, o que aconteceria? Se seus pecados fossem revelados aos seus professores, ao seu empregador, aos seus clientes, como seria?
Por pior que fosse… e seria muito ruim!… por mais trágico que fosse a descoberta de seus pecados, eis uma garantia: em Cristo, Deus não o castigaria por seus pecados, nem te trataria como merece. Ah, a graça de Deus na maneira de nos retribuir!
Lembra do filho pródigo?
Lucas 15.17-24 17“Quando finalmente caiu em si, disse: ‘Até os empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui, morrendo de fome. 18Vou retornar à casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, 19e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado’. 20“Então voltou para a casa de seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu. Cheio de compaixão, correu para o filho, o abraçou e o beijou. 21O filho disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho’. 22“O pai, no entanto, disse aos servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa da casa e vistam nele. Coloquem-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 23Matem o novilho gordo. Faremos um banquete e celebraremos, 24pois este meu filho estava morto e voltou à vida. Estava perdido e foi achado!’. E começaram a festejar.
A graça de Deus se revela na maneira de nos retribuir: Salmo 103.10 — “[Deus] Não nos castiga por nossos pecados, nem nos trata como merecemos.”
5. A graça de Deus no tamanho de seu amor
Salmo 103.11 Pois seu amor por aqueles que o temem é imenso como a distância entre os céus e a terra.
6. A graça de Deus no modo de perdoar
Salmo 103.12 De nós ele afastou nossos pecados, tanto como o Oriente está longe do Ocidente.
7. A graça de Deus na ternura de sua compaixão
Salmo 103.13-14 13O SENHOR é como um pai para seus filhos, bondoso e compassivo para os que o temem. 14Pois ele sabe como somos fracos; lembra que não passamos de pó.
8. A graça de Deus na durabilidade de seu amor
Salmo 103.15-18 15Nossos dias na terra são como o capim; como as flores do campo, desabrochamos. 16O vento sopra, porém, e desaparecemos, como se nunca tivéssemos existido. 17Mas o amor do SENHOR por aqueles que o temem dura de eternidade a eternidade. Sua justiça se estende até os filhos dos filhos 18dos que guardam sua aliança, dos que obedecem a seus mandamentos.
9. A graça de Deus na estabilidade de sua justiça
Salmo 103.19 O SENHOR fez dos céus o seu trono, de onde reina sobre todas as coisas.
Meu povo, meditar sobre a graça de Deus invoca gratidão e louvor; aquece o coração frio. O outro lado da moeda: se você não está louvando, então você simplesmente não está meditando como deveria na graça de Deus. Porque se você pensar apenas um pouco sobre a graça de Deus, você será uma pessoa que louva e agradece.
Quando estiver com o coração frio, RECORRA AO DEUS DO EVANGELHO, ao Deus de compaixão e de misericórdia; ao Deus cheio de graça: [1.] graça no cuidado dos mais fracos; [2.] graça na revelação que faz de si mesmo; [3.] graça na relutância em se irar; [4.] graça na maneira de nos retribuir; [5.] graça no tamanho de seu amor; [6.] graça no modo de perdoar; [7.] graça na ternura de sua compaixão; [8.] graça na durabilidade de seu amor; e [9.] graça na estabilidade de sua justiça.
Davi reafirmou o evangelho, ele recorreu ao Deus do evangelho e, por fim, reverberou o evangelho: no céu, na terra, no seu próprio coração.
Salmo 103.20-22 20Louvem o SENHOR todos os anjos, os poderosos que executam seus planos, os que cumprem cada uma de suas ordens. 21Sim, louvem o SENHOR os exércitos de anjos, os que o servem e fazem sua vontade. 22Louve o SENHOR tudo o que ele criou, todas as coisas em todo o seu reino. Todo o meu ser louve o SENHOR.
Davi descobriu que seu louvor não é o bastante: sua voz tem que se juntar às vozes da congregação do povo e da criação de Deus, no céu e na terra.
Davi também descobriu que ele jamais poderia ter como garantia que seu coração não se esfriaria. É tanto que Davi terminou onde começou – “Todo o meu ser louve o SENHOR” (vs. 1-2, 22) – porque essa luta para manter o coração aquecido jamais termina. Davi orou o evangelho, do começo ao fim: ele reafirmou o evangelho; recorreu ao Deus do evangelho e reverberou o evangelho. Davi se manteve ativo na batalha pela fé.
E você?
[1.] Esta é a única maneira de você manter seu coração aquecido: Ore o evangelho. Reafirme o evangelho. Recorra ao Deus do evangelho. Reverbere o evangelho.
[2.] Esta é a única maneira evangélica de viver: proteja, pratique e pregue o evangelho. Receba a graça de Deus em Jesus e reverbere a graça de Deus ao seu próximo.
[3.] Esta é a mensagem essencial que as pessoas que creem na Bíblia abraçam como sendo o evangelho: Deus, por meio da vida perfeita, da morte expiatória e da ressurreição física de Jesus Cristo, salva todo o seu povo da ira divina, estabelece a paz com Deus e a alegria em Deus, com a promessa de restauração plena da ordem criada por ele para sempre — tudo para o louvor da glória de sua graça.
Creia no evangelho. Ore o evangelho.
PERMITA-ME PERGUNTAR DE MODO BEM PESSOAL: você já experimentou o perdão dos pecados? Deus resgatou você da morte eterna? Deus satisfaz você com coisas boas – as coisas boas do evangelho? Você já descobriu por si mesmo e realmente sabe que “O SENHOR é compassivo e misericordioso, lento para se irar e cheio de amor. Não te acusará o tempo todo, nem permanecerá irado para sempre com você.”?
Se você não sabe disso ou não tem certeza dessas coisas de um modo pessoal, deixe-me sugerir que o único lugar onde você descobrirá que isso é verdade é na cruz de Jesus Cristo. — A Bíblia diz em João 3.16: “Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” — PRESTE ATENÇÃO: Não tem como Deus ser mais misericordioso com você do que isso, nem tem como ele demonstrar seu amor para você de uma forma mais gráfica. O QUE VOCÊ PRECISA FAZER AGORA É [1.] render-se às reivindicações de Jesus Cristo – arrependa-se e creia – , [2.] juntar-se à grande companhia daqueles que foram salvos por ele – no batismo e na comunhão da igreja – e [3.] viver para louvar o SENHOR.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
25 de agosto, 2019
26 de fevereiro, 2017
15 de outubro, 2017
3 de outubro, 2021
Mais Séries
Salmo 103 – Orando o evangelho – Parte 2
Pr. Leandro B. Peixoto