02.11.2016
A LUTA CONTRA O PECADO
Salmo 19.12-14
12 Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! 13 Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão. 14 Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
Justos em processo de santificação
Permitam-me começar levantando a seguinte questão: “Como você, que busca amar a Deus acima de todas as coisas, lida com o pecado em sua vida?”
É possível ouvir a afirmação por trás dessa pergunta, não é mesmo? Ou seja: apesar de nos esforçarmos para amarmos a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de toda a força (Mc 12.30), nós ainda continuamos pecando. Por quê?
Ao nos convertermos, nós não deixamos de ser pecadores.
É certo que passamos a ser pecadores perdoados, pecadores justificados. Paulo diz assim: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Não obstante, continuamos sendo pecadores.
É também certo que não permanecemos mais na prática do pecado (1 Jo 3.9; 5.18). No entanto, por natureza, continuamos pecadores. Pecadores, agora justificados e em processo de santificação. Paulo ilustra muito bem a vida do justo em processo de santificação, escrevendo:
Rm 7.19-25 | 19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. 21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
Enquanto a nossa justificação acontece no instante em que nos arrependemos de nossos pecados e cremos no Senhor Jesus Cristo, a nossa santificação é um processo lento e progressivo, que se inicia no ato de nossa conversão e só termina quando deixamos esta vida (este corpo de morte).
Nesse processo, que fazer com o pecado que nos atormenta dia e noite? Como combatê-lo? Como lutar pela nossa santificação, pois, como diz o autor da carta aos Hebreus, sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14)? Vejamos a estratégia de Davi.
A estratégia de Davi na luta contra o pecado
Davi amava a Deus de todo o coração. Esse amor é percebido na forma como ele vê e diz amar a Palavra de Deus. Observe como ele se expressa, logo após utilizar seis substantivos e seis adjetivos para descrever a Escritura e apontar todos os seus benefícios para vida do ser humano.
Sl 19.7-9 | 7 A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. 8 Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. 9 O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas.
Dito isto, Davi conclui dizendo: “[As Palavras de Deus] São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo” (Sl 19.10).
Davi amava a Deus. Ele amava tanto a Deus que quando Deus falava com ele na Palavra, ele se sentia um milionário, proprietário de toneladas do mais fino ouro do mundo; era como se ele estivesse provando o mais doce dos prazeres que esta vida poderia lhe oferecer. Que coisa linda!
O que vemos em Davi não é um mero conhecimento intelectual, mas um caso de amor entre ele e Deus. Observamos um caso de amor entre ele e a Palavra de Deus. Afinal, elas eram as palavras de amor do amante de sua alma, do amor de sua vida.
Curioso é que apesar de tanto amor por Deus e por sua Palavra, Davi continuava pecador. E, como tal, ele precisou encontrar uma maneira de combater o pecado do seu coração. Essa batalha contra o pecado é, em linhas gerais, apresentada nos versículos finais desse salmo que estamos estudando.
Pressupostos fundamentais
Antes de analisarmos a estratégia de Davi na luta contra o pecado, deixe-me fazer duas colocações imprescindíveis para todo crente no Senhor Jesus Cristo.
Os que são salvos em Jesus Cristo amam a Deus. A prova desse amor por Deus pode ser comprovada no amor pela Palavra de Deus.
2Tm 4.8 | Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda (querem muito, e querem depressa, estar face a face com o amante de suas almas).
2Tm 4.13 | Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos (quer a Palavra de Deus para manter seu coração conectado com o amante de sua alma).
Rm 7.22 | Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Os que são salvos em Jesus e amam a Deus acima de todas as coisas continuam travando batalhas contra o pecado. Aliás, travar essa luta, com unhas e dentes, é a única prova de que a pessoa é realmente salva.
Ef 6.11-13 | 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Hb 12.4 | Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue.
Duas formas de se pecar contra Deus
De volta ao Salmo 19, Davi nos revela que há duas formas de se pecar contra Deus: de forma oculta e de forma ostensiva.
Mais, no próximo estudo.
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
23 de junho, 2019
26 de maio, 2024
1 de janeiro, 2023
19 de março, 2023
Mais Séries
Salmo 19.12-14 – A Luta Contra o Pecado
Pr. Leandro B. Peixoto