16.11.2016
ESTRATÉGIA DE COMBATE
Salmo 19.12-14
12 Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! 13 Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão. 14 Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
Duas formas de se pecar contra Deus
De volta ao Salmo 19, Davi nos revela que há duas formas de se pecar contra Deus: de forma oculta e de forma ostensiva.
Os pecados ocultos
Sl 19.12 | Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!
Davi aponta que pode haver duas características nessa maneira oculta de pecar.
Perplexidade – Quem pode discernir os próprios erros?
Como pode ser? Por que não consigo parar de pecar? Esse “eu”, eu não conheço! Ex.: Paulo de Romanos 7.
Presunção – Absolve-me dos que desconheço!
Ah, eu não sou tão mal assim. A culpa não é minha. Tenho me esforçado. Ex.: Fariseu de Lucas 18.11-12.
Observe os diferentes motivos por trás dessa maneira oculta de pecar.
O presunçoso toma a si mesmo, e os homens ao seu redor, como padrão de vida e de conduta. A Bíblia é boa, mas para ser aplicada aos outros. Nunca para ele mesmo. Enquanto o indivíduo se vê melhor do que o outro, ele pensa que está tudo bem. O problema é que o padrão de conduta nunca pode ser os homens, mas a Bíblia. João 5.45 diz: “quem vos acusa é Moisés”.
O perplexo, quando confrontado com o padrão da Palavra de Deus, fica surpreso ao perceber que o pecado está tão arraigado no seu coração (oculto) e dominou de tal forma a sua vida por tanto tempo, que agora ele não consegue viver uma vida pura assim tão naturalmente. Ele não consegue discernir assim tão facilmente as suas faltas. Ele não consegue fazer a coisa certa (segundo a Bíblia) assim tão normalmente. Quando vê, já falou o que não deveria, já fez o que não poderia, etc.
Os pecados ostensivos
Sl 19.13 | Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! […]
Pecados ostensivos são aqueles cometidos às claras, com os olhos bem abertos, e com um coração que diz: “Ah, eu sei o que a Bíblia diz, sei que ela diz que isto ou aquilo é errado, mas, em papel, cabe tudo, e eu não me importo com esse livro”; ou ele diz: “Sei que a Bíblia pode estar dizendo assim, segundo a sua interpretação, mas eu tenho a minha própria interpretação. Para mim, é isto que importa – como eu vejo!”; ainda: “Se Deus me fez assim, com esses desejos, como pode a Bíblia dizer diferente?”
Travando batalha contra o pecado
As declarações de Davi sobre a Palavra de Deus, e a forma como ele ora nos últimos versículos do Salmo 19, oferecem-nos uma estratégia imbatível de batalha contra o pecado: tanto contra os pecados ocultos do coração (perplexidade e presunção) como os pecados ostensivos de nosso caráter (arrogância contra a Palavra de Deus).
Sl 19.10-14 | 10 São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. 11 Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes. 12 Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! 13 Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão. 14 Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
São quatro estratégias para travarmos batalha contra o pecado: leia a Palavra, peça perdão, busque poder e cultive paixão.
1. Leia a Palavra
Sl 19.12 | Quem pode discernir os próprios erros?
A Palavra revela que somos diante de quem Deus é. Precisamos dela para nos revelar e nos esclarecer. Coração e conduta precisam ser ponderados, perscrutados ou pesados à luz do que Deus revela sobre ele e sobre nós mesmos.
2. Peça perdão
Sl 19.12 | Absolve-me […]
Quem se volta para Deus na Palavra descobre que precisa de perdão e clama por graça e misericórdia.
3. Busque poder
Sl 19.13 | Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão
Quem se volta para Deus em busca de poder, investiga a Palavra de Deus atrás de promessas que o livram de pecar.
4. Cultive paixão
Sl 19.14 | Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
Quem se volta para Deus em busca de paixão, investe na Palavra à procura de alegria para o coração. Que Deus, com graça e misericórdia, nos dê vitória na luta contra o pecado.
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
18 de fevereiro, 2018
5 de maio, 2019
27 de maio, 2018
31 de janeiro, 2016
Mais Séries
Salmo 19.12-14 – Estratégia de Combate
Pr. Leandro B. Peixoto