07.12.2016
VIM AGRADECER
Salmo 21
Para o mestre de música. Salmo davídico.
1 O rei se alegra na tua força, ó Senhor! Como é grande a sua exultação pelas vitórias que lhe dás! 2 Tu lhe concedeste o desejo do seu coração e não lhe rejeitaste o pedido dos seus lábios. Pausa 3 Tu o recebeste dando-lhe ricas bênçãos, e em sua cabeça puseste uma coroa de ouro puro. 4 Ele te pediu vida, e tu lhe deste! Vida longa e duradoura. 5 Pelas vitórias que lhe deste, grande é a sua glória; de esplendor e majestade o cobriste. 6 Fizeste dele uma grande bênção para sempre e lhe deste a alegria da tua presença. 7 O rei confia no Senhor: por causa da fidelidade do Altíssimo ele não será abalado. 8 Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam. 9 No dia em que te manifestares farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor os devorará, um fogo os consumirá. 10 Acabarás com a geração deles na terra, com a sua descendência entre os homens. 11 Embora tramem o mal contra ti e façam planos perversos, nada conseguirão; 12 pois tu os porás em fuga quando apontares para eles o teu arco.
Vida de rei
Você já quis ter vida de rei? Reis têm tudo na mão. Não se preocupam com nada. O que eles dizem é lei. Os seus desejos são ordens.
Se você fosse rei (ou rainha), pelo que seria mais grato? Pense bem: luxo, conforto, status, privilégios, facilidades, mordomia, requinte… pelo que você agradeceria?
Davi era e tinha vida de rei. Pelo que ele era grato? No que ele se alegrava? Essas e outras respostas nós podemos encontrar no Salmo 21.
Antes, porém, vejamos um pouco do contexto e tiremos uma importante lição.
Ações de graças pela vitória
O título na versão ARA diz: “Ações de graças pela vitória”. O salmo deve ter sido escrito imediatamente após o Salmo 20. Observe a seguinte comparação:
Sl 20.4 | Conceda-te o desejo do teu coração e leve a efeito todos os teus planos.
Sl 21.2 | Tu lhe concedeste o desejo do seu coração e não lhe rejeitaste o pedido dos seus lábios.
O 20 é petição e o 21 é gratidão.
Ambos têm a mesma estrutura: dois blocos de pensamentos. O esquema dos dois é esse: antes de ir à guerra, o rei pediu ajuda (Sl 20); depois que ele recebeu auxílio de Deus, veio agradecer (Sl 21).
Há algo a ser aprendido pela simples composição e arranjo desses salmos: a importância da gratidão. Geralmente não achamos particularmente difícil orar quando estamos em dificuldade. Até mesmo incrédulos oram em tempos de enfermidade, dor, luto, perigo, perdas financeiras ou outras durezas.
Pedir, todos pedem com facilidade. Agora, o que se vê com frequência é a dificuldade das pessoas, inclusive crentes, de agradecer. É tão verdade que o próprio Jesus destacou a facilidade com que negligenciamos a gratidão, após Deus ter agido para ajudar ou socorrer. Você se lembra da cura dos dez leprosos e do que ocorreu a seguir?
Lc 17.11-19 | 11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. 12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância 13 e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” 14 Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados. 15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. 16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. 17 Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19 Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.
Na história que acabamos de ler, 10 foram agraciados, mas só um deu provas de salvação: aquele que voltou para agradecer. Gratidão não salva. Gratidão é uma característica de quem foi salvo. Pense nisto.
Vim agradecer pelo que tens feito
O Salmo 21 é dividido em duas partes: a primeira (vs. 1-7) registra a gratidão pelo que Deus fez e a segunda (vs. 8-13) pelo que Deus fará. O que Deus fez?
1. Proveu força
1 O rei se alegra na tua força, ó Senhor! Como é grande a sua exultação pelas vitórias que lhe dás!
2. Respondeu oração
2 Tu lhe concedeste o desejo do seu coração e não lhe rejeitaste o pedido dos seus lábios. Pausa
3. Concedeu bênçãos
3 Tu o recebeste dando-lhe ricas bênçãos, e em sua cabeça puseste uma coroa de ouro puro.
4. Preservou a vida
4 Ele te pediu vida, e tu lhe deste! Vida longa e duradoura.
5. Repartiu honra
5 Pelas vitórias que lhe deste, grande é a sua glória; de esplendor e majestade o cobriste.
6. Alegrou o coração
6 Fizeste dele uma grande bênção para sempre e lhe deste a alegria da tua presença.
Você tem o hábito de agradecer? Pelo que você agradece? Davi era grato por ter Deus. De Deus lhe vinha a força e a vida; nele ele tinha ouvidos; por ele era abençoado, honrado, alegrado e sustentado. Por tudo isso Davi era grato. E você?
Vim agradecer pelo que farás
O rei agradeceu pelo que Deus fez. A nação, agora, agradece pelo que Deus fará: ele os livrará dos seus inimigos. Aqui há duas dicas de como nós devemos lidar com os nossos opositores: entregue-os nas mãos de Deus e confie na ação do Senhor.
8 Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam. 9 No dia em que te manifestares farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor os devorará, um fogo os consumirá. 10 Acabarás com a geração deles na terra, com a sua descendência entre os homens. 11 Embora tramem o mal contra ti e façam planos perversos, nada conseguirão; 12 pois tu os porás em fuga quando apontares para eles o teu arco. 13 Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder.
Você está enfrentando alguma oposição pessoal? Tire suas mãos do problema, deixe Deus colocar as mãos. O seu trabalho é confiar. Agradeça a Deus pelo que ele fará.
Vim agradecer
O salmo anterior, cujo resultado motivou este, terminou com pedido (20.9).
Senhor, concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos!
O Salmo 21 termina com louvor.
13 Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder.
Boa lição: todo pedido nosso que Deus atende deveria produzir profunda gratidão.
Cá estamos. Vivos e preservados, abençoados e honrados, alegrados e sustentados, mesmo em meio a lutas. Não é o caso de louvarmos a Deus por tudo?
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
17 de fevereiro, 2019
14 de junho, 2020
20 de novembro, 2016
17 de julho, 2022
Mais Séries
Salmo 21 – Vim Agradecer
Pr. Leandro B. Peixoto