17.05.2017
PÉS FIRMES NO CHÃO
Salmo 26
Salmo de Davi.
1 Declara-me inocente, SENHOR, pois tenho vivido com integridade; tenho confiado no SENHOR sem vacilar. 2 Põe-me à prova, SENHOR, e examina-me; investiga meu coração e minha mente. 3 Pois estou sempre consciente do teu amor e tenho vivido de acordo com a tua verdade. 4 Não passo tempo com mentirosos, nem ando com hipócritas. 5 Detesto as reuniões dos que praticam o mal e não me associo aos perversos. 6 Lavo as mãos para declarar minha inocência. Venho ao teu altar, ó SENHOR, 7 para entoar um cântico de gratidão e anunciar todas as tuas maravilhas. 8 Amo o teu santuário, SENHOR, o lugar onde habita tua presença gloriosa. 9 Não permitas que eu tenha o destino dos pecadores, não me condenes junto com os assassinos. 10 Eles têm as mãos sujas de tramas perversas e vivem a aceitar subornos. 11 Eu, porém, vivo com integridade; resgata-me e tem misericórdia de mim. 12 Agora estou em solo firme e louvarei o SENHOR no meio do povo.
Integridade
Integridade é o “estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição; plenitude, inteireza”. Íntegro, portanto, é o sujeito “inteiro, completo”; alguém que não falta pedaço, por assim dizer; diz-se da pessoa que é “reta, imparcial, inatacável”.
Integridade é qualidade rara nestes tempos em que nós estamos vivendo. Como tem faltado inteireza às pessoas — da mais alta instância deste país ao árbitro de futebol! Ninguém escapa: pastor, padre, político, porteiro… do grande ao pequeno, do mais importante ao mais comum, todos parecem estar faltando algum pedaço. Sim, faltando, faltando a e com a verdade.
Alguém sem integridade é alguém sem caráter ou sem qualidade. Nossa, no entanto, é a época em que ninguém parece valorizar o conteúdo — digo: a integridade ou o caráter. As pessoas julgam, compram ou escolhem pela capa, pela cara, pelo carisma. A boa embalagem é o que importa. Somos todos cosméticos. Por exemplo: tanto no Brasil como no exterior, presidentes, e quase todos os outros da categoria política, são eleitos pelo marketing e pela propaganda milionários. Carisma é o que importa. Às favas com o caráter. Aparência é tudo. Integridade nem tanto. Casca é o que importa. Conteúdo é secundário.
Qual é o problema com esse tipo de mentalidade?
O problema com essa maneira de ser e de viver é que a vida não se sustenta com uma perna só; ou seja: ser humano nenhum para em pé apenas com carisma. A vida se sustenta sobre dois pés: carisma e caráter; dons e habilidades, mas também virtude e verdade. Não adianta o sujeito ser muito bom no que faz se ele não for bom como pessoa. Integridade e capacidade é o que nos mantém em pé, nos sustenta e nos leva adiante.
A integridade de Davi
O salmo 26 é sobre integridade. É interessante a forma como Davi coloca essa questão — a questão da integridade. Para o homem segundo o coração de Deus, íntegra é a pessoa com pés firmes no chão; ela não escorrega nem cai; ela segue a vida em pé. Quer ver?
Observe o primeiro e os dois últimos versos desse salmo:
1 Declara-me inocente, SENHOR, pois tenho vivido com integridade; tenho confiado no SENHOR sem vacilar [escorregar]. […] 11 Eu, porém, vivo com integridade; resgata-me e tem misericórdia de mim. 12 Agora estou em solo firme e louvarei o SENHOR no meio do povo.
A pessoa íntegra se sustenta em pé: com pés firmes no chão.
Outro fato interessante: o contexto em que Davi escreveu sobre integridade. O homem de Deus estava sofrendo, sofrendo muito e sofrendo injustamente nas mãos de gente muito má. Veja o que ele estava sofrendo e da parte de quem ele estava sofrendo:
4 Não passo tempo com mentirosos, nem ando com hipócritas. 5 Detesto as reuniões dos que praticam o mal e não me associo aos perversos. 6 Lavo as mãos para declarar minha inocência. Venho ao teu altar, ó SENHOR, 7 para entoar um cântico de gratidão e anunciar todas as tuas maravilhas. 8 Amo o teu santuário, SENHOR, o lugar onde habita tua presença gloriosa. 9 Não permitas que eu tenha o destino dos pecadores, não me condenes junto com os assassinos. 10 Eles têm as mãos sujas de tramas perversas e vivem a aceitar subornos.
Essa gente fazia o que fosse preciso, física e verbalmente, para destruir a reputação de Davi. Não se sabe exatamente quando ele o teria escrito, mas o salmo claramente reflete um momento de crise nacional quando as pessoas estavam debaixo de sério julgamento de Deus. De toda forma, tudo parecia refletir de volta contra Davi, como sempre acontece com pessoas que ocupam cargos de liderança: se tudo vai bem, ótimo; se vai mal, a culpa é do líder. Sim, realmente, às vezes isso é verdade, mas nem sempre.
Davi, sabemos, era íntegro. Toda aquela pressão serviu para deixar a integridade do homem segundo o coração de Deus ainda mais evidente. O que se pode aprender sobre o caráter íntegro de Davi? ou: Como é a vida do homem de integridade? ou ainda: Como é a vida de alguém que tem os pés firmes no chão?
Permitam-me destacar três coisas. Pés firmes no chão ou homens e mulheres de integridade são aqueles que têm nada a esconder, nada em comum e nada a temer.
1. Nada a esconder
Pés firmes no chão são os de quem têm nada a esconder de Deus:
1 Declara-me inocente, SENHOR, pois tenho vivido com integridade; tenho confiado no SENHOR sem vacilar. 2 Põe-me à prova [passe os olhos], SENHOR, e examina-me [aplique um teste]; investiga [purifique, funda, refine] meu coração e minha mente. 3 Pois estou sempre consciente do teu amor e tenho vivido de acordo com a tua verdade.
Nada a esconder de Deus! Afinal, ele desfruta do amor e se pauta pela palavra de Deus.
2. Nada em comum
Pés firmes no chão são os de quem tem nada em comum com os pecadores:
4 Não passo tempo com mentirosos, nem ando com hipócritas. 5 Detesto as reuniões dos que praticam o mal e não me associo aos perversos.
Pés firmes no chão são os de quem se destaca como gente piedosa, de integridade, pois amam o Senhor e a companhia dos santos:
6 Lavo as mãos para declarar minha inocência. Venho ao teu altar, ó SENHOR, 7 para entoar um cântico de gratidão e anunciar todas as tuas maravilhas. 8 Amo o teu santuário, SENHOR, o lugar onde habita tua presença gloriosa.
Nada em comum com os pecadores! Afinal, ele desfruta da adoração a Deus.
3. Nada a temer
Pés firmes no chão são os de quem tem nada a temer diante de Deus:
9 Não permitas que eu tenha o destino dos pecadores, não me condenes junto com os assassinos. 10 Eles têm as mãos sujas de tramas perversas e vivem a aceitar subornos. 11 Eu, porém, vivo com integridade; resgata-me e tem misericórdia de mim. 12 Agora estou em solo firme e louvarei o SENHOR no meio do povo.
Tem nada a temer diante de Deus pois Jesus é a nossa justiça — ele é o homem íntegro, que viveu sem pecado, morreu no lugar do pecador para que se nele crêssemos e passássemos a viver pela fé no Filho de Deus, recebêssemos perdão e fôssemos declarados justos diante do Senhor.
Pés firmes no chão
No que você tem calcado sua vida? Apenas no carisma? Carisma e caráter? Seja honesto: você consegue? Claro que não conseguimos! Muitas vezes escorregamos e caímos.
Um só é íntegro de verdade: Jesus Cristo. Confesse seus deslizes; arrependa-se e creia no Senhor. Tenha seus pés firmes no chão — firmes em Jesus Cristo.
Não deslize nem escorregue mais. Firme-se em Jesus Cristo.
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
20 de junho, 2021
20 de maio, 2018
18 de setembro, 2022
11 de agosto, 2024
Mais Séries
Salmo 26 – Pés Firmes no Chão
Pr. Leandro B. Peixoto