09.03.2016
ORAÇÃO DA NOITE
Salmo 4
[Para o mestre de música. Com instrumentos de cordas. Salmo davídico.]
1 Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. 2 Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? [Pausa] 3 Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar. 4 Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. [Pausa] 5 Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor. 6 Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem?” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto! 7 Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. 8 Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
DIFICULDADE PARA DORMIR
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro do Sono revela que 51 milhões de brasileiros (ou seja: uma em cada quatro pessoas!) têm algum tipo de dificuldade para dormir e que pelo menos 1,5 milhão precisa da ajuda de medicamentos para pegar no sono. O Dr. Flávio Alóe (neurofisiologista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP) aponta que 80% dos casos de insônia estão relacionados a aspectos emocionais, tendência ao estresse e maus hábitos das pessoas.
Sobre os aspectos emocionais, que se destacam como principal causador do distúrbio do sono, o Dr. Flávio Alóe comentou:
Apesar de todo avanço tecnológico da medicina, da biologia molecular e da genética, a história de vida ainda é o instrumento mais poderoso quando se fala de emoções. Insônia é um sintoma secundário como a febre. Diante de um paciente febril, parte-se à procura das causas. Não adianta prescrever apenas um analgésico ou um antitérmico; é preciso saber o que está provocando o aumento de temperatura. O mesmo acontece com os distúrbios do sono. É preciso combater as causas e não só os sintomas.
O SONO DE DAVI
Davi, conforme descobrimos pelo contexto dos Salmos 3 a 5 (escritos sob as mesmas circunstâncias), tinha todos os motivos do mundo para sofrer de insônia, e algumas vezes ele sofreu (Sl 6.6; 16.7; 17.3; 22.2; 30.5; etc). Mas, apesar de sua história de vida complicada e momento de grande estresse (acuado pelo filho, acusado publicamente e ameaçado de perder o trono), Davi conseguia dormir tranquilo.
Em sua oração da manhã, ele declarou:
Sl 3.5 – Eu me deitei e dormi, e tornei a acordar, porque foi o Senhor que me susteve.
Na oração da noite, ele orou:
Sl 4.8 – Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
Como pôde ser?
Por que Davi dormia tão bem?
Qual era o seu segredo?
O Dr. Flávio Alóe diz que
“na literatura médica não existe consenso no que se refere ao tratamento da insônia, já que é um sintoma e não uma doença em si mesma.”
No entanto, dentre tantas dicas apontadas pelos especialistas para facilitar alguém a pegar no sono estão as duas seguintes que desejamos destacar:
1) Reservar 20 ou 30 minutos, quatro horas antes de dormir para “resolver” os problemas que possam ser resolvidos.
2) Escrever num pedaço de papel, quatro horas antes de dormir, as preocupações e tensões que estejam perturbando seu sono.
Quando lemos o Salmo da noite, ou oração da noite de Davi (Sl 4), ficamos com a clara impressão de que tais princípios eram seguidos pelo salmista: (1) Ele “resolvia” seus problemas diante de Deus em meditação bíblica e oração; e (2) Ele escrevia suas preocupações e tensões que estavam perturbando suas almas – são os Salmos!
ORAÇÃO DA NOITE
O Salmo 4 de Davi era usado no culto pelo mestre de música com instrumentos de cordas. É um Salmo de confiança e lamento pessoal, destinado a ensinar o povo de Deus a lidar com situações estressantes que perturbam a alma e roubam o sono. Portanto, o que esta oração da noite de Davi tem a nos ensinar
1. Aqueça o coração: fale com Deus de sua confiança e necessidade (Sl 4.1)
Ao longo do dia, a correria da vida, as demandas que temos e a tirania do tempo vão esfriando lentamente o nosso coração. Nós o aquecemos de manhã em comunhão com Deus (Sl 3), mas aos poucos durante o dia ele vai se esfriando de novo até se tornar pedra de gelo.
Coração frio não consegue dormir, por isso que à medida que o dia for terminando, ao anoitecer, em preparação para o sono, nós precisamos falar com Deus de nossa confiança e necessidade. Era o que Davi fazia para aquecer seu coração.
Sl 4.1 | Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Davi é impressionante! Antes de falar de sua angústia (coração apertado, abafado, dilatado pelo congelamento), antes de remoer diante de Deus aquilo que foi congelando lentamente o coração dele ao longo do dia, ele aquece o coração com a lembrança do caráter justo de Deus. Ele ora e diz que “o Deus que faz justiça” responderia ao seu clamor.
Nossa tendência é de sempre, antes de qualquer coisa, destacar os nossos problemas, remoendo-os no coração, mas Davi nos diz que antes de falar deles nós precisamos nos lembrar da grandeza de Deus.
Davi estava precisando de alívio para a alma angustiada, ele estava pedindo mais espaço para o coração apertado, ele queria que Deus alargasse o seu peito para que ele pudesse respirar aliviado e dormir. Então, ele aquece o coração falando a Deus de sua confiança e necessidade.
Sl 4.1 | Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Aqueça o coração: fale com Deus de sua confiança e necessidade.
2. Aquiete a alma: fale de Deus aos seus temores e tentações (Sl 4.2-6)
Nos versículos 2 a 6, Davi trata de falar em oração com cada um de seus temores e tentações. Era a maneira de ele aquietar a alma.
2.1. Fale de Deus à intimidação dos ímpios
Davi aquieta a sua alma diante da intimidação do ímpio.
Sl 4.2-3 – 2 Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra? Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras? [Pausa] 3 Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.
Davi estava sendo ofendido e difamado. Sua honra estava sendo pisoteada. Promessas de ilusões e mentiras a seu respeito estavam sendo espalhadas por Absalão e seu bando. Davi, no entanto, aquieta a sua alma 1 com a certeza do chamado de Deus: “o Senhor escolheu [separou, distinguiu] o piedoso” e 2 a certeza de que ele ouve as suas orações: “o Senhor ouvirá quando eu o invocar”.
2.2. Fale de Deus à indignação dos justos
Davi aquieta a sua alma diante da indignação do justo.
Sl 4.4-5 – 4 Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. [Pausa] 5 Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor.
Tanto Davi quanto os seus aliados estavam ficando irados com a situação, e a maneira de eles não pecarem era não reagir: “deitar-se”, e não remoer “reflitam nisso e aquietem-se”. Ira e indignação devem ser tratadas com fé e louvor, Davi diz: “Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor” (cf. Rm 12.9-21).
2.3. Fale de Deus à inquietação da alma
Davi aquieta a alma em sua agitação.
Sl 4.6 – Muitos perguntam [insistentemente]: “Quem nos fará desfrutar o bem?” Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!
Davi está diante de inimigos prevalecentes (muitos) e persistentes (perguntam e perguntam). Como, então, ele poderia aquietar sua alma? Ele recita a bênção araônica (Nm 6.24-26) para a sua alma inquieta. Ele ora as Escrituras: “Faze, ó Senhor, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!”.
Preparando-se para dormir, nós devemos aquietar a alma, falando de Deus aos nossos temores e tentações, orando diante do Pai.
3. Anime o espírito: fale a Deus de sua alegria e paz (Sl 4.7-8)
Após aquecer o coração falando com Deus de sua confiança e necessidade e aquietar a alma falando aos seus temores e tentações, Davi anima seu espírito falando a Deus de sua alegria e paz.
3.1. É uma alegria sólida
Sl 4.7 – Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.
Trata-se de uma alegria solida, pois [1] vem de Deus (“encheste”), [2] é interna (“meu coração”), [3] é abundante (“alegria maior”) e [4] independente (“do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho”).
3.2. É uma paz inerte
Sl 4.8 – Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
É uma paz inerte pois [1] tem suas raízes em Deus (“tu, Senhor, me fazes viver em segurança”), [2] tem seus ramos frondosos (“em paz me deito”) e [3] frutos agradáveis (“logo adormeço”).
ORAÇÃO DA NOITE
Você tem dificuldade para dormir? Está com a alma angustiada, o coração apertado e a mente agitada? Faça como Davi:
(1) “Resolva” seus problemas diante de Deus em meditação bíblica e oração; e
(2) Escreva as preocupações e tensões que estão perturbando sua alma. Crie o hábito de escrever um diário de oração. Faça seu próprio livro dos Salmos!
O fruto disso será maravilhoso:
Sl 4.7-8 – 7 Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho. 8 Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
Mais episódios da série
Os Salmos
Mais episódios da série Os Salmos
Mais Sermões
31 de dezembro, 2018
11 de abril, 2021
10 de setembro, 2017
4 de maio, 2016
Mais Séries
Salmo 4 – Oração da Noite
Pr. Leandro B. Peixoto