20.11.2016
TIATIRA: A IGREJA QUE SE CONTAMINOU
Apocalipse 2.18-29
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente. 19 Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. 20 No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. 22 Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. 23 Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. 24 Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês; 25 tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha. 26 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. 27 Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro. 28 Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. 29 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Bicho de goiaba não é goiaba
Pior do que achar um bicho na goiaba é achar metade do bicho na goiaba… Você encontra aquela fruta grande, viçosa, madurinha e fica com água na boca. Apanha-a do pé e dá aquela mordida, mas quando você olha no que restou da goiaba em sua mão, para a sua nojenta surpresa, encontra apenas metade do bicho na goiaba. A outra metade daquele ser está na sua boca! Já passou por esta experiência?
Para aqueles que dizem: “Ah! Tudo bem. Bicho de goiaba, goiaba é”, afirmo-lhes que não é goiaba não. Você sabe como o danadinho apareceu lá dentro?
Como eu não sou agrônomo, fui pesquisar. Karlla Patrícia, zoóloga da UFRJ disse assim no site “Diário de Biologia”:
Com uma espécie de ferrão localizado no abdômen, a mosca-da-fruta rompe a casca e deixa seus ovos dentro do fruto. Esses ovos se transformam em larvas que se alimentam da polpa da fruta e vão abrindo nela túneis onde passam a viver. Isso favorece a proliferação de bactérias que aceleram o apodrecimento da fruta. Para as larvas, esse processo é importante, pois a casca fica permeável, permitindo a entrada de mais ar e facilitando sua respiração.
Quando a fruta cai do pé, a larva se enterra alguns centímetros no solo para continuar seu desenvolvimento no estágio de pupa (crisálida), um período intermediário antes da metamorfose total. Após dez dias, ela finalmente vira uma mosca.
A igreja de Tiatira era como uma goiaba bichada: bela por fora, mas bichada por dentro. É certo que boa parte de sua polpa ainda estava intacta, mas a larva Jezabel já tinha penetrado o seu interior e contaminado muito do todo. Como muitas igrejas e crentes hoje em dia, a igreja de Tiatira estava apodrecendo de dentro para fora.
Moscas e larvas matam
Toda heresia ou falso ensino usa a igreja e os crentes como hospedeiros, até matá-los. Exatamente como o bicho da goiaba faz com a goiaba, apropriando-se dela, alimentando-se dela para dar à luz um bicho, anticristos carregados de engano se apropriam da igreja para dar à luz uma heresia. Veja o que João disse sobre isso:
1Jo 2.18-21 | 18 Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. 19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. 20 Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento. 21 Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade.
O que João está dizendo é que a igreja deve estar atenta, sob pena de apodrecer. Devemos, pela unção do Espírito, discernir as moscas que pousam sobre nós (ideias vindas de fora), com o propósito de depositar suas larvas do engano (erros e heresias) no coração das pessoas. Era precisamente isso que havia ocorrido em Tiatira.
A igreja em Tiatira
Tiatira era uma cidade pequena e pouco importante. Não havia ali qualquer centro político ou religioso, apesar de ser uma cidade militar que servia de barreira para tropas que quisessem chegar à Pérgamo (capital da Ásia Menor). A importância da cidade de Tiatira era comercial, pois ficava no caminho por onde viajava o correio imperial, e por onde se transportava todas as mercadorias entre Europa e Ásia.
Por causa da importância comercial, Tiatira era sede de vários grêmios (sindicatos) de comércios importantes (lã, couro, linho, bronze, tintureiros, alfaiates, vendedores de púrpura). Uma dessas corporações vendiam vestimentas de púrpura e é provável que Lídia era uma representante dessa corporação em Filipos (At 16.14). Tais grêmios tinham fins tanto comerciais como sociais, tanto recreativos como religiosos.
Historiadores afirmam que seria quase impossível ser comerciante em Tiatira sem fazer parte desses grêmios. Não participar era uma espécie de suicídio comercial. Eliminava-se qualquer chance de prosperidade. E aqui é que morava o perigo.
Cada grêmio tinha sua divindade titular. Nessas reuniões havia banquetes com comida sacrificada aos ídolos e sempre terminavam com celebrações recheadas de orgias sexuais.
O que os cristãos deveriam fazer nessas circunstâncias: protestar ou prosperar? Manter a consciência pura ou entrar no esquema para não perder dinheiro? Ser ético ou ser esperto? Qual deveria ser a posição do cristão?
Se saísse do grêmio, perderia sua posição, reputação e lucro financeiro. Se permanecesse naquelas festas, negaria a Jesus e comprometeria a moral. E agora, José? O que fazer?
Surge, então, a “mosca-da-fruta”, depositando sua larva do engano. Naquela situação, Jezabel fingiu saber a solução. Disse ela: “Para vencer a Satanás é preciso conhecer as coisas profundas de Satanás. Não se pode vencer o pecado sem conhecer profundamente o pecado pela própria experiência” (Ap 2.24).
É dentro dessa cultura que está a igreja de Tiatira. Por fora, era uma igreja forte, próspera e crescente. Aos olhos de qualquer observador parecia ser uma igreja saudável. Mas, por dentro… só Deus sabe! O que há na história da igreja de Tiatira que nós podemos aprender? Faremos três considerações: [1] o que dá sabor a uma igreja; [2] que apodrece uma igreja; e [3] o que traz cura para uma igreja
1. O que dá sabor a uma igreja
O que é uma igreja boa? O que dá a ela sabor?
Escolher o que comer pelo sabor nem sempre é a melhor opção. Qual é a criança que nunca ouviu dos pais que legumes e verduras fazem bem para a saúde e que por isso ela deve comê-los, gostando ou não? À princípio não são saborosos, mas fazem bem. São necessários.
Antes de falar de sabor, a primeira coisa que precisamos destacar sobre a Igreja é o seu valor. Sobre valor, a igreja de Tiatira é um exemplo clássico e contundente. O historiador romano Plínio, fazendo eco com a opinião popular do primeiro século da era cristã, dizia que Tiatira era inexpressiva e sem importância política, cultural e religiosa. Porém, a mais longa e a mais difícil das sete cartas escritas às igrejas do Apocalipse foi endereçada à igreja em Tiatira. Pense nisso!
Tiatira poderia ser “inexpressiva e sem importância” para o mundo, mas não para Deus. Ele tinha uma igreja lá. E seu povo que lá morava estava precisando do tratamento da graça. Em outras palavras, se o Senhor Jesus Cristo atribui tanto valor a uma igreja, num local inexpressivo e sem importância como era o caso de Tiatira, é porque a igreja tem valor e faz bem ao local. Logo, com ou sem sabor (afinal, o nosso paladar espiritual foi afetado pelo pecado), nós precisamos dela.
Mas, graças a Deus que na igreja há sim algum sabor. A banda boa da polpa que sobrou em Tiatira, aquela parte não contaminada pela larva do engano e do pecado, revela o que dá sabor a uma igreja, reforçando o quanto nós precisamos da comunhão local. Veja . . .
Ap 2.19 | Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
Cristo olha para a igreja, com olhos penetrantes como chama de fogo (Ap 2.18), e vê seis temperos indispensáveis para dar sabor:
O que dá sabor a uma igreja são suas obras motivadas pelo amor, alimentadas por meio da fé, demonstradas através do serviço, medidas pela perseverança e aperfeiçoadas com o crescimento. A mistura destes elementos tornam uma igreja saborosa. Nenhum deles pode faltar. Até podemos ter outros, mas jamais faltar qualquer um desses, especialmente fé, perseverança (esperança) e amor. Paulo, por exemplo, sempre destacou esses três ingredientes: “fé, esperança e amor”. Observe.
1Co 13.13 | Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
1Ts 1.2-3 – 2 Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações. 3 Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
2Ts 1.3-4 | 3 Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é justo, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor de todos vocês uns pelos outros. 4 Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demostrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando.
Cl 1.3-6 | 3 Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, 4 pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que têm por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho 6 que chegou até vocês.
Este deve ser o sabor de uma igreja, o sabor da SIB em Goiânia. São crentes desse calibre que devemos almejar ser. É de uma igreja assim que o ser humano precisa… que você precisa… que nós precisamos… uma igreja cujas obras são motivadas pelo amor, alimentadas por meio da fé, demonstradas pelo serviço e medidas pela perseverança.
2. O que apodrece uma igreja
Se, de um lado, a igreja de Tiatira descreve o que dá sabor a uma igreja, do outro ela denuncia o que apodrece uma igreja.
2.1. A paciência com o pecado (todos)
Ap 2.19-20 | 19 Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. 20 No entanto, contra você [igreja toda!] tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
2.2. A prática do pecado (alguns)
Ap 2.20 | Com os seus ensinos, [Jezabel] induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
2.3. A persistência no pecado (enganadores)
Ap 2.21 | Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
Que pecado era esse que estava sendo ensinado, praticado e tolerado?
Enquanto Éfeso não podia suportar os homens maus e os falsos ensinos, tratando-os sem qualquer amor, Tiatira tolerava uma falsa profetisa, chamada Jezabel, sem qualquer reação contundente. Aquela falsa profetisa estava exercendo uma influência tão maléfica na igreja como Jezabel havia exercido em Israel.
Jezabel significa pureza, mas sua vida e conduta negavam o seu nome. Foi ela quem introduziu em Israel o culto pagão a Baal (nos tempos de Elias) e misturou religião com prostituição. Ela perseguiu os profetas de Deus e promoveu o paganismo.
a) A falsa doutrina – Jezabel estava ensinando à igreja que a maneira de vencer o pecado era conhecer as coisas profundas de Satanás (Ap 2.23). Ela ensinava que os crentes não podiam cometer suicídio intelectual e nem comercial. Eles deviam participar dos banquetes dos grêmios e comer carnes sacrificadas aos ídolos, bem como praticar os atos imorais. Ela ensinava que os crentes deviam defender seus interesses materiais a todo custo. Prejuízo financeiro para ela era mais perigoso que o pecado. Amava mais o dinheiro que a Jesus. Mais as exigências materiais que as exigências de Deus. O ensino dela era que não há mérito em vencer um pecado sem antes experimentá-lo. O argumento dela é que para vencer a Satanás é preciso conhecê-lo e que o pecado jamais será vencido a menos que você tenha conhecido tudo por meio da experiência.
b) A falsa moral – A proposta de Jezabel era oferecer uma nova versão do Cristianismo, um Cristianismo liberal, sem regras, sem proibições, sem leis. Ela queria modificar o Cristianismo para se adaptar à moralidade do mundo. Ela ensinava uma prática ecumênica com o paganismo e o pecado.
Se o legalismo (rigidez da lei) sufoca uma igreja, o liberalismo e a libertinagem (rejeição da lei) sangram o povo de Deus. Ambos escravizam e matam. No caso do liberalismo e da libertinagem, apegar-se a conhecimentos profundos, práticas de sabedoria, sem compromisso com Deus e seu caráter, é morte. Tiatira estava morrendo.
3. O que sara uma igreja
Vimos em Tiatira o que da sabor e o que apodrece uma igreja. Vejamos agora, para terminar, o que sara uma igreja contaminada pela larva do erro e do pecado.
3.1. Resista ao erro e ao pecado, mesmo quando outros, próximos e queridos, se desviarem
Ap 2.24 | Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: (…)
Além do erro, Satanás usa pessoas simpáticas e muitas vezes próximas e queridas para nos induzir ao erro. Como Jesus fez, devemos nos associar àqueles que amam e fazem a vontade do Pai (Mc 3.31-35).
3.2. Reforce os fundamentos e pratique a verdade revelada de Deus, mesmo quando outras opções parecerem mais espirituais
Ap 2.24 | 24 […] Não porei outra carga sobre vocês; 25 tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.
Um dos grandes enganos de Satanás é induzir os crentes a pensar que precisam buscar novidades para terem uma experiência mais profunda com Deus.
A verdade de Deus é suficiente. Não precisamos de mais nada. Tudo está feito. O banquete da salvação foi preparado e servido. O que precisamos não é de novidades, buscar fora das Escrituras coisas novas, mas tomar posse da vida eterna, conhecer o que Deus já nos deu, apropriarmo-nos das insondáveis riquezas de Cristo.
3.3. Regozije-se nas promessas de Deus, mesmo quando isso custar os privilégios do mundo
Ap 2.26-28 | 26 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. 27 Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará como a um vaso de barro. 28 Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.
Não precisamos dos privilégios do mundo. Temos a promessa de reinar no mundo com Cristo. Também não precisamos dos segredos profundos da sabedoria humana (de Satanás), teremos a estrela da manhã – o Cristo glorioso – e desfrutaremos de sua mesma natureza gloriosa.
O que sara uma igreja ou um crente é: resistir ao erro e ao pecado; reforçar e praticar os fundamentos bíblicos; regozijar-se nas promessas de Deus
Ap 2.29 | Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Sabe por quê? Porque . . .
Ap 2.18 | Estas são as palavras do Filho de Deus (dono da igreja), cujos olhos são como chama de fogo (a tudo penetra e a tudo vê) e os pés como bronze reluzente (julga todas as coisas com justiça).
Cristo, o dono da igreja, a tudo vê e a todos julgará.
– – Ouça o que Cristo lhe diz.
– – Deixe-o examinar você.
– – Busque o seu perdão e a sua salvação.
– – Saia daqui buscando crescer em fé, esperança e amor.
1Co 13.13 | Assim, permanecem agora estes três: a fé (conteúdo), a esperança (combustível) e o amor (consequência). O maior deles, porém, é o amor (salva e santifica).
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