18.02.2018
UM DIA INESQUECÍVEL
Salmo 84.9-12
9Ó Deus, olha com favor para o rei, nosso escudo; mostra bondade ao teu ungido! 10Um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos. 11Pois o SENHOR Deus é nosso sol e nosso escudo; ele nos dá graça e honra. O SENHOR não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo. 12Ó SENHOR dos Exércitos, como são felizes os que confiam em ti!
O melhor lugar do mundo
Domingo retrasado (04/02) nós demos início a uma série de mensagens no Salmo 84 que se encerra hoje pela manhã. À partir da experiência do salmista, procuramos afirmar que a comunhão da igreja local — um a um em relacionamentos discipuladores, em pequenos grupos multiplicadores, nos encontros regulares dos departamentos diversos e no cultos coletivos — é o melhor lugar do mundo para se plantar a nossa vida.
Na primeira mensagem, vimos que a igreja local é um lugar irresistível (vv. 1-4):
1Como é agradável o lugar de tua habitação, ó SENHOR dos Exércitos! 2Sinto desejo profundo, sim, morro de vontade de entrar nos pátios do SENHOR. Com todo o meu coração e todo o meu ser, aclamarei ao Deus vivo. 3Até o pardal encontra um lar, e a andorinha faz um ninho e cria seus filhotes perto do teu altar, ó SENHOR dos Exércitos, meu Rei e meu Deus! 4Como são felizes os que habitam em tua casa, sempre cantando louvores a ti! Interlúdio
Depois, na segunda mensagem, descobrimos que o vale do sofrimento é uma oportunidade imperdível e que dele se tira maior proveito quando caminhamos em comunhão (vv. 5-8):
5Como são felizes os que de ti recebem forças, os que decidem percorrer os teus caminhos. 6Quando passarem pelo vale do Choro, ele se transformará num lugar de fontes revigorantes; as primeiras chuvas o cobrirão de bênçãos. 7Eles continuarão a se fortalecer, e cada um deles se apresentará diante de Deus, em Sião. 8Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, ouve minha oração; escuta, ó Deus de Jacó! Interlúdio
Hoje estudaremos que um dia na presença de Deus, na comunhão com o povo de Deus, é um tempo inesquecível (vv. 9-12).
9Ó Deus, olha com favor para o rei, nosso escudo; mostra bondade ao teu ungido! 10Um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos. 11Pois o SENHOR Deus é nosso sol e nosso escudo; ele nos dá graça e honra. O SENHOR não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo. 12Ó SENHOR dos Exércitos, como são felizes os que confiam em ti!
Apenas um dia para viver
Considere, por um momento, que você tivesse apenas um dia para viver. Amanhã, segunda-feira, dia 19/02/2018 será o seu último dia de vida! Pare e pense um pouco. O que você fará com o seu único dia de vida? Como você o viverá? Pergunta difícil, não é mesmo? Suspeito que a maioria, se não todos, escolheria passar o último dia de vida ao lado daqueles que nós mais amamos.
Nesses versículos finais do Salmo 84, Davi deixa a impressão de estar pensando nessa possibilidade. Ao concluir que “um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar” (v. 10), o salmista deixa a impressão de estar afirmando que se ele tivesse apenas mais um dia para viver, ele seria empregado na casa de Deus, na comunhão dos santos na presença de Deus.
Então a pergunta: por que um dia “nos pátios” de Deus, na casa de Deus, servindo a Deus, pode ser um tempo tão precioso e inesquecível assim? Permitam-me destacar duas possibilidades, à partir do Salmo 84.9-12. Primeiro, as posturas que nós desenvolvemos e, segundo, as provisões que nós desfrutamos.
1. As posturas que nós desenvolvemos
Crescer, apesar de doloroso, é uma dádiva divina maravilhosa. Como é abençoador poder crescer! Crescimento é demonstração da graça de Deus na vida das pessoas. É saúde e vida. Observe:
1Sm 2.21 | E o SENHOR abençoou Ana, e ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, Samuel crescia na presença do SENHOR.
1Sm 3.19 | À medida que Samuel crescia, o SENHOR estava com ele, e todas as suas palavras se cumpriam.
Lc 1.80 | João [Batista] cresceu e se fortaleceu em espírito. E viveu no deserto até chegar o tempo de se apresentar ao povo de Israel.
Lc 2.40 | Ali o menino [Jesus] foi crescendo, saudável e forte. Era cheio de sabedoria, e o favor de Deus estava sobre ele.
Crescimento na vida cristã pode ser medido pelas posturas que nós desenvolvemos. Observe, por exemplo, o desenvolvimento de Samuel, João Batista e Jesus, à medida que cresciam:
1Sm 2.26 | Enquanto isso, o menino Samuel crescia e era cada vez mais estimado pelo SENHOR e pelo povo.
Mt 11.11 | Eu lhes digo a verdade: de todos os que nasceram de mulher, nenhum é maior que João Batista. E, no entanto, até o menor no reino dos céus é maior que ele.
Lc 2.46-49 | 46Por fim, depois de três dias, acharam Jesus no templo, sentado entre os mestres da lei, ouvindo-os e fazendo perguntas. 47Todos que o ouviam se admiravam de seu entendimento e de suas respostas. 48Quando o viram, seus pais ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você fez isso conosco? Seu pai e eu estávamos aflitos, procurando você por toda parte”. 49“Mas por que me procuravam?”, perguntou ele. “Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?”
O crescimento espiritual, pelo que notamos nesses textos e noutros tantos, pode ser medido ou avaliado através de pelo menos três posturas: postura diante de Deus; diante dos homens e na casa de Deus Pai. Curioso que as mesmas posturas aferidoras de crescimento podem ser observadas na vida do salmista, à partir do Salmo 84.9-12. Veja.
1.1. A postura do salmista diante de Deus — ele é piedoso (vv. 9-12)
9Ó Deus, olha com favor para o rei, nosso escudo; mostra bondade ao teu ungido! 10Um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos. 11Pois o SENHOR Deus é nosso sol e nosso escudo; ele nos dá graça e honra. O SENHOR não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo. 12Ó SENHOR dos Exércitos, como são felizes os que confiam em ti!
1.2. A postura do salmista diante dos homens — ele está pronto para servir (v. 10)
Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos.
1.3. A postura do salmista na casa do Pai — ele a prioriza (vv. 9-10)
9Ó Deus, olha com favor para o rei, nosso escudo; mostra bondade ao teu ungido! 10Um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos.
Um dia na casa de Deus é um tempo inesquecível porque contribui para o nosso crescimento, permitindo-nos desenvolver posturas piedosas, de serviço e que priorizam o que realmente é mais importante na vida — i.e., adorar e servir ao Senhor. Quem faz bom uso da casa de Deus, da igreja local, cresce dia-a-dia. Consegue-se notar nessas pessoa posturas piedosas de quebrantamento, como no caso de João Batista:
Jo 3.28-30 | 28“Vocês sabem que eu lhes disse claramente: ‘Eu não sou o Cristo. Estou aqui apenas para preparar o caminho para ele’. 29É o noivo que se casa com a noiva; o amigo do noivo simplesmente se alegra de estar ao lado dele e ouvir seus votos. Portanto, muito me alegro com o destaque dele. 30Ele deve se tornar cada vez maior, e eu, cada vez menor”.
Nota-se também posturas de serviço, como no caso de Davi:
NVI 13.36 | Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs.
Verifica-se ainda zelo pela igreja do Deus vivo, assim como se viu em Jesus quando ele purificou o templo em Jerusalém:
Jo 2.16-17 | 16[…] “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!” 17Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”
Portanto, a vida na comunhão da igreja local nos proporciona crescimento em piedade, serviço e zelo (com entendimento) pelas coisas de Deus. Um dia neste lugar, que é o melhor lugar do mundo, será sempre inesquecível.
2. As provisões que nós desfrutamos
Além das posturas que nós desenvolvemos, um dia na casa de Deus é um tempo inesquecível por causa das provisões que desfrutamos. Observe atentamente os dois últimos versículos do nosso salmo.
11Pois o SENHOR Deus é nosso sol e nosso escudo; ele nos dá graça e honra. O SENHOR não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo. 12Ó SENHOR dos Exércitos, como são felizes os que confiam em ti!
Isso, e muito mais, infinitamente mais, nós desfrutamos na comunhão fortalecedora da igreja do Deus vivo. Portanto, não deixe de congregar, como é costume de alguns (Hb 10)!
23Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa. 24Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. 25E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo. 26Se continuamos a pecar deliberadamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifício que cubra esses pecados. 27Há somente a assustadora expectativa do julgamento e do fogo intenso que consumirá os inimigos.
A vida longe da comunhão da igreja é perigosa (Hb 3):
12Portanto, irmãos, cuidem para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo que os desvie do Deus vivo. 13Advirtam uns aos outros todos os dias, enquanto ainda é “hoje”, para que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado e fique endurecido. 14Porque nos tornaremos participantes de Cristo, se de fato mantivermos firme até o fim a confiança que nele depositamos no início.
Na casa de Deus, na comunhão dos crentes, nós recebemos provisões indispensáveis para a nossa sobrevivência.
Um dia inesquecível
De volta aonde começamos: se você soubesse que amanhã seria seu último dia na terra, como você o viveria? Que Deus nos ajude a querer gastar cada dia que nos resta de vida em sua santa e bendita presença; desfrutando da doce e fortalecedora comunhão dos santos na casa do Deus vivo, que é a igreja.
Somente assim é que conseguiremos posturas cristãs piedosas, de serviço e zelo pela fama do nome do Senhor. Somente assim é que desfrutaremos das inumaras provisões que apenas a comunhão da igreja nos permite desfrutar.
Para concluírmos, ouça a exortação de Paulo, quando escreveu aos Efésios:
Ef 5.15-21 | 15Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. 17Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. 18Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 21Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.
Faça de sua vida na presença de Deus e de sua comunhão na Segunda Igreja Batista em Goiânia uma coleção de dias inesquecíveis. A igreja é o melhor lugar do mundo para se viver. Portanto, deixo-vos alguns desafios:
A igreja é o melhor lugar do mundo para se viver.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
24 de outubro, 2021
7 de setembro, 2016
8 de julho, 2018
30 de julho, 2023
Mais Séries
Um Dia Inesquecível
Pr. Leandro B. Peixoto