20.06.2021
[Atos 2.1 e 47] 1No dia de Pentecostes, todos estavam reunidos num só lugar.” […] 41Os que acreditaram nas palavras de Pedro foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.
“OLD SCHOOL”, o que é “OLD SCHOOL”? Literalmente, significa “escola antiga”. No entanto, seu significado vai muito além disso, diz respeito à “velha guarda”. O termo pode se referir à moda, música ou maneirismos. É chique ser “OLD SCHOOL”.
Mas quando o assunto é igreja, parece que poucos querem ser “OLD SCHOOL”. Aquela mesma gente descolada, mas conectada ao passado, na igreja olha para os mais velhos, a experiência dos antigos, a sabedoria da tradição, as lições da história, o fundamento das origens e os rejeita como antiquados, ultrapassados, religiosos demais e até fundamentalistas. A onda do “OLD SCHOOL” tem algo a nos ensinar como igreja: conhecer e valorizar a nossa história, voltar às origens, conversar com os mais antigos e aprender com a tradição. Eu quero uma igreja “OLD SCHOOL”!
Um excelente ponto de partida para a nossa busca é o dia em que a igreja foi inaugurada em ATOS 2. Aqui nós temos a descrição da vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, e como ele encheu os crentes naquela ocasião. Pedro, que antes negou o Salvador por medo (Mt 26.69-75), agora pregou com intrepidez para uma grande multidão, compartilhando o evangelho. Muitos responderam à sua mensagem crendo em Cristo, e a nova igreja começou a crescer e a se espalhar.
O MODELO “OLD SCHOOL” DE IGREJA é:
[1] uma igreja empoderada pelo Espírito: 2.1-16;
[2] uma igreja que expõe as Escrituras: 2.17-36;
[3] uma igreja que exalta Jesus Cristo: 2.22-36;
[4] uma igreja que evangeliza o pecador: 2.37-41;
[5] uma igreja que edifica os crentes: 2.42-47.
ESTE É O MODELO “OLD SCHOOL” DE IGREJA: uma igreja empoderada, expositora, exultante, evangelizadora e edificante. Estudaremos essas marcas em duas partes: agora pela manhã e, Deus permitindo, hoje à noite.
Hoje pela manhã nós vimos que:
Atos 2.1-16 descreve a vinda do Espírito Santo e os resultados disso na igreja e na sociedade imediata ao redor dela:
Atos 2.12-16 12Admirados e perplexos, perguntavam uns aos outros: “Que significa isto?”. 13Outros, porém, zombavam e diziam: “Eles estão bêbados!”. 14Então Pedro deu um passo à frente com os onze apóstolos e dirigiu-se em alta voz à multidão: “Ouçam com atenção, todos vocês, povo da Judeia e habitantes de Jerusalém! Escutem o que lhes digo! 15Estas pessoas não estão bêbadas, como alguns de vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã. 16Pelo contrário! O que vocês estão vendo foi predito há tempos pelo profeta Joel:
RESUMO: A igreja “OLD SCHOOL” é empoderada pelo Espírito.
Sem o Espírito Santo, temos: nenhum novo nascimento (Jo 3.5), nenhuma confissão do senhorio de Cristo (1Co 12.3), nenhuma vitória sobre o pecado (Rm 8.13), nenhum progresso na santificação (2Ts 2.13), nenhuma sabedoria espiritual (Ef 1.17), nenhum dom espiritual (1Co 12.7) e nenhuma ressurreição dos mortos (Rm 8.11). Do começo ao fim, devemos tudo ao Espírito Santo de Deus. A igreja “OLD SCHOOL” é empoderada pelo Espírito – e busca ser cheia do Espírito.
Como buscar ser cheio do Espírito?
Gálatas 3.2 e 5 2Deixem-me perguntar apenas uma coisa: vocês receberam o Espírito porque obedeceram à lei ou porque creram na mensagem que ouviram? […] 5Volto a perguntar: acaso aquele que lhes deu o Espírito e realizou milagres entre vocês agiu assim porque vocês obedeceram à lei ou porque creram na mensagem que ouviram?
Estevão foi descrito como um “homem cheio de fé e do Espírito Santo” (At 6.5). Barnabé era “um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11.24). Esses pares combinando fé e Espírito Santo não são coincidência. E Gálatas 3.14 diz que “recebemos, pela fé, o Espírito prometido”. Portanto, ao entrarmos em contato com a palavra de Deus (ouvindo, meditando, estudando a Palavra), a fé vem por meio dessa Palavra (Rm 10.17), e nessa e por meio dessa fé nós experimentamos a presença e o poder do Espírito. Logo, nós o buscamos meditando na Palavra e crendo no que ouvimos e vemos.
John Piper [Biblia, o alimento do prazer cristão, Em Busca de Deus]:
O Espírito inspirou a Palavra, e por isso vai aonde a Palavra vai. Quanto mais da Palavra de Deus você conhece e ama, mais do Espírito de Deus você experimentará. Em vez de beber vinho, devemos beber o Espírito. Como? Deixando que ele controle a nossa mente: “Os que se inclinam para o Espírito, [cogitam] das coisas do Espírito” (Rm 8.5). Quais são as coisas do Espírito? Quando Paulo disse em lCoríntios 2.14: “O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus”, ele estava se referindo a seus próprios ensinos inspirados pelo Espírito (2.13). Por isso, antes de tudo os ensinos da Bíblia são as “coisas do Espírito”. Bebemos o Espírito ao voltarmos nossa mente para as coisas do Espírito, especificamente a Palavra de Deus. E o fruto do Espírito é alegria (Gl 5.22). [pag. 77]
O significado fundamental de ser cheio do Espírito é estar cheio da alegria que vem de Deus e transborda em canções (Ef 5.18-19). E Lucas concordaria com isso também, porque ele diz em Atos 13.52: “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.”. Com certeza, uma das marcas de uma pessoa cheia do Espírito é que ela se torna forte para testemunhar em face da oposição (At 4.8, 31; 7.55; 13.9). Mas a razão para isto é que “a alegria do Senhor é a sua força” (Ne 8.10). Quando você está feliz em Deus, você é uma testemunha forte e corajosa de sua graça:
Atos 2.14-16 14Então Pedro deu um passo à frente com os onze apóstolos e dirigiu-se em alta voz à multidão: 15Estas pessoas não estão bêbadas, como alguns de vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã. 16Pelo contrário! O que vocês estão vendo foi predito há tempos pelo profeta Joel:
A igreja “OLD SCHOOL” é empoderada pelo Espírito.
Atos 2.16-36 nos traz o primeiro sermão da Igreja Primitiva, o primeiro sermão de Atos dos Apóstolos, o primeiro sermão de Pedro, empoderado pelo Espírito. Desse modo, é preciso destacar, a igreja do século I era uma igreja centrada nas Escrituras.
No dia de Pentecostes, a palavra de Deus foi ensinada. Nos dias que se seguiram ao Pentecostes, a Palavra de Deus foi ensinada (At 2.42), e “a palavra de Deus continuava a se espalhar, e havia muitos novos convertidos” (At 12.24).
Sobre a pregação das Escrituras no culto inaugural da igreja cristã há muito o que se pode destacar, mas permitam-me chamar sua atenção para três fatos sobre a pregação da igreja “OLD SCHOOL” estampada em Atos 2.16-36:
1. PRIMEIRO, O SERMÃO DE PEDRO FOI UMA RESPOSTA À CONFUSÃO E AO CETICISMO nos quais se encontravam os ouvintes. Versículo 16: “O que vocês estão vendo foi predito há tempos pelo profeta Joel”.
2. SEGUNDO, O SERMÃO DE PEDRO FOI EXPOSITIVO em sua forma. O apóstolo, à partir da situação que carecia de luz ou esclarecimento, recorreu a três textos bíblicos do Antigo Testamento (as “Escrituras” da Igreja Primitiva) e os expôs – pregou-os expositivamente – ao público lá congregado:
2.1 – Atos 2.16-21, 33 = Joel 2.28-32;
2.2 – Atos 2.25-28 = Salmo 16.8-11;
2.3 – Atos 2.33-36 = Salmo 110.
3. O SERMÃO DE PEDRO FOI TRINITÁRIO em seu conteúdo. Dito de outro modo, a ênfase do sermão de Pedro foi a pessoa e a obra de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Mas o que ele ensinou e como ele aplicou as Escrituras que foram escolhidas para o sermão (expositivo!)?
3.1 – [Joel 2.28-32] O PAI ENVIOU O ESPÍRITO
Atos 2.16-21, 33 16[Esses homens não estão bêbados, v. 15] Pelo contrário! O que vocês estão vendo foi predito há tempos pelo profeta Joel: 17‘Nos últimos dias’, disse Deus, ‘derramarei meu Espírito sobre todo tipo de pessoa. Seus filhos e suas filhas profetizarão; os jovens terão visões, e os velhos terão sonhos. 18Naqueles dias, derramarei meu Espírito até mesmo sobre servos e servas, e eles profetizarão. 19Farei maravilhas em cima, no céu, e sinais embaixo, na terra: sangue e fogo, e nuvens de fumaça. 20O sol se escurecerá, e a lua se tornará vermelha como sangue, antes que chegue o grande e glorioso dia do Senhor. 21Mas todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’. […] 33Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje.
3.2 – [Salmo 16.8-11] O PAI RESSUSCITOU O FILHO
Atos 2.22-28 22“Povo de Israel, escute! Deus aprovou publicamente Jesus, o nazareno, ao realizar milagres, maravilhas e sinais por meio dele, como vocês bem sabem. 23Ele foi entregue conforme o plano preestabelecido por Deus e seu conhecimento prévio daquilo que aconteceria. Com a ajuda de gentios que desconheciam a lei, vocês o pregaram na cruz e o mataram. 24Mas Deus o ressuscitou, libertando-o dos horrores da morte, pois ela não pôde mantê-lo sob seu domínio. 25A respeito dele disse o rei Davi [Salmo 16.8-11]: ‘Vejo que o Senhor está sempre comigo; não serei abalado, pois ele está à minha direita. 26Não é de admirar que meu coração esteja alegre e que minha língua o louve; meu corpo repousa em esperança. 27Pois tu não deixarás minha alma entre os mortos, nem permitirás que o teu Santo apodreça no túmulo. 28Tu me mostraste o caminho da vida, e me encherás com a alegria de tua presença’.
3.3 – [Salmo 110] O PAI EXALTOU O FILHO
Atos 2.29-36 29“Irmãos, permitam-me dizer com toda convicção que o patriarca Davi não estava se referindo a si mesmo, pois ele morreu e foi sepultado, e seu túmulo ainda está aqui, entre nós. 30Mas ele era profeta e sabia que Deus havia prometido sob juramento que um de seus descendentes se sentaria em seu trono. 31Davi estava olhando para o futuro e falando da ressurreição do Cristo, que não foi deixado entre os mortos nem seu corpo apodreceu no túmulo. 32“Foi esse Jesus que Deus ressuscitou, e todos nós somos testemunhas disso. 33Ele foi exaltado ao lugar de honra, à direita de Deus. E, conforme havia prometido, o Pai lhe deu o Espírito Santo, que ele derramou sobre nós, como vocês estão vendo e ouvindo hoje. 34Pois Davi não subiu ao céu e, no entanto, disse [SALMO 110]: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Sente-se no lugar de honra à minha direita, 35até que eu humilhe seus inimigos e os ponha debaixo de seus pés’. 36“Portanto, saibam com certeza todos em Israel que a esse Jesus, que vocês crucificaram, Deus fez Senhor e Cristo!”.
Sem dúvida, Lucas nos fornece apenas um resumo dessa pregação de Pedro. Contudo, nota-se claramente que o apóstolo expôs, explicou e aplicou estes textos de uma forma expositiva – isto é, ele partiu da ideia central de cada autor bíblico, esclareceu seus argumentos [de Joel e de Davi] e fez aplicações à realidade daqueles ouvintes.
Sem a exposição das Escrituras, o povo teria permanecido confuso, a maioria cético e, principalmente, não convertido. Sem palavra de Deus não há compreensão, tampouco conversão. POR ISSO, EU DIGO: Não somos inteligentes o suficiente para ensinar outra coisa senão a Bíblia, e somos sábios o bastante para não ensinar qualquer coisa, mas a Bíblia.
É bem verdade que alguém pode juntar uma multidão e construir uma grande comunidade sem a Bíblia como base (ou distorcendo a Bíblia), mas a pessoa jamais construirá uma grande IGREJA sem a Bíblia (corretamente interpretada e sabiamente aplicada) como base! Uma igreja “OLD SCHOLL” é a que expõe a Bíblia de forma completa, correta, consistente e convincente.
Pedro, por exemplo, como vimos, partiu da confusão e do ceticismo das pessoas face ao derramamento do Espírito, ancorou-se nas Escrituras, explicou-as e faz aplicações; ele partiu do problema, levou as pessoas ao profeta e aos salmos e terminou mostrando a obra de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
RESUMO: A igreja “OLD SCHOOL” [1] é empoderada pelo Espírito Santo e [2] expõe as Escrituras – levando em conta o problema das pessoas, fundamentando-se na Bíblia, enfatizando a obra de Deus.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais Sermões
17 de agosto, 2016
26 de junho, 2022
6 de maio, 2018
22 de setembro, 2019
Mais Séries
Uma Igreja Old School – Parte 2
Pr. Leandro B. Peixoto