01.12.2019
VEJA E DESFRUTE
João 1.14-18
(NAA) 14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. 15João dá testemunho a respeito dele e exclama: — Este é aquele de quem eu dizia: “Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois já existia antes de mim.” 16Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. 17Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. 18Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou.
O TEMA DA ESTAÇÃO
Você se deu conta de que já é Natal? Pois é! Hoje, 1 de dezembro de 2019, inaugura, oficialmente, a chegada do mês do Natal. Tem mais: Daqui a pouquinho já será Ano Novo. Minha intenção, portanto, é suspender as séries de mensagens em andamento (Os Salmos e O Evangelho de João) e focar noutro tema, posto que parece ser mais apropriado para as celebrações da estação: Natal e Ano Novo.
Iniciaremos hoje uma série de mensagens intitulada Veja e Desfrute: a revelação da glória de Cristo para o deleite do nosso coração. O foco ou o tema, portanto, será A glória de Cristo. Por quê? Permitam-me apresentar-lhes cinco motivos para refletirmos sobre este tema (que nos tomará o mês de dezembro, janeiro e, provavelmente, início de fevereiro).
A glória de Cristo, como pretendo demonstrar, é a resposta para cada uma dessas questões: a glória de Cristo é a alma do Natal, a glória de Cristo é o ânimo para quem está sofrendo, a glória de Cristo é o assoalho para quem trilha os caminhos incertos do amanhã, a glória de Cristo é o antídoto para se combater o pecado e as tentações, a glória de Cristo é a alegria do coração de todo aquele que crê em Jesus Cristo.
Por estas e tantas outras razões, o tema da estação este ano será a glória de Cristo. Minha oração é para que você veja e desfrute a glória de Cristo; o meu desejo é que a glória de Cristo seja o deleite do seu coração — para a glória de Deus e a sua alegria na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, nas montanhas ou nos vales.
A alma do Natal
“Então é Natal, a festa Cristã.” Mas, que é o Natal? Por que Natal existe? O que de fato se celebra nesta “festa Cristã”? O Natal revela a glória de Cristo. João 1.14 (NAA):
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
João não poderia ser mais claro: o Natal existe para revelar a glória de Cristo, “glória como do unigênito do Pai”. Outra maneira de dizermos essa mesma verdade — i.e., que o Natal existe para revelar a glória de Cristo — é perguntarmos o que Jesus deseja para mim e para você neste (ou em qualquer outro) Natal (ou época do ano).
O que Jesus quer neste Natal? Nós podemos obter a resposta em suas orações. O que ele pedia a Deus? A sua mais longa oração está em João 17. Vejamos o clímax do desejo de Jesus expresso no final da oração, no antepenúltimo verso de João 17 (v. 24): “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde estou”.
Por que, Senhor Jesus? Por que o senhor quer que estejamos contigo? Por que o senhor pede ao Pai que nós, suas ovelhas, seus eleitos, estejamos com o senhor? Ouça (Jo 17.24): “Então eles verão toda a glória que me deste, porque me amaste antes mesmo do princípio do mundo.”
Esse pedido de Jesus expressa preocupação quanto à satisfação de nosso anseio: ver glória. Nós, seres humanos, estamos famintos por algo. E o que Jesus deseja para o Natal é que experimentemos aquilo para o quê nós fomos realmente criados e do quê de fato nós temos fome e sede: contemplar e desfrutar a glória de Cristo.
Ó, que Deus faça essa verdade penetrar profundamente em nosso coração! Jesus nos criou (Jo 1.3) para vermos a glória dele. Tanto que, um pouco antes de ir para a cruz, ele expressou seus desejos mais profundos ao Pai: “Pai, eu desejo – eu desejo! – que eles… possam estar comigo onde eu estiver, para verem a minha glória.”
Isso é apenas a metade. Os versos finais da oração sacerdotal (vs. 24-26) revelam que o desejo dele não é apenas que vejamos sua glória (v. 24), mas que a experimentemos, saboreemos, valorizemos, amemos, desfrutemos essa glória. Verso 26:
Eu revelei teu nome a eles, e continuarei a fazê-lo. Então teu amor por mim estará neles, e eu estarei neles”.
Qual é o propósito do Natal? Qual é o propósito final de Jesus para nós? Que vejamos sua glória. Não somente vê-la. Vê-la e desfrutá-la com o mesmo amor que o Pai tem pelo Filho (v. 26): “Então teu amor [do Pai] por mim estará neles, e eu estarei neles.”
Ver e amar, ver e desfrutar em amor a glória de Cristo, com o mesmo amor que o Pai tem pelo Filho, é a alma do Natal. O Natal existe por que Jesus deseja que o próprio amor do Pai se torne o nosso amor pelo Filho – que nós amemos o Filho com o amor do Pai pelo Filho. É isto, afinal, o que o Espírito se torna e derrama em nossa vida: Amor ao Filho através do Espírito, como o amor do Pai pelo Filho. Romanos 5.5 (ARA):
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus [pelo Filho] é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
O Natal existe para revelar a glória de Cristo. E o que Jesus mais quer para o Natal é que os filhos do Pai alcancem o que mais poderá satisfazê-los: contemplar a glória de Cristo e então desfrutá-la com o mesmo desfrutar do Pai pelo Filho, pelo Espírito que nos foi derramado ao coração.
O que eu mais quero para o Natal esse ano é juntar-me a você (e a muitos outros) na contemplação de Cristo em toda a plenitude e que, juntos, nós sejamos capazes de amar e desfrutar o que vemos, com um amor que vai muito além de nossa vaga capacidade humana de amar. Isso é o que Jesus pede por nós neste Natal: “Pai, mostre a eles a minha glória e dê-lhes o mesmo deleite em mim que tu tens por mim.”
Ó, que nós possamos contemplar a Cristo com os olhos de Deus e desfrutar de Cristo com o coração de Deus. Essa é a essência do céu. Este é o presente que Cristo veio comprar para pecadores ao preço de sua morte em nosso lugar. Este é o propósito do Natal: revelar a glória de Cristo.
S.D.G. L.B.Peixoto
Mais episódios da série
A Glória de Cristo: Veja e Desfrute
Mais episódios da série A Glória de Cristo: Veja e Desfrute
Mais Sermões
1 de abril, 2018
13 de outubro, 2024
11 de fevereiro, 2024
14 de julho, 2024
Mais Séries
Veja e Desfrute a Glória de Cristo
Pr. Leandro B. Peixoto